Câmbio e viagem: escolha o melhor pra você

Compartilhe: 

O que você vai ler nesse artigo

A forma como você vai fazer câmbio pode transformar sua viagem no exterior, deixa-la muito mais cara ou barata, ser uma dor de cabeça ou não. Por isso, é tão importante pensar nisso e planejar muito bem, especialmente se você vai fazer uma viagem longa ou sem data de volta. Afinal, dessa maneira fica arriscado levar todo o dinheiro em espécie na mochila. 

Primeiramente, tenha em mente que você precisa ter mais de uma opção pra fazer pagamentos durante uma viagem. Como, por exemplo, ter um cartão de crédito internacional, um cartão de débito multimoedas e dinheiro local em espécie. Ter alguns dólares em espécie no fundo da mochila também é muito importante, o dólar é a moeda mais aceita e fácil de se trocar. Recomendo ter uns dólares para uma emergência, às vezes ficamos na mão, a transferência demora pra cair e nisso você tem um plano B.

Outra questão importante é entender que alguns países tem peculiaridades que fazem alguma opção ou outra ser melhor. Aqui vou te dar as dicas para que você possa avaliar como funciona no seu destino e escolher a melhor opção pra você!

Vamos então às opções de fazer câmbio, mas antes, duas informações rápidas:

Câmbio de turismo e comercial

O câmbio comercial são as taxas do mercado para importações e exportações. Enquanto o câmbio de turismo é feito nas casas de câmbio para pessoas físicas. O câmbio de turismo é mais alto que o câmbio comercial porque as pessoas físicas compram em menores quantidades que empresas, e também existe a margem de lucro para as casas de câmbio poderem operar.

Conta multimoedas

É uma conta em que você pode transferir do seu banco em real e ele vai fazer o câmbio para você poder sacar em outra moeda ou usar em outro país. O cartão faz o câmbio para outras moedas como dólar, euro, pesos argentinos, lempiras, renminbi e outras moedas desse mundão.

WISE

A Wise é uma conta multimoedas, uma conta que aceita mais de 50 tipos de moedas pelo mundo. Você pode abrir gratuitamente em poucos minutos pelo site ou aplicativo, e recebe o cartão em casa.

Funciona da seguinte forma: depois de abrir sua conta gratuitamente, você pode pedir seu cartão de débito para ser entregue no seu endereço no Brasil (esse serviço também é gratuito). O aplicativo é bastante intuitivo e simples de usar, através de um PIX você pode transferir o dinheiro para a sua conta da Wise e fazer o câmbio para várias moedas, e assim sacar ou usar com seu cartão de débito. As taxas da Wise são muito atrativas, eles usam o câmbio comercial (melhor do que o turismo). E as taxas de serviço são mais baixas se comparadas a outras opções que vou apresentar também.

Eles possuem um cartão de débito aceito em 200 países que te possibilita também fazer saques internacionais. Se ele tiver sido emitido no Brasil, você poderá realizar até dois saques de até 1.400 reais sem pagar taxa. Uma desvantagem é que a transação demora 48h para ser concluída.

Dicas extras: no Uruguai eu consegui sacar dinheiro com a Wise mesmo sem o cartão. Transferi para a conta de uma amiga uruguaia e ela sacou pra mim, mas é claro que nesse caso precisa ter uma pessoa de confiança. Você pode também colocar seu cartão em carteiras digitais e pagar por aproximação, como a Apple Wallet.

🔥Aproveite e use o cupom da Júlia para fazer uma transferência pela Wise!

WESTERN UNION

Ao contrário da Wise, a conta na Western Union não possui cartão, você pode usa-la para fazer câmbio, transferências internacionais e saques. A abertura da conta é grátis e super rápida através do site ou aplicativo. Depois de abrir sua conta você pode fazer uma transferência através do PIX, ver o câmbio, transferir e sacar dinheiro em mais de 200 países.

Para fazer o saque você precisa seguir os seguintes passos: escolher a moeda e país, a forma de pagamento (pode ser por PIX ou em espécie na loja habilitada), olhar no próprio aplicativo os endereços das lojas habilitadas mais próximas, ir com seu documento com foto oficial e uma cópia dele, além do número de rastreamento da transação.

💥Hey, viajêra! Aprenda aqui a economizar ao escolher estadias!

Dicas extras

Muitas vezes o sistema deles não está funcionando ou a loja pode estar sem dinheiro em espécie no momento. Por isso, sempre faça com antecedência e se atente ao montante que você vai transferir. Existem lojas que fazem Western Union e existem pontos oficiais, algumas lojas tem limite de saque, outras não.

Western Union na Argentina: Atualmente, a Western Union faz o câmbio blue na Argentina, o que a torna muito melhor. A inflação na Argentina está muito alta, e isso faz com que os preços oscilem muito. Por isso surgiu o câmbio blue, que é um câmbio paralelo ao oficial. Em média o câmbio blue está 1 real=37 pesos, ao passo que a Wise e outros bancos fazem o câmbio oficial, 1 real=19 pesos.

