Imagine que você está no Salar do Uyui e no meio dessa imensidão de sal, você vê uma ilha forrada de cactos: essa é a Isla Incahuasi. A primeira vista, ela pode parecer até miragem. A sua composição de pedras, matagal verde, são tão contrastantes com a paisagem em volta que parece que foi construída com mãos humanas.
Neste artigo vamos te contar o que é essa Isla Incahuasi, uma das ilhas abertas à visitação do Salar do Uyuni. Além disso, tem também uma intrigante lenda por trás do apelido que ela leva, “ilha do peixe”, dicas do que levar, e quando visitar esse oasis boliviano.
Lembrando que temos um desconto a agência brasileira que opera no Chile (Santiago e San Pedro de Atacama), Bolívia (Uyuni) e Peru (Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu). Clique aqui para ter desconto nos passeios!
O que é a Isla Incahuasi
A Isla Incahuasi é literalmente uma ilha de cactos gigantes no meio do Salar do Uyuni. A formação dela é curiosa. Há 40.000 anos, o Salar era, na verdade, um imenso lago. Isla significa “ilha”, que era o que ela era, e, de certa forma, ainda aparenta ser atualmente. Essa ponta dela que vemos na superfície é de um vulcão inativo.
Dizem que os cactos gigantes podem ter sido levados para lá pelos pássaros, que visitam a ilha diariamente. Com o tempo, os cactos se apoderaram de toda a Isla, e tem alguns que chegam até a 12m de altura. Por isso, que a Isla Incahuasi é uma parada única, parece ter saído da imaginação de uma criança, de um filme, e não parece ser realidade.


História da Isla Incahuasi
Incahuasi significa “a casa do Inka”em Kichwa, a língua orignária dos povos da região. Na época do império Inka, eles tinham os chaskis, mensageiros que eram encarregados de levar notícias de uma cidade para as outras.
Mas, como eles cruzavam áreas tão extremas, como o Salar do Uyuni, a pé? Existe a teoria de que eles usavam A Isla Incahuasi e outros refúgios como abrigo. Por isso, o nome de “casa do Inka”, que ali encontravam descanso e alimentos antes de voltarem a caminhar. Essa teoria é reforçada com vestígios precolombinos encontrados pela ilha, mostrando antiga presença humana na ilha.
“Então, quer dizer que tem como cruzar o Salar do Uyuni a pé?” Não é nada recomendável fazer isso, ainda mais pelas condições climáticas extremas e poucos lugares como pontos de apoio.
Lenda da Isla Incahuasi
Além de ser um lugar paradisíaco, ainda carrega lendas passadas de geração em geração que deixam a experiência ainda mais completa. Contam que há muitos séculos, dois caminhantes estavam de passagem pelo Salar do Uyuni e se perderam. Ao encontrarem a Isla Incahuasi, fizeram pouco por lá e se alimentavam os peixes que tinham ali.
Mas tem peixe ali? Não. Ao serem encontrados na ilha, depois de alguns dias, disseram que comiam peixes e quando foram mostrar o lugar onde os encontrava, não havia nada. Seria um presente do Salar do Uyuni, da natureza, para que eles sobrevivessem?
Dizem que é por isso que alguns chamam a Isla Incahuasi de “a ilha dos peixes”. Outros dizem que o motivo do nome é porque quando vista de lado, principalmente na época em que ele está refletido no Salar inundado, ele fica na forma de um peixe. A segunda faz sentido, mas a primeira não deixa de ser curiosa.


Fauna e flora
Por estar no meio do Salar, a Isla Incahuasi funciona como um refúgio para alguns animais da região, principalmente pássaros que vão até lá para se deliciar com as flores dos cactos. O clima de condições extremas, com luz solar e seca intensas, podem complicar para uns, mas outros, prosperam.
Não é a toa que os cactos tomaram conta da Isla em cada canto, se adaptam muito bem. Outro animal que se adapta muito bem são pequenos lagartos que ficam pelo chão, divertindo e assustando alguns turistas distraídos.
Quando visitar
A Isla Incahuasi só pode ser visitada nas temporadas de seca, quando o Salar do Uyuni não está espelhado. Na época de chuva, quando tem aquela camada de água, a região em volta da Isla Incahuasi fica inundada, impossibilitando os carros de chegarem até lá. Por isso, o Salar do Uyuni não é um lugar para se visitar apenas uma vez, cada época do ano as paisagens mudam completamente.
O que levar
Depende de qual passeio você for fazer. Se você pegou o passeio de 3 ou 4 dias saindo de San Pedro de Atacama, a Isla Incahuasi vai estar logo nas primeiras horas do dia para ver o nascer do sol. Nesse caso, vá bem agasalhado porque essa hora, sem sol, costuma ser bem frio. Depois, o clima vai amenizando.
Ou, então, se você for sair da cidade do Uyuni para o tour de 3 ou 4 dias, a previsão é de passar na Isla Incahuasi no fim da manhã ou começo da tarde. O sol já estará mais forte, um chapéu e óculos de sol serão mais úteis do que agasalhos, mas os os dispensem, os fortes e gelados ventos às vezes pedem um casaco.
Para todos os casos, leve uma garrafinha de água para ajudar o seu corpo a não sofrer com o soroche, mal de altitude. Quanto ao sapato, recomendamos que sejam fechados e confortáveis para subir e descer das escadarias de pedras.
Vai viajar para a América Latina? Confira esses textos!