Worldpackers: tudo sobre como funciona a troca de trabalho por estadia

Compartilhe: 

O que você vai ler nesse artigo

Quer saber como funciona a Worldpackers para fazer a sua viagem sozinha? Veio no artigo certo! Aqui vou explicar sobre como funciona, sobre as vantagens de assinar a plataforma, os tipos de trabalhos disponíveis, como montar o seu perfil e buscar as vagas que mais fazem sentido pra você.

Como estamos viajando sozinhas, temos receios também pela nossa segurança. E por isso nesse artigo aqui eu te conto mais sobre isso e também tem esse daqui: Dicas para viajar sozinha com a Worldpackers.

Bora pro artigo?

O que é a Worldpackers?

Worldpackers é uma plataforma brasileira de viagem que é a ponte entre a troca de trabalho por estadia em mais de 100 países pelo mundo. Ou seja, você vai até uma estadia e realiza trabalhos previamente acordados em troca de um lugar pra dormir.

Eles focam em três tipos de experiências:

  • a troca de trabalho por estadia, onde você irá trocar seus conhecimentos e mão de obra por acomodação;
  • projetos ecológicos, você aprende sobre natureza, permacultura, agrofloresta e mais em troca de estadia;
  • impacto social, trabalha em ONGs, projetos sociais, ou escolas com o seu conhecimento ou serviços em troca de um lugar pra dormir.

Em qualquer uma dessas opções, você terá um lugar para dormir e mais alguns benefícios. Algumas oferecem alimentação, descontos em tours, serviço de lavanderia, empréstimo de bicicleta, e até mesmo aulas de yoga e de idiomas. Claro, cada vaga vão ter os seus benefícios diferentes. Falarei disso no “escolhendo uma vaga“.

Existem diversos tipos de trabalhos, de estadias e de acomodações, mas vou explicar melhor nos próximos tópicos.

A Worldpackers é segura e confiável?

A Worldpackers faz de tudo para que você e o anfitrião tenham uma ótima experiência na viagem. Para isso, eles oferecem um seguro ao aplicar para uma vaga na qual, caso você tenha que interromper a viagem antes do prazo final por não cumprimento de acordo com o anfitrião. Eles reembolsam de 3 até 7 diárias (depende do plano que você comprar) em um quarto compartilhado de hostel até você se organizar para continuar a viagem.

Aqui eu deixei algumas dicas de segurança para mulheres viajando sozinhas com a Worldpackers

Planos na Worldpackers

Existem dois tipos de planos para quem viaja sozinha, e tem mais 2 planos para quem viaja em dupla. Para os planos individuais, tem o Solo Trips com acesso ao suporte e seguro deles, aplicação para as vagas, comunidade. Esse plano sai por 49$, ou 39$ com o desconto de 10$.

Já o Solo Pack, além de tudo isso, o seguro é maior e ainda tem acesso ao Academy, que são vídeos mais diversos com dicas da vida na estrada. E além de tudo isso, desconto em seguro saúde viagem, compra de mochila, plataforma para aprender outra língua e mais. Esse combo sai por 99$, ou 89$ com o desconto e também é válido por 1 ano.

Nos combos para duplas (casal ou amigos), funciona da mesma forma os combos. A única diferença é que o perfil vai ser de duas pessoas que viajam juntas, e as vagas só poderão ser aplicadas para duas pessoas também. Ou seja, as pessoas não poderão aplicar para as vagas sozinhas. No plano mais simples, o Trips para duplas, vale 59$, ou 49$ com o desconto. E no plano Pack para duplas, vale 119$, ou 109$ com o desconto. Ambos válido por 1 ano também.

Vale a pena pagar a Worldpackers?

O valor da Worldpackers é de 39$ de anuidade – com o desconto de 10$ do Elas, isso quer dizer um valor de 216 reais (jan/23). Com o valor médio dos quartos compartilhados em hostels hoje em dia, esse valor representa até, no máximo, uma semana de estadia que você gastaria se pagasse.

Com esse valor, você pode ficar até 12 meses viajando sem gastar com estadia, mas investindo o seu tempo em troca. E em muitos momentos do ano eles estendem a assinatura para poder viajar por 15 meses. Mesmo que você tenha somente 1 mês de férias para viajar, se aplicar para uma vaga de 2 semanas, já vai ter compensado pagar pela plataforma.

E se eu aplicar por fora da plataforma?

Eu não recomendo aplicar para as vagas fora da plataforma porque a Worldpackers te oferece todo o suporte nessa ponte antes, durante e depois da viagem. Lá você tem acordado previamente o que vai fazer, a quantidade de horas, o que vai receber em troca, e ainda tem o seguro deles caso tenha que sair antes do voluntariado caso tenha algum problema com o anfitrião ou o trabalho.

Por isso, recomendo aplicar para a vaga na plataforma e não procurar a estadia por fora. Tem quem viaje fazendo voluntariado fora da plataforma, eu já viajei assim um tempo, mas era bem mais difícil porque a pessoa também não tem nenhuma referência sua. Acaba sendo uma segurança para você e também para o anfitrião.

Cupom de desconto na Worldpackers

Para te dar aquela mãozinha para fechar com a Worldpackers na sua viagem sozinha, aqui vai um desconto de 10 dólares pra você. Escreva “ELASVIAJAMSOZINHAS” ou clique aqui para ativar o nosso código promocional. Mesmo se você estiver na dúvida e não quiser comprar agora, clique no link e faça o cadastro gratuito para já aplicar o cupom para quando for assinar, já ter o desconto salvo no perfil. Infelizmente, o cupom só pode ser usado na primeira assinatura.

Quer mais descontos de viagem?

Trabalhos aceitos

Existem diversas formas de trabalho que você pode oferecer. A mais comum delas é receber e ajudar os hóspedes da estadia, trabalhar na administração, recepção, consertos gerais, tarefas domésticas, limpeza, preparar refeições e por ai vai.

Também existem os trabalhos de comunicação e marketing. Você pode fazer o site da estadia ou projeto, trabalhar nas redes sociais deles, produzir vídeos e fotos para eles, escrever artigos pro blog deles. Ou então, artes, pintar as paredes, fazer desenhos em murais do hostel, decorar as áreas comuns.

Mas não para por ai… você também pode ensinar e compartilhar o que sabe. Dar aulas de algum idioma, yoga, capoeira, edição de vídeo, cozinha, o que você puder compartilhar e eles estiverem interessados em aprender. E, por fim, mas não menos importante, cuidados com a natureza. Aqui você vai aprender e também ensinar o que sabe sobre permacultura, agrofloresta, jardinagem, sustentabilidade.

Estadia

Se você acha que na Worldpackers o estilo de viagem é só mochileiros, ofertas de hostel, errou. Eles, no início, focavam realmente em hostels, mas hoje em dia expandiram para muitas outras estadias diferentes para que os viajantes possam ter novas e diferentes tipos de experiências.

Estadias tradicionais | Hostel, hotel, pousadas, campings, casa compartilhada, homestay;

Focado em natureza | Sítios e fazendas, projetos de permacultura, comunidades sustentáveis, ecovila, reserva ecológica, centro holíticos;

Projetos sociais | ONG, escolas com ou sem fins lucrativos, abrigo de animais, projetos sociais, instituição filantrópica.

Tipos de acomodação

Esse é um outro fator que você tem que ficar atento ao aplicar para vagas. Existem acomodações que vão te oferecer uma casa só para você, como no caso do homestay, mas também tem vagas que vão te oferecer um quintal para acampar (e a barraca é sua). O mais comum é cama em quarto compartilhado ou quarto privado. Antes de aplicar pra vaga, veja em “O que você recebe” qual é o tipo de acomodação que eles te oferecem.

As mais comuns são:

  • Cama em quarto compartilhado dos voluntários;
  • Quarto privado;
  • Espaço pra acampar.

Monte um bom perfil na Worldpackers

Não basta escolher a vaga, você também vai ser escolhido. Funciona assim: o anfitrião vai entrar na plataforma da Worldpackers e ver vários perfis, então faça o seu com carinho. Antes de aplicar para uma vaga, monte um perfil que mostre quem você é, o que gosta de fazer, as suas habilidades, o que busca na viagem e por ai vai.

Foto de perfil

Coloque uma foto de perfil viajando que mostre um pouco quem você é e pelo o que você se interessa.

Sobre você

Escreva sobre curiosidades de você, faça o seu perfil divertido. Conte seus interesses, habilidades, o que busca ao viajar.

Álbum de fotos

Aproveite e coloque fotos no seu álbum que contem mais sobre você, as suas experiências de viagem, trabalhos já realizados.

Redes sociais

Os anfitriões querem saber que você existe, então além de verificar o perfil, coloque as suas redes sociais. Assim como você também vai ter os contatos e redes da estadia para ver como é o lugar, eles também querem saber mais de você antes de te recepcionar na estadia.

Habilidades

Preencha quais são as suas habilidades, e também quais são as habilidades que está disposta a aprender. Seja sincera com as respostas e não minta sobre o que sabe ou não. Se você quiser aprender algo que ainda não sabe, conte mais sobre o porquê quer saber mais disso.

Idiomas

Principalmente em algumas vagas em hostel de recepção e atendimento aos hóspedes, eles pedem que a pessoa fale uma outra língua que não o português (quando no Brasil). Se a vaga for na Argentina, inglês ou espanhol serão importantes para conseguir a vaga. Mas viajando no Brasil, fazendo trabalhos fora da área de atendimento à outros hóspedes, não vai fazer tanta diferença.

Seus interesses

Se você tem interesse em trabalhar com crianças, coloque informações sobre isso e adicione fotos realizando outros trabalhos com crianças. Se tem interesse por permacultura, coloque informações que mostrem a sua vontade de aprender sobre isso e fotos que está confortável com trabalhos assim. No que você tiver interesse, deixe claro no seu perfil!

Vídeo de apresentação

Tem a opção de você enviar um vídeo de apresentação na plataforma Worldpackers. Não é obrigatório, mas caso se sinta confortável em gravar, é uma oportunidade para o anfitrião conhecer mais sobre você.

Preencha todas as informações

É importantíssimo ter o seu perfil completo para aplicar para as vagas. Dessa forma o anfitrião vai ter mais informações sobre você mais chances dele se interessar pelo seu perfil e serviços.

Escolhendo a vaga

A Worldpackers funciona de forma bem simples e te ajuda a filtrar as vagas facilitando você encontrar o que busca. Você pode buscar por país, por cidade, por tipo de vaga, por duração, e por ai vai. A partir disso, consegue achar as que mais se encaixam no que busca.

Destino

Se você tem um lugar em mente que gostaria de conhecer, busque as opções de trabalho por troca de estadia que tem por lá. E escolha um lugar que você realmente queira conhecer e que corresponde com o que busca no momento. Não adianta nada você escolher uma cidade grande quando o que precisa no momento é da calmaria do interior. Avalie a distância da estadia com o que você também quer fazer na cidade.

📍 Aqui nesse artigo eu te dou dicas para escolher um lugar pra viajar sozinha!

Tipo de vaga

Claro, você vai estar uma parte do seu dia realizando essa mesma tarefa, então escolha algo conscientemente. Na verdade, às vezes só queremos muito conhecer um lugar e a única opção é limpeza e recepção, e não tem o menor problema. O ideal é você estar confortável com a opção que escolher.

Imagine só caso a pessoa escolha fazer trabalhos com agrofloresta, mas odeia trilhas, mato, insetos… não vai dar certo. E se quiser aprender algo, esteja com o coração aberto para as dificuldades que vão aparecer no caminho também, porque nem sempre vai ser fácil ou confortável.

Antecedência

Aplicar de última hora nunca é uma boa ideia. O ideal é que você aplique pra vaga com certa antecedência. Se estiver relativamente perto do destino, pelo menos 2 semanas de antecedência para entrar em contato com o anfitrião. Se for uma vaga internacional ou fora do seu estado, o quanto antes, meses antes. Inclusive, a própria Worldpackers recomenda esperar a confirmação da ONG para comprar a passagem.

Flexibilidade

Existem milhares de vagas na Worldpackers para você escolher qual melhor combina com você e com a sua viagem. Se você puder ter flexibilidade de datas e também de destino, ótimo. Mas quando combinada as datas, respeite e cumpra com o combinado.

Duração

Existem vagas com no mínimo de 2 dias (sim!) e vagas que exigem que a pessoa esteja lá por pelo menos 1 mês. Você pode filtrar as vagas pela duração que ela tem também e respeite o tempo exigido para a vaga.

Tempo disponível

Pode ser que você trabalhe remoto, vá fazer a troca de trabalho por estadia, ainda vai aproveitar o lugar e descansar. O máximo permitido para realizar os trabalhos é de 32h semanais (que eu acho alta), mas também existem vagas com 20h semanais. Lembrando que você tem direito a dias off do trabalho, basta checar na área de “O que você recebe”.

Aliás, dica extra aqui, se você for optar por um trabalho muito braçal e no sol, grandes chances de ficar bem exausto. Caso tenha que trabalhar remoto depois, opte por um serviço que não vá te esgotar.

Acordos antes de chegar

Ao escolher uma vaga, você vai saber os benefícios e as tarefas que esperam de você quando for fazer a viagem com a Worldpackers. Ou seja, você vai ter um acordo com o anfitrião antes de começar a troca de trabalho por estadia. O combinado não sai caro, e se algo sair do acordado, você pode conversar com o anfitrião e até notificar a Worldpackers e receber um suporte deles.

Como você vai ajudar | Tarefas

Existe a parte na vaga onde ele fala sobre o que espera de você. Você vai ver quantas horas por semana vai ter que se dedicar, por quantos dias na semana, quais os serviços que estão precisando.

Nessa seção também pode ou não ter um item chamado “taxa extra”, que é quando o anfitrião pede um valor a mais além da assinatura. Normalmente é um valor simbólico que supre os gastos com alimentações.

O que você recebe | Benefícios

Cada vaga tem a parte de “O que você recebe”, e nela estão escritos todos os benefícios da vaga. Desde a acomodação, até serviços extras, como quais refeições estão inclusas, se tem cozinha para preparar os teus alimentos, lavanderia, aulas de yoga, e por ai vai.

Avaliações

Agora que já viu que a vaga é pra você, hora de ler os comentários de antigos viajantes. Lá eles escrevem o que acharam da vaga, se foi realmente o que foi acordado, como eram as instalações, se o trabalho era muito pesado, entre outros. E a parte boa é que você também pode entrar em contato com os viajantes para tirar dúvidas específicas, perguntar para viajantes mulheres como se sentiram, e o que mais quiser.

Converse com o anfitrião

Antes de aplicar para a vaga, você também pode escrever para o anfitrião tirando a sua dúvida sobre a vaga, perguntando sobre a internet para trabalhar remoto, o que precisar saber. É bom também essa etapa principalmente em vagas muito concorridas, é uma oportunidade de você se mostrar interessada no trabalho e contar um pouco mais de você ao invés de só tirar dúvidas.

Responder as perguntas

Quando for aplicar para uma vaga existem algumas perguntas para que você possa responder e se apresentar para o anfitrião. Essa é uma ótima oportunidade para se apresentar, falar sobre você, suas habilidades e os motivos que te fez ter interesse na vaga.

Visto e vagas internacionais

Cheque se o país que você vai é preciso visto. Nisso a Worldpackers não tem como oferecer suporte, mas o que você pode fazer é pedir uma “carta convite” ao seu anfitrião. Para mais dúvidas, entre em contato com a Worldpackers que eles oferecem suporte antes, durante e depois da viagem para sanar suas perguntas.

Cheque a validade do seu passaporte, tome as vacinas necessárias, compre seguro-viagem, e boa viagem!

Resumo

Enfim, eu super recomendo a plataforma para mulheres que viajam sozinhas ou não. Espero que nesse artigo tenha entendido melhor como funciona a plataforma, como montar o seu perfil, e como achar uma vaga que seja a sua cara. Lembre-se que é importante cumprir os acordos, as suas tarefas, seus horários. E, claro, o anfitrião tem acordos a cumprir também.

Caso queira dar uma xeretada na Worldpackers e nas vagas de trabalho na viagem, vem aqui conferir. Se você tiver alguma outra dúvida sobre a Worldpackers, comenta aqui embaixo!

Gostou? Compartilhe!

CONHEÇA O PROJETO

Portal de relatos e dicas de viagens para mulheres que querem viajar sozinhas ou estão viajando sozinhas pelo mundo. Vamos nessa?

NEWSLETTER

Descontos para Você

Aproveite as vantagens para sua viagem!
NOSSOS PROJETOS

Apoie este projeto!

Saiba como participar do Elas!
ÚLTIMOS POSTS
CARTÕES POSTAIS

Gostou? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *