Você já deve ter ouvido falar da estadia casa particular em Cuba, mas e os resorts estatais? Pois é, essa ilha caribenha tem formas diferentes de funcionar quando se trata de estadias. E depois de viajar 30 dias por lá, trouxe aqui algumas dicas para te ajudar na sua viagem!
Uma das primeiras dicas que eu te dou é: fora das estadias você não vai encontrar pousada, com recepção, com atendimento de hotelaria. Fora as opções de estadia do governo, os hotéis, a sua outra opção são as casas dos cubanos mesmo, que abrem um ou mais quartos para receber turistas e dividir os espaços comuns.
Quer saber um resumão rápido com TODAS as dicas de viagem pra Cuba? Nesse artigo aqui falo de tudo, desde documentos pro visto, alimentação, burocracias, golpes em turistas, e muito mais!
Estadia estatal
Algo diferente em Cuba que não estamos (nada) acostumados no Brasil é ter hotéis do governo. Todos os grandes hotéis em Havana e em outras cidades são estatais. Aqueles grandes, pomposos, e por ai vai. Inclusive, uma curiosidade é que muitos desses hotéis já existiam antes da Revolução. Esses foram construídos por empresas privadas e máfia dos Estados Unidos no começo do século passado.
Isso aconteceu porque no país norte americano tinha a lei seca, proibição do álcool, então a máfia se aproveitou para não só construir e ganhar com turistas dos Estados Unidos, também aproveitar para traficar álcool. Com a Revolução, t-o-d-o-s os empreendimentos foram expropriados e depois estatizados. E com isso, até hoje é possível ver hotéis com construções de luxo, mas que são do governo. E quem trabalha lá é funcionário público. Falei que era um outro mundo, não?
Agora vai mais uma curiosidade triste: com a abertura do turismo nos anos 90, esses hotéis foram abertos unicamente aos turistas. Ou seja, até o começo dos anos 2000 era proibido um cubano entrar nessas estadias se não fosse o local de trabalho deles. Triste, porque essa divisão de cubanos e turistas ainda persiste em muitos sentidos na ilha, mas esse é um assunto para outro post.
Resorts estatais
E nisso você vai notar construções perto das praias que também que são verdadeiros resorts. E, de longe, é difícil imaginar que é estatal, mas é. Por mais que tenham participações de outras empresas de outros países, como Espanha, ainda é uma estadia estatal em Cuba.
Não me hospedei nesses ambientes, mas alguns deles tem restaurantes para qualquer pessoa comer e era bons, alguns muito baratos (subsidiado pelo governo) e muito bons. Outros já tinham o preço mais salgado e os pratos não eram tão bons assim. Como estadias em todo lugar do mundo, lá a qualidade vai variar também.
E em relação aos preços?
Eu não me hospedei em nenhuma estadia estatal, então não vou trazer preços porque vi desde hotéis mais simples como resorts luxuosos. E os preços, diferente de alguns restaurantes desses hotéis que tem preços subsidiados e mais acessíveis, podem chegar a 130 euros uma noite para uma pessoa.
Estadia particular, casa de cubanos
Por outro lado, você deve ter ouvido falar da forma de estadia em Cuba que são as casas das famílias locais. Com algumas demandas sociais de abertura econômica, o governo autorizou os cubanos a receberem turistas em suas residências. Mas, para isso, eles precisam ter uma permissão do governo para receber turistas. Você vai ver o símbolo pendurado nas portas das casas que recebem turistas, como esse da primeira foto do artigo. Inclusive, é ILEGAL um cubano receber turista sem ter essa autorização.
As casas de cubanos são casas de cubanos, óbvio. Mas isso quer dizer que você vai estar entrando na vida deles, na rotina, no dia a dia. É preciso ter MUITO respeito e entender que você lá não vai estar num hotel, com recepção 24h. MAS por outro lado, vai ter uma família cubana ali pronta para te receber de braços abertos com todo carinho do mundo.
Alguns recebem como se fossem da família mesmo, e outros são mais quietos e reservados, é sempre uma surpresa. Mas, se posso te dar uma dica, não deixe de ficar na casa de uma família cubana, as conversas são incríveis, e se aprende TANTO sobre o país que vale a pena.
Como fazer reservas pelo Airbnb desde Cuba
Uma grande dica que eu vou te dar é: tenha um VPN baixado no seu celular para conseguir fazer a reserva online. Isso porque a forma de pagamento online não dá para fazer só usando a internet de Cuba. Para entender o que é VPN e como ter um, vem ler esse artigo aqui sobre internet.
Depois disso, basta entrar no Airbnb e selecionar a casa com a localização que busca. Recomendo sempre dar uma lidar nas avaliações também, e conversar com a pessoa que vai te receber antes para tirar dúvidas. Os preços giram em torno de 5 a 12 dólares por noite sem café da manhã, e tem algumas que são mais caras, mas as que eu peguei ficaram em torno disso.
Ao fazer a reserva pelo Airbnb eles vão te pedir para “adicione o motivo da sua viagem” e te dar algumas opções. Como o Airbnb é dos Estados Unidos, eles explicam que “o Departamento do Tesouro dos EUA regula as viagens a Cuba. Hóspedes estão autorizados a viajar para Cuba apenas se a viagem se encaixar dentro de uma das 12 categorias”. Entre motivos comerciais, religiosos, educacionais e outros, sempre coloquei educacional. E como não sou estadunidense, esse item não influenciou em nada na viagem.
Dicas gerais da casa particular em Cuba
Pra começar que é a casa de uma pessoa que está cedendo um cômodo para você ficar. Vamos partir do respeito sempre, cuidado com barulho fora de hora, lixos, bagunça nas áreas comuns da casa, e por ai vai. Pensa que você está visitando a casa de alguém.
Quartos
Todos os quartos que eu fiquei tinham banheiro, então eram suítes. Todos também contavam com ventilador ou ar condicionado. As camas eram confortáveis, travesseiros mais macios do jeito que eu gosto, e estavam limpos. Com exceção do último em Havana, que acredito que o quarto estava fechado tinha um tempo e tinha muita poeira. Por isso dou a dica de procurar nas avaliações para ver quando foi a última caso tenha problemas respiratórios ou alergias.
Café da manhã
Nenhuma estadia em Cuba que ficamos tinha o café da manhã incluído, mas eles ofereciam esse serviço por 5 dólares ou euros (depende da casa). Os cafés da manhã que comemos estavam saborosíssimos e muito fartos. Vinha sempre com ovo, pão, frutas, café e suco da estação. Nem sempre tinha queijo ou manteiga, mas também não faço questão.
🍴Para saber mais como é a comida em Cuba, vem se deliciar nesse texto!
WiFi
Algumas casas tinham WiFi anunciado no Airbnb, mas nem todas tinham realmente WiFi. Algumas disseram que não estava funcionando e outras você precisava pedir para a pessoa ligar para você. E nenhuma delas eram rápidas, eram o suficiente para comprar uma passagem ou outra, fazer uma reserva de próxima estadia, algo mais tranquilo.
📲 Leia aqui para saber sobre a internet e como se manter conectada na sua viagem pra Cuba
Cozinha
Além disso, alguns Airbnb’s também diziam disponibilizar a cozinha para os turistas, mas com o aumento do gás, eles disseram que não estavam mais permitindo. Então eu acabei comprando mais coisinhas para beliscar ou para preparar frio mesmo, como atum e pão, frutas, e as castanhas que levei.
Respostas de 4
Vou agora em junho, por arbinb, estou ansiosa.
Aaaaah que demais, Conceição! Espero que esse e os outros artigos de Cuba te ajudem! ❤️
Vou agora em junho por Airbnb
Eu achei esse o melhor jeito de se hospedar em Cuba, porque você fica na casa dos cubanos, e ai é conversa que não acaba mais hahaahahah aproveite, viajêra!