Você já deve ter ouvido falar que mulheres acima dos 50 estão “velhas demais para fazer isso ou aquilo”. A Elceli veio aqui pra mostrar que não, que não tem idade para realizar os seus sonhos!
Relato de Elceli Bello sobre viajar sozinha depois dos 50 anos pelo mundo
2019, após 33 anos de carreira, me aposentei e decidi correr atrás da juventude que eu achava estar perdida. Vendi objetos, móveis, doei roupas, me desfiz da casa, carro e lá fui eu, voluntariar na Europa, na minha primeira viagem internacional solo.
Foi através da plataforma de voluntariado Worldpackers que fechei 30 dias para voluntariar em Braga, Portugal.
Voluntariado? Como assim? Isso é coisa pra jovem mochileiro!
Você vai sozinha? Você não tem medo?
E foi recebendo todas essas perguntas e muitas recomendações que eu fui, sem medo de ser feliz, ou me sentir velha demais pra isso. Então, despedi-me dos meus 4 filhos, dos 5 netos, amigos, familiares e tchau.
Afinal, eu só tinha 57 anos e muitos sonhos pra realizar!
Voluntariando sozinha depois dos 50 anos
Já havia viajado outras vezes para a Europa, mas esta, me parecia ser a primeira vez que meus pés voavam, mesmo sem terem asas. Todos os cheiros, sabores e cores eram novidade para mim. Até o meu sorriso tinha outra energia e emoção. Andava pelas ruas fotografando e filmando tudo. Entrando e saindo de todos os lugares que planejei conhecer.
De lá segui para voluntariar na Umbria, Itália. Mas veio a pandemia, meu voluntariado foi cancelado e tive que alugar um Airbnb por 77 dias, em Roma. Foram dias de incertezas, de medo, mas de muita fé, de pôr à prova a mulher que eu era de verdade – e essa eu tive que mergulhar para conhecer de verdade.
Hoje, lembrando-me daqueles dias tensos e de puro pavor que vivemos, sinto-me agraciada. Voltei sã e salva e com uma bagagem incrível de sabedoria.
Voluntariado pelo mundo
Com a volta ao Brasil, não me dei por satisfeita e segui voluntariando em Hostels e pousadas pelo nordeste e interior de São Paulo. Onde eu chegava o que mais me encantava, além da riqueza cultural que tinha a oportunidade de vivenciar, eram os laços de amizade que eu ia fazendo por onde eu passava.
Em momento algum, em nenhum lugar, me senti excluída ou tratada de forma diferente dos demais por ser a mais velha do grupo, ao contrário, sentia que era respeitada, que realmente fazia parte da galera. Imagina então quantos anos eu rejuvenesci com isso!
E foi por todos estes motivos que não consegui parar. Ano passado, fui novamente voluntariar na Europa. Foram 6 meses voluntariando em Centros de Meditação budista, no Reino Unido, na Espanha e em Portugal.
Antes de seguir viagem para o destino onde irá voluntariar, confirme com seu anfitrião. Escolha chegar no local durante o dia e compartilhe seu trajeto com alguém de sua confiança. Good trip.
Muito aprendizado, muito crescimento, muita evolução. Completei 60 anos este ano e já estou me programando pra próxima trip.
Dicas para viajantes com mais de 50 anos
Fico, muitas vezes, pensando em todas as minhas amigas e outras mulheres que, assim como eu, chegam numa determinada fase da vida e não sabem como colorir os seus dias. Filhos já crescidos, casadas ou não, querem achar atividades para preencherem seus dias… E por que não se permitirem fazer uma viagem solo? Onde está o problema? Medo de que?
Vou contar um segredo: medo eu também tinha, frio na barriga, insônia, dúvidas, alguns empecilhos…mas depois que estamos lá e percebemos que podemos escolher onde ir, quando ir, por onde ir, o que comer, o que comprar (risos frouxos) wow!!!
É um mundo todo de portas e janelas a te mostrar que o sol está ali, te convidando a sair para caminhar nas ruas e estampar no seu rostinho mais lindo um belo e sincero sorriso. Porque não tem nada mais lindo no mundo do que uma mulher que cabe em si, que se conhece, que se ama, que se permite e deixa toda a sua luz brilhar por onde passar.
Conselho final
Quero que você, mulher madura, não se limite à idade que tem. Que não arranje desculpas para continuar dentro do casulo: “quando der eu vou”, quando eu tiver dinheiro eu vou”, “ah seu eu fosse mais nova”, “queria ter a sua coragem”.
Quem faz a sua hora é você! Quem estabelece as regras, prazos e condições, é você!
A vida é curta demais e o mundo é tão lindo!
Solte suas amarras e caia na estrada. Precisando tô aqui pra te encorajar.
Respostas de 12
Que relato lindo, uma vez me falaram que a vida começa depois dos 40. Mas eu acho que a vida começa mesmo quando você se sente confortável com as incertezas do futuro, porque é nesse momento que possibilidades infinitas se abrem na nossa vida. E esse seu relato amiga, me lembrou isso. Se arriscar, não estamos velhos para nada, velho é acreditar que uma idade define a energia da nossa alma, corpo e espírito. Gratidão pelo texto❤️🌠🕊🕊🌠❤️🌠
Que mensagem mais lindo, Jorge! A vida começa quando arriscamos ❤️
Achei a ideia maravilhosa.Elce você é genial.
Ela é mesmo, inspirando a mulherada que tem vontade e faltava aquele empurrãozinho hahahah 😍
Elce sua leveza pela vida me encanta.
Gostaria de ter 10% da sua coragem para essas grandes aventuras.
Só permaneça…
A.K.
Karina, acredite: você é mais corajosa do que imagina! ❤️
Você me inspira!! Tantas vivências, deveria escrever um livro! Essa sua liberdade e vontade de viver e experimentar, enfia a cara e só vai… é lindo de ver!
Apoiadíssima, deveria escrever um livro mesmo!
Ahhh quanta lindeza nessas mensagens!
Vocês fazem parte dessa jornada porque, onde quer que eu vá, levo todos vocês no meu coração! Gratidão ✨🌻🥰
Oi Elceli, boa tarde!
Vc demonstrou ter muita coragem e desprendimento. Coisas que com o passar do tempo vamos perdendo. Incrível vc ter conseguido esses desprendimento tantos dias coisas materiais como das afetivas e partir para realização de sonho. Parabéns!
Por outro lado gostaria de saber quais foram os perrengues que vc e frentou, pq, nem tudo são flores e conto de fadas, concorda? E uma outra informação é em relação ao voluntariado, dá umas dicas de como fazer? 💋❤️ Esperando resposta para seguir sua inspiração…😀
Oi, Luma! Tudo bem contigo? Enviei a sua mensagem pra Elce para ela poder falar também sobre as dificuldades enfrentadas nessa jornada. Sobre a Worldpackers, temos um artigo aqui no site falando como funciona a plataforma, como escolher e aplicar pra uma vaga, dicas de segurança, tudo. O link é esse daqui: https://elasviajamsozinhas.com.br/worldpackers-como-funciona-a-troca-de-trabalho-por-estadia/ Espero que te ajude, e qualquer estamos aqui pra te ajudar também! 💛🌻
Luma, Gratidão pelo retorno!
Realmente, não são só alegrias… tem muitos perrengues mesmo!
Só que eu prefiro transformar os tropeços em aprendizado, enxergar o sol por trás das nuvens… e isso nada tem a ver com positividade tóxica, é uma escolha apenas.
Pensando em contar estes perrengues, estou já rascunhando alguns textos contando detalhes sobre meus voluntariados… aguarde!!