Quer ver quanto está o câmbio na WU no país que você vai? Entre no site da Western Union e faça uma simulação de transferência. Lá eles dirão por quanto estão fazendo o câmbio e as taxas, assim você pode decidir se está valendo a pena para você ou não.

🌻Quer economizar ainda mais? Confere os descontos de viagem que temos pra você!

NOMAD

A Nomad é uma conta digital também sem taxas de abertura, possui cartão físico, mas que é aceito até o momento somente em 40 países. Usam o câmbio comercial e uma taxa menor do que cartão de crédito e outros bancos tradicionais. 

C6 BANK

A conta global do C6 Bank possui câmbio somente para dólares estadunidenses e euro, o que limita o uso a países que usam essas moedas. E se você for ter as duas moedas, tem que ter dois cartões diferentes.

As taxas de câmbio são comerciais e você pedir um cartão de débito físico, também possui taxas de serviço menores do que os cartões de crédito. Entretanto, uma desvantagem é a cobrança de uma taxa de 30 dólares para abrir a conta e emitir o cartão, a não ser que você já possua o cartão C6 Carbon ou investimentos a partir de 20 mil reais em CDBs C6 Bank.


Por que não usar cartão de crédito nas viagens internacionais?

Calma lá, você até pode usar seu cartão brasileiro nas viagens para sacar ou fazer uma compra, MAS tem que se lembrar que tem taxas e que geralmente não compensam. Ou seja, ao usar o seu cartão de crédito ou débito para qualquer compra no exterior você vai pagar 6,38% de taxa sob o valor da compra.

Além disso, o câmbio é muito instável, e se for fazer uma compra no cartão de crédito, vai ter o câmbio do dia da fatura e não o câmbio do dia da compra. Ou seja, você não vai saber exatamente qual vai ser o câmbio daquela compra quando comprou. Arriscado, não?

Porém, se for uma compra ou saque no débito, ele vai fazer o câmbio do dia que foi feito (mais as taxa pela operação internacional). E também tem a opção de ter um cartão pré-pago, que, no caso, você transfere dinheiro para ele e o cartão vai ter a cotação do câmbio do momento mais o percentual sobre o valor (exemplo do cartão pré-pago do banco Itaú).

Já sobre fazer um saque no exterior vai ter também taxas extras do seu banco, e isso vai depender de qual você utiliza. No Itaú, por exemplo, eles cobram 115 reais de tarifa por operações online com o IOF a 6,38%. Uma confusão que só, mas se tiver dúvida, não hesite em ligar para gerente no banco e fazer as perguntas.

Aliás, vale a pena conferir qual é o câmbio que o seu banco está fazendo antes de sacar ein? Normalmente o câmbio é o de turismo do dia mesmo, mas pode ser que o câmbio da WISE, Western Union ou c6 Bank compensem mais.

🚩 Dica de ouro: se for usar o seu cartão fora do país é preciso fazer um aviso viagem. Senão você corre o risco de ter alguma compra negada ou o cartão bloqueado. Imagina só a dor de cabeça?

Afinal, qual escolher?

No fim das contas (literalmente!) quem vai poder escolher é você. Porque vai depender de quanto tempo você vai viajar, para onde você vai, qual bandeira de cartão é mais aceita no país que vai, se aceita real (como a maioria da América do Sul) ou não, e tantos outros fatores.

Pode ser que pra uma viagem rápida de duas semana compense levar espécie em real, ou usar Western Union se estiver melhor que as taxas do banco. Mas se for viver na estrada, mochilão a longo prazo, talvez compense fazer um cartão internacional multimoedas.

Estude as melhores opções pra você, pesquise as taxas, os câmbios, coloque no papel qual compensa para você. Pode parecer confuso, chato, mas é necessário fazer isso não só para economizar, mas para entender o que acontece com o seu dinheiro.


É isso, viajêra!

Existem outras opções de levar dinheiro pro exterior. Essas são as 3 opções que eu, Júlia, uso e que recomendo. Existe também a opção do Banco BS2, mas eu não o utilizo e prefiro não falar sobre. Aqui te dei algumas sugestões e dicas para usar e aprender sobre câmbio. Se tiver alguma dúvida ou algo a acrescentar, coloca aqui nos comentários!

🔥Dica final: cuide do seu dinheiro, viajêra!

Gostou? Compartilhe!

CONHEÇA O PROJETO

Portal de relatos e dicas de viagens para mulheres que querem viajar sozinhas ou estão viajando sozinhas pelo mundo. Vamos nessa?

NEWSLETTER

Descontos para Você

Aproveite as vantagens para sua viagem!
NOSSOS PROJETOS

Apoie este projeto!

Saiba como participar do Elas!
ÚLTIMOS POSTS
CARTÕES POSTAIS

Gostou? Comente abaixo!

0 resposta

    1. Oi, Winnie! A Western Union apenas faz transferência, eles não “guardam” o seu dinheiro, como os bancos fazem. A Western Union funciona como uma ponte entre você sacar o seu dinheiro num outro país. Por exemplo, o que você poderia fazer nesse caso é transferir o dinheiro da sua conta bancária na Wise para a Western Union, e retirar na cidade “x”. Mas não tem como transferir da WU para a Wise. Espero ter te ajudado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *