Blablacar para mulheres na viagem sozinha: é seguro?

Compartilhe: 

O que você vai ler nesse artigo

Blablacar pode ser uma ótima forma de transporte para quem quer fazer uma viagem sozinha. É uma forma mais segura de pegar carona se comparado a pegar carona na rua, pode ser mais econômico que ônibus e ainda pode te render uma amizade.

Nesse artigo vou te contar como funciona a plataforma, as vantagens, desvantagens, e, claro, algumas boas dicas de segurança. Mas, antes de começar, vamos começar do começo:

O que é o Blablacar?

Blablacar é um aplicativo criado para facilitar caronas entre cidades. Pense que o Uber, 99, e outros apps, são usados para trajetos dentro de uma cidade. O Blablacar funciona da mesma forma, porém, entre cidades, para longas distâncias. É como uma carona planejada, um “Uber de longa distância”.

É como uma outra forma de pegar carona na sua viagem sozinha, mas pelo aplicativo Blablacar. Nesse caso, uma carona diferente porque você tem hora que sai e chega. É bem diferente das dinâmicas de carona dedão levantado na estrada. Tanto que muitas pessoas não consideram o Blablacar uma carona. Mas seguem sendo uma forma econômica de viajar.

Foto de Isaac Mehegan no Unsplash

Como funciona o Blablacar?

Você vai criar um perfil contando sobre você no aplicativo. Na aba de busca, você coloca a cidade de partida, o destino e o dia. Vão aparecer as opções de pessoas que vão fazer o trajeto que você quer, ponto de partido, ponto de chegada, horários e valores.

Ao clicar você pode ver também um pouco sobre quem está oferecendo as caronas, ler as avaliações. Comentários de outros viajantes que já pegaram carona com o/a motorista. Além disso, tem a verificação do perfil, e algumas informações, como por exemplo, se gosta de conversar ou não, se fuma, entre outros.

Como lidar com o medo de viajar sozinha?

Aba de ônibus no Blablacar?

Uma dica de economia é que dentro da plataforma do Blablacar tem também uma lista de companhias de ônibus que vendem passagens mais em conta. Ou seja, você compra uma passagem de ônibus normal, mas dentro da plataforma do Blablacar.

Quando não tem pessoas oferecendo caronas nos dias ou horários, é uma ótima saída. Elas costumam ser vendidas um pouco mais em conta do que em outros sites de passagens de ônibus.

Vantagens

A maior vantagem quando comparado à carona tradicional é que você tem ponto de encontro e hora de saída. Nada de ficar horas e horas debaixo do sol, na estrada e sem saber que horas sai ou chega no destino. Outra grande vantagem é que você pode ler avaliação do/a motorista com antecedência. Fazer aquela varredura nos comentários e ver o que as pessoas falaram deles.

Outra é que quem oferece tais caronas costuma ser da cidade de partida ou de destino. Isso pode render boas conversas, dicas de viagem, de onde ir na cidade e mais. Em alguns casos, pode ser até uma amizade se inicie ali.

Por fim, o Blablacar tem mais segurança se comparado à caronas tradicionais quando for viajar sozinha. Primeiro poque você pode optar por caronas com mulheres é sempre um alívio quando tem a opção e você pode ficar um pouco menos de guarda. E não somente isso, mas de cadastrar preferências como se gosta de música, ou se aceita viajar com fumantes.

Desvantagens

Uma desvantagem é que mais de uma vez já tive corridas do BlaBlaCar canceladas em cima da hora. Já tive duas corridas canceladas meia hora antes da partida. Isso fez com que todos meus planos fossem pro ralo e eu tivesse que bolar um plano B com rapidez. Com o tempo, fui entendendo que é bom ter um plano B ao usar o BlaBlaCar, para estar preparada na sua viagem sozinha.

Os pontos de partida e de chegada podem ser conversados. Porém, nem sempre são flexíveis quanto à isso. E como os motoristas podem oferecer carona para até 4 pessoas, acaba que a viagem pode ser desconfortável por ser de longa distância. Ou pior, alguém ter que ficar pra trás porque não cabe mais ninguém no carro.

Outra desvantagem é que para quem gosta de carona, acaba perdendo todo o elemento surpresa, aventura e economia da carona em si, mas isso compensa no quesito segurança.

Foto de Jan Baborak no Unsplash

Dicas de segurança

A primeira dica é montar um perfil como passageira básico, sem se expor muito, ou mostrar suas redes sociais. Infelizmente não sabemos quem está naquela plataforma e ser discreta pode ser uma boa saída.

Quando for escolher uma pessoa para te levar, leia atentamente ao perfil, e aos comentários e avaliações. Nas primeiras corridas, recomendo optar por uma motorista mulher para que você possa entender o funcionamento da plataforma com um pouco menos de tensão. Um pouco, não tudo.

Aconselho também a escolher um motorista que são verificados pela plataforma. Ou seja, o Blablacar confirmiu a identidade deles pela documentação e foto.

Quando escolher alguém, opte por pagar em dinheiro / PIX quando a corrida terminar. Antes da corrida, converse com o motorista para acertar os detalhes, mas também que uma simples conversa podem te dar sinais de alerta. Na dúvida, escute sua intuição.

Marque um ponto de encontro em um lugar movimentado e que tenham outras pessoas. Tais como rodoviárias, terminais, mercados, e outros. Ao chegar no ponto de encontro, caso a pessoa não seja a mesma da foto, ou tenha uma pessoa que você não foi informada que ia na corrida junto ou o carro não é o mesmo. Não entre no carro. Infelizmente é melhor perder uma corrida do que se arriscar.

No caminho, por mais que a pessoa tenha o mapa, fique também com o trajeto no seu celular para conferir se não houve nenhuma mudança de rota. Deixe seus documentos e carteira com você, com exceção da mochila grande que provavelmente vai ficar no bagageiro.

“Só pra elas”

Esse é um filtro muito bom dentro do Blablacar focado para mulheres que querem fazer uma viagem sozinha, e estão inseguras quanto a pegar caronas com homens. Nesse filtro eles vão te mostrar apenas as mulheres que estão oferecendo carona no trajeto pesquisado.

Por estarmos em uma viagem sozinha, com Blablacar ou não, avise uma pessoa próxima do seu paradeiro, a placa e o nome do motorista. Fique atenta com a conversa e se a pessoa está te fazendo perguntas estranhas ou muito íntimas. Na dúvida, não hesite em mentir, infelizmente essa é uma tática muito comum (e útil!).

Dica final

Antes de ir, te aconselho a ler o artigo Qual a diferença de medo e intuição? para te ajudar em entender o que você está sentindo. No começo é muito confuso, o medo fala muito alto e não conseguimos entender se é medo ou se é intuição.

Gostou? Compartilhe!

CONHEÇA O PROJETO

Portal de relatos e dicas de viagens para mulheres que querem viajar sozinhas ou estão viajando sozinhas pelo mundo. Vamos nessa?

NEWSLETTER

Descontos para Você

Aproveite as vantagens para sua viagem!
NOSSOS PROJETOS

Apoie este projeto!

Saiba como participar do Elas!
ÚLTIMOS POSTS
CARTÕES POSTAIS

Gostou? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *