O que você vai ler nesse artigo

Por que incentivar uma mulher a viajar sozinha? Será que precisa criar um site só para falar disso? Pois é, eu acho que precisa. E vou te explicar aqui alguns motivos que sigo incentivando mulheres a viajarem sozinhas. E não só isso, mas também o porquê criei um projeto todo só sobre isso.

Primeiro, vamos por partes: cada mulher vai ter o seu motivo para viajar sozinha. Pode ser pra conhecer um lugar diferente, realizar um sonho, experimentar uma culinária, aprender uma nova língua, ficar sozinha em um lugar novo, desenvolver uma habilidade. A forma como a viagem vai impactar cada uma é única, não é uma receita pronta que vai ser igual para todas. 

Seja ele qual for, a viagem sozinha pode ser uma ótima ferramenta para sua vida, e é sobre isso que eu quero falar aqui. Por isso, os motivos vão ser diferentes também. Ou seja, cada uma tem o seu “por que para viajar sozinha?”, aqui eu quero conversar sobre benefícios que pode trazer para a sua vida.

Inclusive, quero dizer que não, não encorajo que toda e qualquer mulher deva viajar sozinha pelo menos uma vez na vida. Essa é uma vontade minha, uma lente minha que levo pra mundo. Na verdade, é apenas uma ferramenta entre tantas, não é a única e você pode ter outras.

Se viajar sozinha fizer sentido pra você, seja bem vinda e bora conversar sobre isso. Por outro lado, se não quiser viajar sozinha, tudo bem também, torcendo para você encontrar a sua ferramenta que mais faça sentido na sua vida. Para quem quer, bora falar sobre viajar sozinha!

“Uma mulher precisa viajar para descobrir por si mesmo onde é capaz de chegar”

| TAMARA KLINK

Mulher e viagem sozinha: uma breve história

Não nascemos viajantes. Quer dizer, minto. Não somos criadas para desbravar, para ousar, para viajar. Muito menos sozinhas.

Por séculos as mulheres foram destinadas a cuidar apenas do lar, do marido e dos filhos. Dela mesma? Vontades dela? Irrelevantes. A viagem em si, como conhecemos e falamos até hoje, surgiu com jovens britânicos que iam viajar um tempo antes de fazer faculdade ou para estudar. Nessa época, mulheres não eram nem autorizadas a irem pra faculdade, imagina viajar?

Aliás, como fomos – e ainda muitos de nós são – criadas para cuidar, não ficamos sozinhas. Sempre estamos na companhia de alguém. E em alguns casos, são esses outros alguéns que tomam as decisões, que escolhem, e nós apenas seguimos.

E por estarmos pensando nas necessidades e vontades de outros, nem sequer paramos pra pensar no que realmente queremos. É muito difícil termos esse momento nosso, só nosso, pensar somente em nós.

E isso nos leva a aprender a estar na própria companhia. Quando a solidão vira solitude, você não vai aceitar toda e qualquer companhia por carência, por receio de estar só. Porque estar só deixa de ser ruim e passa a ser uma vontade.

Com o passar do tempo, tivemos que conquistar muitos direitos que os homens já nascem se dando. E uma delas é a viagem, algo que ainda estamos desbravando cada vez mais e abrindo caminhos para outras mulheres. Viajar não é uma necessidade humana, e poder se ausentar por um tempo da rotina da nossa zona de conforto (por escolha) é um grande privilégio. 

Cada vez mais mulheres estão na estrada, e já até superamos os homens em número de viajantes. É isso mesmo: mulheres viajam mais que os homens!

Então, por que viajar sozinha?

Comecemos pelo mais clichê-de-todos: autoconhecimento. Aprendemos muito sobre o que gostamos ou não. Mas, mais que isso, o que aceitamos em nossas vidas ou não, como situações, relacionamentos, amizades, rotinas, o que seja.

Além disso, nos abrimos para conhecer o mundo em suas maiores diversidades. A nossa lente de mundo muda, vemos que tem outros jeitos de viver, de trabalhar, de comer, de dormir, de tudo. Nos abrimos para o novo e mudamos até mesmo como vemos a vida.

E como na viagem sozinha temos mais liberdade em vários sentidos, podemos escolher o que realmente fazer ou ser. Ao invés de ficar seguindo outras pessoas quando viajamos acompanhadas. Isso nos ensina a tomar decisões, a pensar em nós e puramente nas nossas vontades.

Mais que isso, também nos ensina a dizer mais “não” de boca cheia. Sem precisar falar o porquê desse não, porque quando vai viajar sozinha, não precisa ficar dando mil satisfações a ninguém. Com isso, aprendemos a respeitar as nossas vontades e nos ouvir. Se eu não quero, não quero. Calma, o que eu realmente quero?

Pra nos enxergarmos como somos

No final, acabamos reconhecendo a própria força. De olhar pra si mesma e pensar: “caraca, quanta coisa já vivi, que força que eu tenho”. A sua confiança em você mesmo vai melhorar muito, e você vai confiar mais nas suas decisões, na pessoa que você é, no que quer.

Nada disso vem fácil, vem simples. É um caminho que escolhemos trilhar para nos levar até quem queremos ser, até o que queremos fazer. Por fim, levamos essas mudanças pra vida depois, não só pra viagem. E é por isso que quando me perguntam “por que viajar sozinha?” eu digo: “porque pode mudar a forma como você vive depois… Pra sempre”.

Agora imagine um mundo em que mulheres se sintam como são: gigantes. É por isso, acredito que viajar sozinha pode nos ajudar não só individualmente, mas coletivamente. Como comunidade, como sociedade.

Por que um projeto para mulheres que querem viajar sozinhas?

O ELAS nasceu justamente para compartilharmos dicas, histórias, inspirações, dificuldades… tudo. Essa comunidade quer mostrar as mais diversas histórias para que você construa e viva a sua própria jornada.

O motivo de criar um projeto todo para falar sobre viajar sozinha é porque às vezes não sabemos que essa é uma opção para nós até ver alguém como nós fazendo isso.

Tem vezes que precisamos de espelhos, de pessoas que foram antes de nós para nos dizer que dá pra ir. Ver alguém que foi e voltou inteira, cheia de si e de histórias pra contar. Cheia de vida. Pensamos: “hmmm… e se fosse eu?” Pois aqui no Elas Viajam Sozinhas mostramos que pode ser você.

A partir dai o sonho começa a criar forma, que vira um plano e depois vira realidade. E quanto mais mulher for viajar só, mais caminhos são abertos para nós no mundo todo.

E é esse o motivo que o Elas existe, para que você encontre mulheres como você, que tem um estilo de vida e de viagem parecidos. Para que você se inspire a viver algo que nem sabia que podia sonhar.

Se já foi viajar sozinha, por que não vem nos contar uma história tua?

Ou então, se sente que precisa de uma mão para tirar a sua viagem do papel, podemos conversar mais na mentoria Primeiros Passos.

Me conte o seu “por que viajar sozinha” nos comentários e se tem mais algo que a viagem sozinha te trouxe pra sua vida!

Gostou? Compartilhe!

CONHEÇA O PROJETO

Portal de relatos e dicas de viagens para mulheres que querem viajar sozinhas ou estão viajando sozinhas pelo mundo. Vamos nessa?

NEWSLETTER

Descontos para Você

Aproveite as vantagens para sua viagem!
NOSSOS PROJETOS

Apoie este projeto!

Saiba como participar do Elas!
ÚLTIMOS POSTS
CARTÕES POSTAIS

Gostou? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *