Internet em Cuba: dicas para se manter conectada [2023]

Compartilhe: 

O que você vai ler nesse artigo

Quando se fala em viajar pra Cuba que já ouvimos: “e como vai fazer com a internet?”. E pra falar a verdade, eu também pensava isso, tanto que fui pra Cuba por 30 dias e nem levei o computador porque já imaginava que não teria como fazer nada online. Mas a realidade foi bem diferente, eu tinha internet 3g que não era das mais rápidas do mundo, mas funcionava.

Quer saber um resumão rápido com TODAS as dicas de viagem pra Cuba? Nesse artigo aqui falo de tudo, desde documentos pro visto, alimentação, burocracias, golpes em turistas, e muito mais!

Chip de internet em Cuba

Você só tem uma opção de companhia, que é a Cubacel, onde você compra o chip nas lojas da ETECSA. Ao chegar em Havana fomos até a loja da ETECSA, a companhia de telefone estatal de Cuba, mas em algumas não tinha o chip. Como eu ficaria 30 dias, pegamos a linha permanente, porque a temporária dura menos que isso. Para comprar a sua linha você precisa levar apenas o seu passaporte e pagar mil pesos cubanos (34 reais).

Ao pagar você vai ter 250 pesos de crédito, que te dão direito a comprar 3.5g de internet, mais SMSs e chamadas, que ficam válidos por até 30 dias. Claro que eu tive que recarregar mais de uma vez.

Como recarregar o seu chip Cubacel?

Para recarregar o seu chip basta ir até uma ETECSA para colocar mais créditos. Ou, se encontrar uma plaquinha na rua dizendo que aquele lugar recarrega Cubacel, também funciona. Importante saber o seu número cubano, obviamente. Ao fazer a compra, você vai receber um SMS com o valor que acabou de recarregar na hora, então fique atento caso não receber a mensagem e confira com a pessoa.

  • Para comprar o pacote, digite *133#, digite 5 e escolha o plano que mais se encaixa no que precisa.
  • Para checar o seu saldo em pesos, digite: *222#
  • Para comprar um novo pacote de internet com o saldo que tem, digite: *133#
  • Para checar quantos gigas de internet ainda tem disponível, digite: *222*328#

Funciona bem?

Funcionou bem, mas não era possível baixar arquivos grandes. Durante as horas comerciais, quando a maioria das pessoas estão trabalhando, eu conseguia usar a internet, mas durante as horas que as pessoas usavam o telefone, não.

Inclusive, vi um cartaz que dava dicas de: estar em lugar aberto aumenta as chances de funcionar melhor a internet, e usar fora das horas de pico para maior velocidade. Além disso, quando ventava muito ou chovia a internet também oscilava.

Todas as vezes que eu fui reservar uma estadia ou comprar uma passagem pelo celular, ficava perto da janela ou sentada na rua mesmo para pegar melhor. Inclusive, em cidades grandes como Havana e Santiago de Cuba a internet tendia a ficar mais instável mesmo nas horas que não tinha pico de usuários, como na madrugada. Nas cidades pequenas como Viñales, Trinidad, Cienfuegos, a internet tava indo muito bem e até consegui ver dois episódios de série.

Modelo de celular

Meu celular é um Samsung, celular sul-coreano que o próprio governo cubano vende na ETECSA. No meu celular o chip de internet funcionou bem, com as oscilações que comentei acima. Mas, por outro lado, meu parceiro que foi comigo na viagem tem um iPhone e a internet no celular dele só funcionava de madrugada (quando funcionava). Ele acabou usando mais os cartões de WiFi mesmo.

Pode ser um problema no celular dele, claro, mas de qualquer forma, fica a dica!

Cartão de internet nas praças

Se você estiver andando pelas praças públicas nas cidades cubanas vai notar pessoas oferecendo “tarjeta de internet”. Isso é um cartão com senha que te permite usar o WiFi público. Cada cartão vai ter um tanto de horas que te permite ficar online, alguns são de 1h, mas também tem até de 5h.

A diferença é que se você comprar na rua vai sair mais caro do que se comprar na ETECSA. Por exemplo, na praça principal de Santiago de Cuba vendiam a tarjeta de internet por 1h por 200 pesos (7 reais). Enquanto na ETECSA você pode comprar a mesma tarjeta de 1h por 25 pesos, e a de 5h por 125 pesos.

O curioso dela é que ao desligar o seu WiFi, você pode reconectar depois e usar os minutos restantes, não precisa usar tudo de uma vez só.

Tenha um VPN

Mas, como você deve saber, existem alguns aplicativos e sites bloqueados em Cuba, então você vai precisar ter um VPN. Por exemplo, Instagram e WhatsApp é liberado, mas pra reservar uma estadia no AirBnb é preciso VPN. Isso porque o sistema de pagamento é internacional, e a internet de Cuba bloqueia.

O que é VPN? É um sistema de internet que usa o endereço de internet de outro país. Eu sempre escolhia Colômbia ou Brasil e funcionou super bem. Dessa forma você usa a internet e “engana” que você está em outro lugar. Eu comprei o VPN da NordVPN mensal, porque era o tempo que eu ficaria em Cuba.

Dica da NordVPN

Ao pagar a plataforma por um mês (tempo mínimo para se inscrever), o seu cartão vai estar automaticamente registrado como “pagamento automático”. Ou seja, não se esqueça de cancelar o pagamento automático!

É bem simples. Ao se cadastras na NordVPN, você pode cancelar o pagamento automático. Entre na sua conta na NordVPN, clique em cobrança na aba esquerda da tela, depois em assinatura e desligue a renovação automática. Prontinho, eles não vão mais cobrar automaticamente do seu cartão!

Reservas online

Para reservar uma estadia no AirBnb, ligue o seu VPN e realize a compra normalmente. Além disso, para comprar passagens na Viazul, uma companhia de transporte de Cuba, é bem simples, mas como a plataforma de pagamento virtual é da Espanha, é preciso usar VPN.

Sem isso vai ser muito difícil fazer a compra nas rodoviárias (o sistema estava constantemente fora do ar) ou de reservar uma estadia e ter que pagar em pesos cubanos toda hora.

E se eu já estou em Cuba e não tenho VPN?

Se já está em Cuba, não terá como fazer a compra de um VPN porque precisa fazer uma compra internacional online. Na pior das hipóteses, peça para alguém criar uma conta pra você na NordVPN e te passar o cadastro. Baixe o aplicativo e preencha com o seu cadastro.

Ou então, escolha a estadia que quer, envie para um amigo ou amiga, envie sua conta da AirBnb e peça para reservar pela sua conta. Pode ser que não dê porque como é acesso em novo dispositivo, podem enviar mensagem via SMS e você não terá como responder.

Caso não consiga, em último caso a pessoa pode reservar no perfil dela e enviar uma mensagem pra pessoa que vai te receber avisando que será outra pessoa que vai se hospedar e passar o seu contato. Eu vi pessoas fazendo essas três opções, e nem sempre davam certo pra elas. Fica na sua conta e risco tentar e arriscar uma dessas opções!

No mais, boa viagem, viajêra! Deixe aqui nos comentários o que achou do artigo, dúvida, sugestão e eu te responderei 🙂

Gostou? Compartilhe!

CONHEÇA O PROJETO

Portal de relatos e dicas de viagens para mulheres que querem viajar sozinhas ou estão viajando sozinhas pelo mundo. Vamos nessa?

NEWSLETTER

Descontos para Você

Aproveite as vantagens para sua viagem!
NOSSOS PROJETOS

Apoie este projeto!

Saiba como participar do Elas!
ÚLTIMOS POSTS
CARTÕES POSTAIS

Gostou? Comente abaixo!

2 respostas

  1. Não funcionam mais os chips internacionais vendidos online em sites, inclusives no Brasil? Encontei um que informa cobertura global, inclusive Cuba. Já outro, informa “cobertur suspensa em Cuba”.

    1. Oi, Patrícia! Eu nunca recomendo comprar chips internacionais para viajar em nenhum lugar do mundo. Eles costumam ser MUITO mais caros e não tem melhor desempenho do que os chips locais. Eu costumo chegar no país e comprar um chip local pré-pago e vou carregando o quanto preciso. Foi o que fiz em Cuba e deu muito certo pra mim 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *