“Para onde viajar sozinha?”

Compartilhe: 

O que você vai ler nesse artigo

É uma pergunta que recebemos muito, mas que sinto te dizer: não tem uma resposta certa. Existem tantos fatores para levar em consideração ao escolher um lugar pra viajar sozinha que parece até injusto eu te dizer para onde VOCÊ tem que ir. Viajar tem que ser uma escolha, tem que vir de você. Mas quando temos tantas opções e vontades é mais difícil de escolher, e por isso, vou trazer aqui algumas questões para te ajudar a decidir!

Vamos supor que você tem 3 dias para viajar sozinha num feriado. Se você quiser ir muito longe, talvez fique a maior parte do tempo num ônibus. Ou pode ir de avião, mas esse é mais caro. Percebe como não tenho como te falar onde é melhor VOCÊ viajar sozinha? Depende de muitos fatores!

Eu sei que a pergunta vem também de um lugar de insegurança. Mas não existe lugar 100% seguro para nós, mulheres, existem lugares que queremos conhecer. Se a gente for elencar aqui “os melhores lugares para viajar sozinha”, ignoramos lugares que podem ser incríveis para você. Você ignora a sua própria vontade e os seus desejos. A primeira pergunta deveria ser: onde você quer ir?

Esse artigo aqui vai focar nas mulheres que querem viajar sozinhas por um tempo determinado, vão com passagem de volta comprado ou vão ficar um tempo mais curto viajando. Se você vai sem data de volta, vai trabalhar na estrada, em breve teremos um outro artigo pra você!

Vou contar aqui quais são alguns desses fatores e questionamentos para que você possa decidir por si o que é melhor pra você e se encaixa na sua realidade.

Foto principal por Peter Conlan no Unsplash.

Você

Agora é hora de pensar: tem algum lugar que você quer conhecer?

Por exemplo, pode ser que você tenha o sonho de conhecer uma praia específica, ou fazer uma trilha que sempre ouviu falar. Pode ser que você sonhe em conhecer a culinária de um estado, ou participar de uma festa que só acontece naquela cidade, ou conhecer mais da história daquela região toda.

O Brasil é gigante, às vezes nem estamos falando de sair do país. Mas pode ser também o sonho de conhecer de perto a cultura andina, ou provar um sorvete na Itália, aprender sobre música no Senegal, ou religião no Nepal…

Essa é a sua PRIMEIRA decisão viajando sozinha, não se deixa levar apenas pelas sugestões e dicas das pessoas. Leve em consideração as suas vontades, essa é a primeira vez escolhendo por você, não deixa ninguém definir o seu destino por você.

O que você mais gosta: praia, cidade grande, balada, montanha, dunas de areia, museus, cafeterias, museus, gastronomia…?

Tudo isso vai influenciar na sua escolha de destino também. Veja lugares que vão ter o que você gosta em primeiro lugar. Se você escolher uma cidade que não vai ter o que você gosta de fazer ou ver, grandes chances de não gostar de viajar sozinha também, não é?

“Mas e se eu não sei o que eu gosto?”

Bom, tem duas opções: ou vá com o que você já conhece, ou arrisca algo completamente novo.

Viajar sozinha já é sair da zona de conforto, se estiver sentindo que precisa de algo familiar, opte por algo que já conhece. Por exemplo, se mora em cidade grande, vá para uma cidade grande. As chances de você já entender um pouco de como funciona são maiores. Talvez fazer algo que já está na sua zona de conforto te conforte.

Mas se você está querendo realmente chutar o balde, vá para um lugar novo. Nunca foi pra uma Chapada? Por que não ir? Você já vai estar saindo da sua zona de conforto, escolher um lugar totalmente novo pode te tirar mais ainda da zona de conforto ou pode te encher os olhos com novidades e coisas novas para conhecer.

O momento que você está

Leve em consideração também o momento em que você está agora. Pode ser que você esteja cheia de energia e querendo trilhas, festas, amigos. Ou então, ficar mais isolada na natureza, descansar no sol, escrever sentada na sombra de uma árvore. Qual é o lugar que mais conversa com o momento que você está vivendo agora?

Enfim, só você vai saber escolher, vai saber o que precisa e o que quer no momento. Quer algo mais familiar? Algo totalmente novo? Sinta o que você precisa e vai com o que sente. Se sentir que precisa de algo mais tranquilo e ir pra algo novo, pode se sentir deslocada. E o mesmo serve pra se quiser algo novo e ir para um lugar parecido com a sua cidade.

💥 | Por fim, se escute, viajêra! O que te chama quando você pensa em viajar?

Quer tudo? Claro, temos muitas opções e às vezes isso pode nos deixar ainda mais confusas. Mas além da sua vontade vale também pesquisar outros fatores:

Época do ano

Existem lugares que são ótimos para conhecer em épocas específicas do ano. Pode ser que você só possa viajar naquela semana, mas infelizmente o lugar que mais quer conhecer está bem na época de chuva e é quase certeza que vai chover. Você pode até arriscar, claro, mas pode também mudar a rota e visitar aquele lugar numa época em que possa fazer e conhecer as atrações que quer sem chuva.

Ou então o lugar que quer conhecer está na alta temporada e vai estar tudo lotado e caro. Será que não tem um lugar parecido com esse que você busca na viagem (um lugar tranquilo, ou um lugar mais agitado) que esteja com clima bom e baixa / média temporada?

Claro que você pode arriscar e ir mesmo assim, mas vá sabendo que pode chover ou que tudo estará caro / lotado e não deixe isso afetar a tua viagem. Aproveite como pode o que aquele lugar tem a te oferecer no momento!

Ou, se preferir, reavalie a rota, repense o destino. Se programe para conhecer esse lugar que tanto quer numa melhor época do ano. Agora que você começou a pensar onde quer ir e filtrar as opções, veja se algumas delas estão dentro do seu orçamento.

Descontinhos na mão:

Dinheiro

Cada bolso vai ser diferente, não tem como dar dicas padrões para todo mundo. Faça as contas do quanto você está disposta a pagar na viagem toda (isso se tem prazo de volta, senão a conversa é outra). E, claro, não esqueça de contabilizar transporte, estadias, alimentação, passeios, e a volta.

O dinheiro vai influenciar a resposta de onde você poderá ir. Sabendo o valor, veja os valores das 4 maiores despesas de qualquer viagem: transporte, estadia, alimentação e passeios. Algumas perguntinhas para pesquisar:

  • | Quanto está a passagem ida e volta? – Pesquisar em sites de ônibus ou passagens aéreas
  • | Ou vai de carro / moto? Coloque a gasolina e os pedágios no papel também! – Usar o site Mapeia
  • | Qual o preço médio das estadias que você ficaria? – Usar Booking
  • | Você pretende cozinhar ou vai comer em restaurantes? – Usar QuantoCustaViajar
  • | Vai precisar contratar seguro saúde viagem? – Orçar com a Real Seguros ou com a SegurosPROMO
  • | Os passeios são caros nesse lugar? – Consultar sites de agências de turismo locais

Anote tudo no papel!

💥 Quer dicas de economia? Leia esse artigo com 15 dicas de como economizar em qualquer viagem!

Quanto Custa Viajar

Eu sei, ficar fazendo todas essas contas pode ser muito cansativo. E pode ser que você faça as contas e mesmo assim não vá para aquele lugar. Mas é bom fazer as contas e saber quanto você precisaria para ir até lá e poder se organizar financeiramente para ir numa próxima oportunidade, se planejar pro futuro. Vamos lá, o que eu quero falar aqui é do site Quanto Custa Viajar.

Eles reuniram gastos de dezenas de viajantes em centenas de cidades pelo mundo e fizeram uma média de preço. Ou seja, você consegue ver até mesmo a média de preço gasto num café da manhã, almoço e janta na cidade que quer ir. Mostra também uma média de custo de diferentes tipos de estadias, e quanto custa um táxi ou transporte coletivo na cidade. Isso facilita e MUITO as pesquisas!

Mas, calma…

Apesar de serem incríveis, eles colocam uns preços que muitas vezes são mais do que mochileiros costumam gastar. Muitos dos passeios também adicionados ali são mais do que os preços nas agências locais. Então utilize esse site com sabedoria sabendo que você pode economizar mais do que está ali.

💰 | Aliás, veja aqui 15 dicas de como economizar nos 4 maiores gastos de toda viagem: transporte, estadia, alimentação e passeios!

Tempo

Viajar sozinha também é se aventurar na estrada por quanto tempo você quiser e puder. Não é sobre ir sem data de volta, é sobre realizar um sonho, uma vontade, e isso vai depender de quanto tempo você tem disponível. Aqui não defendemos apenas a fazer longas viagens sozinhas, nada melhor para começar do que um “teste drive”, não é mesmo?

Porque dependendo de quanto tempo você vai viajar, os valores vão mudar também. Estadia, alimentação, passeios… Ou seja, veja se esse lugar vai ser bom para ficar o tempo que planeja ou se quer conhecer uma cidade por perto também.

Veja o seu orçamento, o tempo que vai viajar, os gastos gerais e avalie pra onde você tem como ir!

Flexibilize

Pode ser que você não tenha tempo ou dinheiro para conhecer o lugar que quer agora, mas tente ajustar os planos de acordo com a sua realidade no momento. Você é de Recife (PE) e queria muito conhecer Paraty (RJ) pela história e pelo mar, mas que tal conhecer Penedo (AL) que está mais perto e também tem muita história e o Rio São Francisco?

Ou então, queria muito fazer um intercâmbio de espanhol de um mês em Madrid (Espanha), mas que tal fazer um curso de espanhol em Arequipa (Peru)? Nem sempre conseguimos realizar nossos desejos e vontades, mas pode ser que você descubra lugares incríveis que nem sequer imaginava!

Aliás, esteja aberta também para a mudança de planos durante a viagem… Os momentos mais inesquecíveis não são nada planejados!

Segurança

Essa é sempre uma questão presente, não importa a cidade, estado, ou país que vamos.

Existem cidades em que nos sentimos mais seguras e outras que nos sentimos menos seguras, sim. Esse não é um artigo de “só vai, viajêra” porque somos mulheres viajando sozinhas e existem sim riscos para nós (inclusive nas nossas próprias cidades). Como saber se o lugar que você quer conhecer é acolhedor para mulheres viajando sozinhas ou para viajantes no geral?

É importante entender o contexto local, a cultura, as recomendações de quem é de lá. E tão importante quanto: falar com as viajêras que já foram para lá, tire as suas dúvidas com elas. Conversar com quem já foi é uma ótima maneira de se preparar para essa viagem sozinha, se inspirar e aprender com ela. E é por isso que o Elas existe!

No site separamos por regiões do Brasil e continentes do mundo, estamos subindo relatos todos os dias para que você possa se divertir e se inspirar com as histórias. Mas, principalmente, aprender com elas! Que o ELAS sirva de inspiração para você viajar sozinha PARA ONDE QUISER! ❤️

E depois que você for viajar, venha você dar dicas para as futuras viajêras:

Lugares da moda

Sempre tem um lugar que está bombando no momento, seja nacionalmente ou internacionalmente. Agora a vez é de Caraíva (BA), depois de São Miguel dos Milagres (AL), depois é Ilha Grande (RJ), e depois Santarém (PA), por último Jericoacoara (CE)… e por ai vai. Eu não estou dizendo que esses lugares não valem a pena conhecer, claro que valem, estão famosos por um motivo. Mas ao mesmo tempo, vale se fazer alguns questionamentos:

É realmente o que você quer?

Claro que esses lugares são paradisíacos, mas e se você gosta mais de cidade grande? Ou cidades históricas bem antigas? Ou então, o seu foco é gastronomia, arquitetura, museus, cafeterias… escolha o lugar que mais tem a sua cara. Afinal, essa é a sua primeira decisão da viagem sozinha, e ela tem que ser pensada em você com muito carinho.

Se quiser ir para esses lugares, vá e curta muito! Mas vá pelos motivos certos, e não apenas para tirar aquelas fotos pro Instagram ou para entrar na moda. Porque se esse lugar não for a sua cara, pode ser que você não goste tanto assim. Escolha o lugar pelos motivos certos: por você!

Será que aquela cidade, até então pequena que virou turística, tem estrutura?

Vamos pegar o exemplo de Ilha Grande… todo final de ano ou feriado a ilha se enche de turistas, com isso eles e os locais sofrem com quedas de energia, falta de água, e por ai vai. Será que os locais tem a vida e o dia a dia afetados pelo turismo massivo? Será que tem coleta de lixo regular, ou acumula? E a reciclagem e poluição da natureza e da cidade como um todo?

Além disso, esse mesmo exemplo de Ilha Grande poderia ser aplicado também pra Caraíva, Jericoacoara, Barreirinhas, Delta do Parnaíba, Jalapão, Chapada dos Veadeiros e por ai vai…

Calma, é claro que você pode ir para esses lugares se quiser, mas será que ir na alta temporada vai ser bom pra você e para a cidade de destino? Muitas vezes essas cidades tem um boom de turismo tão repentino que a cidade não acompanha com estrutura. Ir nas médias e baixas temporadas podem ser mais proveitoso para você e a cidade não acaba se sobrecarregando de visitantes, lixos. E, claro, se atenha ao seu lixo e ao seu impacto na natureza quando estiver visitando esses pequenos paraísos!

Por fim

Agora é o momento de ver tudo o que você pesquisou e juntar as informações. Vou deixar aqui alguns questionamentos grandes para te ajudar a organizar as ideias.

  • Qual é o seu orçamento geral?
  • Por quanto o tempo pretende viajar?
  • Como é para viajar nesta época do ano para os destinos que tem em mente?
  • O que você busca na viagem? Lugares mais tranquilos ou mais agitados? Trilha, comida, festa…?
  • O que outras viajantes já falaram sobre esse lugar?
  • Quanto são as passagens (ônibus, avião, gasolina se for viajar de carro ou moto) para aquele destino?
  • Qual a média de preço nas estadias?

Aliás, como já disse, esse artigo quer te dar aquela força para tirar a sua viagem do papel. O nosso foco foi em mulheres que vão viajar sozinhas com data de volta. Pode ser que viaje por um final de semana ou por um mês, de férias ou um sabático mais cruto. Não importa. Viajar sozinha é viajar sozinha!



Por fim, agora que já tem algumas dicas de como escolher para onde viajar sozinha, te convido a aprender a montar o seu próprio roteiro para viajar sozinha!

Por fim, viajêra, escreva a sua viagem do seu jeito, com o seu gosto.

❤️ Seja feliz, se reinvente, se curta, e depois venha nos contar como foi!


Gostou? Compartilhe!

CONHEÇA O PROJETO

Portal de relatos e dicas de viagens para mulheres que querem viajar sozinhas ou estão viajando sozinhas pelo mundo. Vamos nessa?

NEWSLETTER

Descontos para Você

Aproveite as vantagens para sua viagem!
NOSSOS PROJETOS

Apoie este projeto!

Saiba como participar do Elas!
ÚLTIMOS POSTS
CARTÕES POSTAIS

Gostou? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *