Search
Close this search box.

Worldpackers: tudo sobre como funciona a troca de trabalho por estadia

Compartilhe: 

O que você vai ler nesse artigo

Quer saber como funciona a Worldpackers para fazer a sua viagem sozinha? Veio no artigo certo! Aqui vou explicar sobre como funciona, sobre as vantagens de assinar a plataforma, os tipos de trabalhos disponíveis, como montar o seu perfil e buscar as vagas que mais fazem sentido pra você.

Como estamos viajando sozinhas, temos receios também pela nossa segurança. E por isso nesse artigo aqui eu te conto mais sobre isso e também tem esse daqui: Dicas para viajar sozinha com a Worldpackers.

Bora pro artigo?

O que é a Worldpackers?

Worldpackers é uma plataforma brasileira de viagem que é a ponte entre a troca de trabalho por estadia em mais de 100 países pelo mundo. Ou seja, você vai até uma estadia e realiza trabalhos previamente acordados em troca de um lugar pra dormir.

Eles focam em três tipos de experiências:

  • a troca de trabalho por estadia, onde voc√™ ir√° trocar seus conhecimentos e m√£o de obra por acomoda√ß√£o;
  • projetos ecol√≥gicos, voc√™ aprende sobre natureza, permacultura, agrofloresta e mais em troca de estadia;
  • impacto social, trabalha em ONGs, projetos sociais, ou escolas com o seu conhecimento ou servi√ßos em troca de um lugar pra dormir.

Em qualquer uma dessas op√ß√Ķes, voc√™ ter√° um lugar para dormir e mais alguns benef√≠cios. Algumas oferecem alimenta√ß√£o, descontos em tours, servi√ßo de lavanderia, empr√©stimo de bicicleta, e at√© mesmo aulas de yoga e de idiomas. Claro, cada vaga v√£o ter os seus benef√≠cios diferentes. Falarei disso no “escolhendo uma vaga“.

Existem diversos tipos de trabalhos, de estadias e de acomoda√ß√Ķes, mas vou explicar melhor nos pr√≥ximos t√≥picos.

A Worldpackers é segura e confiável?

A Worldpackers faz de tudo para que você e o anfitrião tenham uma ótima experiência na viagem. Para isso, eles oferecem um seguro ao aplicar para uma vaga na qual, caso você tenha que interromper a viagem antes do prazo final por não cumprimento de acordo com o anfitrião. Eles reembolsam de 3 até 7 diárias (depende do plano que você comprar) em um quarto compartilhado de hostel até você se organizar para continuar a viagem.

Aqui eu deixei algumas dicas de segurança para mulheres viajando sozinhas com a Worldpackers

Planos na Worldpackers

Existem dois tipos de planos para quem viaja sozinha, e tem mais 2 planos para quem viaja em dupla. Para os planos individuais, tem o Solo Trips com acesso ao suporte e seguro deles, aplicação para as vagas, comunidade. Esse plano sai por 49$, ou 39$ com o desconto de 10$.

J√° o Solo Pack, al√©m de tudo isso, o seguro √© maior e ainda tem acesso ao Academy, que s√£o v√≠deos mais diversos com dicas da vida na estrada. E al√©m de tudo isso, desconto em seguro sa√ļde viagem, compra de mochila, plataforma para aprender outra l√≠ngua e mais. Esse combo sai por 99$, ou 89$ com o desconto e tamb√©m √© v√°lido por 1 ano.

Nos combos para duplas (casal ou amigos), funciona da mesma forma os combos. A √ļnica diferen√ßa √© que o perfil vai ser de duas pessoas que viajam juntas, e as vagas s√≥ poder√£o ser aplicadas para duas pessoas tamb√©m. Ou seja, as pessoas n√£o poder√£o aplicar para as vagas sozinhas. No plano mais simples, o Trips para duplas, vale 59$, ou 49$ com o desconto. E no plano Pack para duplas, vale 119$, ou 109$ com o desconto. Ambos v√°lido por 1 ano tamb√©m.

Vale a pena pagar a Worldpackers?

O valor da Worldpackers é de 39$ de anuidade Рcom o desconto de 10$ do Elas, isso quer dizer um valor de 216 reais (jan/23). Com o valor médio dos quartos compartilhados em hostels hoje em dia, esse valor representa até, no máximo, uma semana de estadia que você gastaria se pagasse.

Com esse valor, você pode ficar até 12 meses viajando sem gastar com estadia, mas investindo o seu tempo em troca. E em muitos momentos do ano eles estendem a assinatura para poder viajar por 15 meses. Mesmo que você tenha somente 1 mês de férias para viajar, se aplicar para uma vaga de 2 semanas, já vai ter compensado pagar pela plataforma.

E se eu aplicar por fora da plataforma?

Eu não recomendo aplicar para as vagas fora da plataforma porque a Worldpackers te oferece todo o suporte nessa ponte antes, durante e depois da viagem. Lá você tem acordado previamente o que vai fazer, a quantidade de horas, o que vai receber em troca, e ainda tem o seguro deles caso tenha que sair antes do voluntariado caso tenha algum problema com o anfitrião ou o trabalho.

Por isso, recomendo aplicar para a vaga na plataforma e não procurar a estadia por fora. Tem quem viaje fazendo voluntariado fora da plataforma, eu já viajei assim um tempo, mas era bem mais difícil porque a pessoa também não tem nenhuma referência sua. Acaba sendo uma segurança para você e também para o anfitrião.

Cupom de desconto na Worldpackers

Para te dar aquela m√£ozinha para fechar com a Worldpackers na sua viagem sozinha, aqui vai um desconto de 10 d√≥lares pra voc√™. Escreva “ELASVIAJAMSOZINHAS” ou clique aqui para ativar o nosso c√≥digo promocional. Mesmo se voc√™ estiver na d√ļvida e n√£o quiser comprar agora, clique no link e fa√ßa o cadastro gratuito para j√° aplicar o cupom para quando for assinar, j√° ter o desconto salvo no perfil. Infelizmente, o cupom s√≥ pode ser usado na primeira assinatura.

Quer mais descontos de viagem?

Trabalhos aceitos

Existem diversas formas de trabalho que voc√™ pode oferecer. A mais comum delas √© receber e ajudar os h√≥spedes da estadia, trabalhar na administra√ß√£o, recep√ß√£o, consertos gerais, tarefas dom√©sticas, limpeza, preparar refei√ß√Ķes e por ai vai.

Também existem os trabalhos de comunicação e marketing. Você pode fazer o site da estadia ou projeto, trabalhar nas redes sociais deles, produzir vídeos e fotos para eles, escrever artigos pro blog deles. Ou então, artes, pintar as paredes, fazer desenhos em murais do hostel, decorar as áreas comuns.

Mas n√£o para por ai… voc√™ tamb√©m pode ensinar e compartilhar o que sabe. Dar aulas de algum idioma, yoga, capoeira, edi√ß√£o de v√≠deo, cozinha, o que voc√™ puder compartilhar e eles estiverem interessados em aprender. E, por fim, mas n√£o menos importante, cuidados com a natureza. Aqui voc√™ vai aprender e tamb√©m ensinar o que sabe sobre permacultura, agrofloresta, jardinagem, sustentabilidade.

Estadia

Se você acha que na Worldpackers o estilo de viagem é só mochileiros, ofertas de hostel, errou. Eles, no início, focavam realmente em hostels, mas hoje em dia expandiram para muitas outras estadias diferentes para que os viajantes possam ter novas e diferentes tipos de experiências.

Estadias tradicionais | Hostel, hotel, pousadas, campings, casa compartilhada, homestay;

Focado em natureza | Sítios e fazendas, projetos de permacultura, comunidades sustentáveis, ecovila, reserva ecológica, centro holíticos;

Projetos sociais | ONG, escolas com ou sem fins lucrativos, abrigo de animais, projetos sociais, instituição filantrópica.

Tipos de acomodação

Esse √© um outro fator que voc√™ tem que ficar atento ao aplicar para vagas. Existem acomoda√ß√Ķes que v√£o te oferecer uma casa s√≥ para voc√™, como no caso do homestay, mas tamb√©m tem vagas que v√£o te oferecer um quintal para acampar (e a barraca √© sua). O mais comum √© cama em quarto compartilhado ou quarto privado. Antes de aplicar pra vaga, veja em “O que voc√™ recebe” qual √© o tipo de acomoda√ß√£o que eles te oferecem.

As mais comuns s√£o:

  • Cama em quarto compartilhado dos volunt√°rios;
  • Quarto privado;
  • Espa√ßo pra acampar.

Monte um bom perfil na Worldpackers

Não basta escolher a vaga, você também vai ser escolhido. Funciona assim: o anfitrião vai entrar na plataforma da Worldpackers e ver vários perfis, então faça o seu com carinho. Antes de aplicar para uma vaga, monte um perfil que mostre quem você é, o que gosta de fazer, as suas habilidades, o que busca na viagem e por ai vai.

Foto de perfil

Coloque uma foto de perfil viajando que mostre um pouco quem você é e pelo o que você se interessa.

Sobre você

Escreva sobre curiosidades de você, faça o seu perfil divertido. Conte seus interesses, habilidades, o que busca ao viajar.

√Ālbum de fotos

Aproveite e coloque fotos no seu álbum que contem mais sobre você, as suas experiências de viagem, trabalhos já realizados.

Redes sociais

Os anfitri√Ķes querem saber que voc√™ existe, ent√£o al√©m de verificar o perfil, coloque as suas redes sociais. Assim como voc√™ tamb√©m vai ter os contatos e redes da estadia para ver como √© o lugar, eles tamb√©m querem saber mais de voc√™ antes de te recepcionar na estadia.

Habilidades

Preencha quais são as suas habilidades, e também quais são as habilidades que está disposta a aprender. Seja sincera com as respostas e não minta sobre o que sabe ou não. Se você quiser aprender algo que ainda não sabe, conte mais sobre o porquê quer saber mais disso.

Idiomas

Principalmente em algumas vagas em hostel de recepção e atendimento aos hóspedes, eles pedem que a pessoa fale uma outra língua que não o português (quando no Brasil). Se a vaga for na Argentina, inglês ou espanhol serão importantes para conseguir a vaga. Mas viajando no Brasil, fazendo trabalhos fora da área de atendimento à outros hóspedes, não vai fazer tanta diferença.

Seus interesses

Se voc√™ tem interesse em trabalhar com crian√ßas, coloque informa√ß√Ķes sobre isso e adicione fotos realizando outros trabalhos com crian√ßas. Se tem interesse por permacultura, coloque informa√ß√Ķes que mostrem a sua vontade de aprender sobre isso e fotos que est√° confort√°vel com trabalhos assim. No que voc√™ tiver interesse, deixe claro no seu perfil!

Vídeo de apresentação

Tem a opção de você enviar um vídeo de apresentação na plataforma Worldpackers. Não é obrigatório, mas caso se sinta confortável em gravar, é uma oportunidade para o anfitrião conhecer mais sobre você.

Preencha todas as informa√ß√Ķes

√Č important√≠ssimo ter o seu perfil completo para aplicar para as vagas. Dessa forma o anfitri√£o vai ter mais informa√ß√Ķes sobre voc√™ mais chances dele se interessar pelo seu perfil e servi√ßos.

Escolhendo a vaga

A Worldpackers funciona de forma bem simples e te ajuda a filtrar as vagas facilitando você encontrar o que busca. Você pode buscar por país, por cidade, por tipo de vaga, por duração, e por ai vai. A partir disso, consegue achar as que mais se encaixam no que busca.

Destino

Se voc√™ tem um lugar em mente que gostaria de conhecer, busque as op√ß√Ķes de trabalho por troca de estadia que tem por l√°. E escolha um lugar que voc√™ realmente queira conhecer e que corresponde com o que busca no momento. N√£o adianta nada voc√™ escolher uma cidade grande quando o que precisa no momento √© da calmaria do interior. Avalie a dist√Ęncia da estadia com o que voc√™ tamb√©m quer fazer na cidade.

ūüďć Aqui nesse artigo eu te dou dicas para escolher um lugar pra viajar sozinha!

Tipo de vaga

Claro, voc√™ vai estar uma parte do seu dia realizando essa mesma tarefa, ent√£o escolha algo conscientemente. Na verdade, √†s vezes s√≥ queremos muito conhecer um lugar e a √ļnica op√ß√£o √© limpeza e recep√ß√£o, e n√£o tem o menor problema. O ideal √© voc√™ estar confort√°vel com a op√ß√£o que escolher.

Imagine s√≥ caso a pessoa escolha fazer trabalhos com agrofloresta, mas odeia trilhas, mato, insetos… n√£o vai dar certo. E se quiser aprender algo, esteja com o cora√ß√£o aberto para as dificuldades que v√£o aparecer no caminho tamb√©m, porque nem sempre vai ser f√°cil ou confort√°vel.

Antecedência

Aplicar de √ļltima hora nunca √© uma boa ideia. O ideal √© que voc√™ aplique pra vaga com certa anteced√™ncia. Se estiver relativamente perto do destino, pelo menos 2 semanas de anteced√™ncia para entrar em contato com o anfitri√£o. Se for uma vaga internacional ou fora do seu estado, o quanto antes, meses antes. Inclusive, a pr√≥pria Worldpackers recomenda esperar a confirma√ß√£o da ONG para comprar a passagem.

Flexibilidade

Existem milhares de vagas na Worldpackers para você escolher qual melhor combina com você e com a sua viagem. Se você puder ter flexibilidade de datas e também de destino, ótimo. Mas quando combinada as datas, respeite e cumpra com o combinado.

Duração

Existem vagas com no mínimo de 2 dias (sim!) e vagas que exigem que a pessoa esteja lá por pelo menos 1 mês. Você pode filtrar as vagas pela duração que ela tem também e respeite o tempo exigido para a vaga.

Tempo disponível

Pode ser que voc√™ trabalhe remoto, v√° fazer a troca de trabalho por estadia, ainda vai aproveitar o lugar e descansar. O m√°ximo permitido para realizar os trabalhos √© de 32h semanais (que eu acho alta), mas tamb√©m existem vagas com 20h semanais. Lembrando que voc√™ tem direito a dias off do trabalho, basta checar na √°rea de “O que voc√™ recebe”.

Aliás, dica extra aqui, se você for optar por um trabalho muito braçal e no sol, grandes chances de ficar bem exausto. Caso tenha que trabalhar remoto depois, opte por um serviço que não vá te esgotar.

Acordos antes de chegar

Ao escolher uma vaga, você vai saber os benefícios e as tarefas que esperam de você quando for fazer a viagem com a Worldpackers. Ou seja, você vai ter um acordo com o anfitrião antes de começar a troca de trabalho por estadia. O combinado não sai caro, e se algo sair do acordado, você pode conversar com o anfitrião e até notificar a Worldpackers e receber um suporte deles.

Como você vai ajudar | Tarefas

Existe a parte na vaga onde ele fala sobre o que espera de você. Você vai ver quantas horas por semana vai ter que se dedicar, por quantos dias na semana, quais os serviços que estão precisando.

Nessa se√ß√£o tamb√©m pode ou n√£o ter um item chamado “taxa extra”, que √© quando o anfitri√£o pede um valor a mais al√©m da assinatura. Normalmente √© um valor simb√≥lico que supre os gastos com alimenta√ß√Ķes.

O que você recebe | Benefícios

Cada vaga tem a parte de “O que voc√™ recebe”, e nela est√£o escritos todos os benef√≠cios da vaga. Desde a acomoda√ß√£o, at√© servi√ßos extras, como quais refei√ß√Ķes est√£o inclusas, se tem cozinha para preparar os teus alimentos, lavanderia, aulas de yoga, e por ai vai.

Avalia√ß√Ķes

Agora que j√° viu que a vaga √© pra voc√™, hora de ler os coment√°rios de antigos viajantes. L√° eles escrevem o que acharam da vaga, se foi realmente o que foi acordado, como eram as instala√ß√Ķes, se o trabalho era muito pesado, entre outros. E a parte boa √© que voc√™ tamb√©m pode entrar em contato com os viajantes para tirar d√ļvidas espec√≠ficas, perguntar para viajantes mulheres como se sentiram, e o que mais quiser.

Converse com o anfitri√£o

Antes de aplicar para a vaga, voc√™ tamb√©m pode escrever para o anfitri√£o tirando a sua d√ļvida sobre a vaga, perguntando sobre a internet para trabalhar remoto, o que precisar saber. √Č bom tamb√©m essa etapa principalmente em vagas muito concorridas, √© uma oportunidade de voc√™ se mostrar interessada no trabalho e contar um pouco mais de voc√™ ao inv√©s de s√≥ tirar d√ļvidas.

Responder as perguntas

Quando for aplicar para uma vaga existem algumas perguntas para que você possa responder e se apresentar para o anfitrião. Essa é uma ótima oportunidade para se apresentar, falar sobre você, suas habilidades e os motivos que te fez ter interesse na vaga.

Visto e vagas internacionais

Cheque se o pa√≠s que voc√™ vai √© preciso visto. Nisso a Worldpackers n√£o tem como oferecer suporte, mas o que voc√™ pode fazer √© pedir uma “carta convite” ao seu anfitri√£o. Para mais d√ļvidas, entre em contato com a Worldpackers que eles oferecem suporte antes, durante e depois da viagem para sanar suas perguntas.

Cheque a validade do seu passaporte, tome as vacinas necess√°rias, compre seguro-viagem, e boa viagem!

Resumo

Enfim, eu super recomendo a plataforma para mulheres que viajam sozinhas ou não. Espero que nesse artigo tenha entendido melhor como funciona a plataforma, como montar o seu perfil, e como achar uma vaga que seja a sua cara. Lembre-se que é importante cumprir os acordos, as suas tarefas, seus horários. E, claro, o anfitrião tem acordos a cumprir também.

Caso queira dar uma xeretada na Worldpackers e nas vagas de trabalho na viagem, vem aqui conferir. Se voc√™ tiver alguma outra d√ļvida sobre a Worldpackers, comenta aqui embaixo!

Gostou? Compartilhe!

CONHEÇA O PROJETO

Portal de relatos e dicas de viagens para mulheres que querem viajar sozinhas ou est√£o viajando sozinhas pelo mundo. Vamos nessa?

NEWSLETTER

Descontos para Você

Aproveite as vantagens para sua viagem!
NOSSOS PROJETOS

Apoie este projeto!

Saiba como participar do Elas!
√öLTIMOS POSTS
CART√ēES POSTAIS

Gostou? Comente abaixo!

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *