Bastão de caminhada: pra que serve e como usar

Compartilhe: 

O que você vai ler nesse artigo

Quando você pensa em longas trilhas já logo vem aquela imagem na cabeça do bastão de caminhada, mas vem cá: você sabe porque e como usar? Eu também não sabia, e por isso fui atrás de pesquisar e, claro, testar para vir contar aqui pra vocês. E acredite, usar bastão de caminhada mudou as minhas trilhas e agora sempre carrego na mochila.

Muitas pessoas acham que é um simples detalhe ou apenas charme, mas não é. Se você é do time das andarilhas que gostam de bater perna na natureza, vem aqui que eu vou te dar motivos e dicas para usar um bastão de caminhada também!

Pra que serve o bastão de caminhada

Elevação da trilha

Antes de fazer uma trilha é importante saber alguns fatores básicos como: distância, altimetria, se tem como abastecer água no caminho e outros. Nesse tópico aqui vamos falar de altimetria, que é o desnível no caminho, ou seja, o quanto de subida e / ou descida tem no caminho. Se tem muita subida o bastão vai te ajudar a pegar impulso com os braços, como se você segurasse em algo e puxasse para subir. E se for muita descida, o bastão vai receber parte do impacto (que iriam direto para o nosso joelho e coluna) e amortecer a descida.

🗺️ | Você sabe ver a altimetria na trilha? Confira esse artigo aqui sobre com usar o Maps.ME!

Equilíbrio

Quando estamos fazendo uma trilha com mochila (principalmente) todo o impacto do nosso peso vai para os joelhos, que são como os nossos amortecedores. Mas se a gente puder redistribuir esse impacto, já aliviaria e muito os nossos membros inferiores. O bastão de caminhada serve para que o seu braço também receba parte desse peso e impacto, desse jeito os membros superiores também se exercitam e ameniza o impacto no joelho. E não só nele, mas também da sua coluna e tornozelo, porque o bastão vai pegar um pouco do seu peso e da mochila e aliviar o corpo todo!

Pra quem tem problema de joelho (como eu), o uso de bastão para longas caminhadas vai aliviar e MUITO!

Além do equilíbrio do peso corporal e da mochila, tem também o fator equilíbrio mesmo. O bastão de caminhada vai ser como uma “terceira perna”, te dando mais estabilidade. Acredite, eu já quase torci o pé feio, mas consegui ter apoio no bastão de caminhada e foi bem de leve!

Obstáculos

Além disso, se tiver um caminho irregular, ou ter que ficar pulando pedras, o bastão serve como uma terceira perna para te ajudar a equilibrar e não escorregar e/ou cair, como já falamos aqui. Ao invés de ficar saltando e correndo o risco de se machucar, você pode apoiar o bastão numa pedra, ou até mesmo no rio (se for daqueles não tão fundos), e ter uma base para poder dar uma passada maior. Com apoio e segurança para não acabar se ferindo na trilha, ainda mais se tiver sozinha, né?

Dica besta, porém útil | O bastão de caminhada pode te ajudar também a afastar cachorros na estrada e boiada, caso você tenha que passar por uma fazenda. Se bater o bastão no chão ou um no outro (com cuidado, claro), vai emitir um som que assusta os cachorros e também os gados. Em trilhas com muitas folhas secas no caminho o bastão pode servir também pra apalpar as folhas e verificar se não tem cobra entre elas.

Tinha um rio no meio do caminho

Sabe quando você tá na trilha e aparece um riozinho que tem que cruzar? Pois bem, o bastão de caminhada pode servir para você o afundar ele e ver qual a profundidade do rio. Assim você vai saber se tem como cruzar de bota (impermeável, claro), ou se tem que tirar pra cruzar. Ao invés de arriscar a bota e acabar molhando, o que é terrível e pode causar muitas bolhas, ein?

🥾 | Aliás, tem esse texto aqui de como evitar e tratar as bolhas em longas caminhadas!

Como usar?

Ajuste certo para a sua altura

Os bastões vêm com travas para regular a altura que ele vai ficar. O certo é você segurar ele na ponta superior, onde vai ter inclusive um acolchoadinho para não dar calos nas mãos. Regule a altura dele para que o seu cotovelo fique como um L mesmo, o seu braço fique com 90 graus. Se ficar muito menor, ou muito maior que isso, você pode ter dores no ombro, no pescoço. Ajuste bem antes de sair pra trilha!

Não regule acima da linha que diz “pare” ou “stop”. Se você o fizer e sair andando ele tem mais chances de quebrar enquanto você anda.

Na subida e na descida

No caso da subida, incline levemente o corpo pra frente e se puxe pra cima, literalmente. Já na descida, não incline o corpo pra frente jamais, isso vai sobrecarregar a tua coluna. Se mantenha com a coluna reta e vai descendo aos poucos. Inclusive, se for um grande degrau, vira e desça de lado para não se machucar.

Agora vamos às dicas de como regular o bastão na subida e na descida: Se for uma descida, regule o bastão de caminhada um pouquinho maior que o normal. Isso porque como você está descendo, vai apoiar o bastão num nível abaixo do seu. Se você for ficar se curvando para apoiar o bastão, vai colocar muito peso no seu joelho e coluna. Na subida, pode manter a altura do bastão ou diminuir um pouco caso a subida seja muito íngreme.

Acessórios

O bastão de caminhada normalmente vem com dois acessórios: um tampão para colocar na ponta final do bastão e uma estrutura (normalmente circular), que também vai na ponta do bastão. A primeira se chama basket da ponteira e é como se fosse uma proteção. Já a segunda é um acessório que vai limitar o quanto um bastão de caminhada vai afundar. Dessa forma, se for uma trilha na areia, ele não vai afundar e não te dar o apoio necessário.

Vem também com uma fita para você prender o bastão no pulso. Ele é muito útil para prendê-lo no seu pulso e você não o perder, ou te dar mais segurança caso caia ou tropece e ele te dá a base para não cair.

DILEMA | Usar um ou dois bastão de caminhada?

Se usar somente um pode ocorrer de sobrecarregar somente uma parte do corpo e aliviar mais um joelho que o outro. Se for um caminho mais plano, sem tantas subidas e descidas, pode ser que apenas um bastão funcione para você. Tem viajantes que preferem usar somente um, mas a dica é: teste e veja o que funciona para ti.

Se a caminhada tiver muita variação de elevação, for numa altitude maior que 2.000m de altitude, a mochila estiver pesada: aconselho a andar com os dois bastões.

🥾 | Hey, vem ler esse outro texto aqui para saber como escolher um tênis ou uma bota pra sua caminhada!

Dicas finais para escolher um bastão de caminhada

Tamanho

É importante para viajantes que o bastão seja retrátil, dê para deixá-lo pequeno e assim colocar na mochila. O ideal é que ele tenha dois tipos de trava para você poder regular como precisar. Aliás, mesmo com o bastão dentro da mochila, algumas companhias não aceitam na bagagem de mão, só se despachar. Fique atenta!

Amortecedores

Existem bastões de caminhada que têm amortecedores na base dele e se você tem problema no joelho, coluna ou tornozelo: recomendo demais. Você se apoia nele e sente ele abaixando um pouquinho, como uma mola. E parece pouco, um detalhezinho de nada, mas amortece muito o impacto!

Tipo de caminhada

Existem bastões específicos para o tipo de trilha que você quer fazer, como para floresta mesmo, neve, areia, pedras, entre outros. Tem também um que é o coringa, ele é específico para trilhas fechadas e vai ajudar em diversas ocasiões. Mas se você estiver indo para uma região de neve para fazer trilha, é melhor comprar um específico. Fora isso, pega o coringa mesmo, coloca uma basket nele para não afundar muito e se joga, viajêra!

Tem outra dica, viajêra? Deixa aqui nos comentários!

Gostou? Compartilhe!

CONHEÇA O PROJETO

Portal de relatos e dicas de viagens para mulheres que querem viajar sozinhas ou estão viajando sozinhas pelo mundo. Vamos nessa?

NEWSLETTER

Descontos para Você

Aproveite as vantagens para sua viagem!
NOSSOS PROJETOS

Apoie este projeto!

Saiba como participar do Elas!
ÚLTIMOS POSTS
CARTÕES POSTAIS

Gostou? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *