O que você vai ler nesse artigo

Se você está aqui é porque provavelmente diz “não gostei de viajar sozinha”, e fica calma que está tudo bem. Eu não estou aqui para te fazer mudar de ideia e se jogar em outra viagem sozinha. Eu estou aqui para trazer alguns questionamentos para que você se questione e entenda se viajar sozinha não foi legal porque você estava fora da sua zona de conforto ou se realmente não é algo que você gosta.

Muitas mulheres podem viajar sozinha por admirar quem faz, querer ter a mesma sensação de liberdade que imagina que a outra pessoa tenha. Por acreditar que uma mulher empoderada viaja sozinha, sente que tem que fazer isso talvez pra provar pra ela ou pras outras pessoas. Não, você não precisa mostrar nada pra ninguém. Se for viajar sozinha, que seja algo que você realmente quer.

💥 Inclusive, vem ler esse texto aqui: “Você não precisa viajar sozinha se não quiser!”

Se era algo que você realmente queria, mas não gostou de viajar sozinha, vem aqui e vamos conversar. Vou trazer alguns questionamentos sobre o momento que você está vivendo, o porquê escolheu viajar sozinha, o destino escolhido, expectativa x realidade, sobre solidão e alguns outros tópicos.

Mas se no final não quiser continuar viajando sozinha, não viaje. Existem milhares de outras formas para se conhecer, descobrir novas habilidades, se desafiar, curtir a própria companhia. Viajar sozinha é só uma delas. Não se force se não for isso o que você quer. Mas, se for, vamos tentar entender o porquê você não gostou e o que pode fazer para mudar isso!

Será que é um desconforto por estar só e não estar acostumada?

Ou será que é porque você está fazendo algo novo?

Será que você estava num bom momento pra viajar sozinha?

Momento de vida que você está vivendo

Um dos motivos para não ter gostado da viagem sozinha é que talvez você esteja num momento em que esteja querendo estar com alguém, mais novos amigos, antigos amigos. Esteja precisando de companhia. E não tem nada de errado em precisar de companhia. Nós somos feitos de coletivo também, e saber o momento que você está na vida, precisando de uma parceria ou precisando estar sozinha, vai fazer a diferença na sua viagem.

Se você está precisando de companhia, viaje com amigas, fique com elas, mas não se force a fazer algo sozinha se está sentindo que não é disso que você precisa. Ou viaje e faça novas amizades. O problema é que se você estiver indo viajar sozinha, mas estiver num momento mais introspectivo de querer estar só, vai ser mais difícil se abrir para novas amizades. Isso porque o momento que você está vivendo é mais recluso.

Mas existe momento certo pra viajar sozinha?

É claro que não, a gente nunca vai se sentir pronta para viajar sozinha porque o nosso medo vai nos proteger e tentar nos colocar no que já conhece, que entende como seguro. Mas não é sobre isso que estamos falando aqui: é sobre você SENTIR que está disposta a passar por momentos sozinha, de solidão, de tomadas de decisão, receber sozinha as consequências, e por ai vai.

Se você sentir que não está num momento em que isso te fará bem, que não é isso o que busca agora: tudo bem não ir e adiar essa viagem para um momento que estiver se sentindo melhor para encarar esse novo desafio.

Motivações da viagem

Você sabe dizer o motivo que te levou a viajar sozinha? Existem milhares de motivos que levam uma mulher a querer se aventurar sozinha pelo mundo. Pode ser por querer ter momentos sozinha, ou por querer conhecer um destino e ninguém querer acompanhar, por autoconhecimento, por se desafiar a fazer algo novo… o que seja, espero que você esteja viajando sozinha porque quer.

Parece até que hoje em dia tem uma certa competição de quem se conhece mais, é mais empoderada, como se fosse algo capaz de medir. Como se quem viaja sozinha fosse mais livre, ou quem viaja sozinha e faz terapia se conheça mais, talvez quem viaja sozinha faz terapia e yoga seja mais empoderada… e assim por diante. A verdade é que existem centenas de formas de se autoconhecer, de se aventurar, de curtir a própria companhia. Viajar sozinha é somente uma delas!

Trecho do texto “tudo bem se você não quer viajar sozinha

Aqui no Elas Viajam Sozinhas é óbvio que defendemos que mulheres viajem sozinhas, mas não que TODAS as mulheres viajem sozinhas. É mais assim: se você quiser viajar sozinha, você tem o direito de ir, e aqui queremos te dar dicas de quem já foi para que o seu caminho seja mais leve. Mas se você não que ir, não vá.

Escolha do lugar

Por que você escolheu esse lugar como destino da sua primeira viagem sozinha? Existem centenas de listas de pra onde você deve viajar nas suas férias, no feriado, seja lá o que for. Mas você está pensando no que você gosta? Se está mais num momento de praia, ou de friozinho? Cidade ou interior?

Existem lugares inclusive que estão “em alta” no turismo, que é só você ir pra lá que o seu perfil das redes sociais fica em alta. Mas, antes de ir, não vale pensar se aquele realmente é um destino que você quer conhecer? Se você gostar mais de cidade grande, talvez uma praia isolada paradisíaca não seja muito a sua cara.

Essa é a sua PRIMEIRA decisão viajando sozinha, não se deixa levar apenas pelas sugestões e dicas das pessoas. Ouça, mas leve em consideração as suas vontades, gostos. Essa é a primeira vez escolhendo por você, não deixa ninguém definir o seu destino por você.

Trecho do texto “Para onde viajar sozinha?

Expectativas x realidade

Se você realmente escolheu o lugar porque quis e mesmo assim não gostou, será que as suas expectativas para aquele lugar estavam muito altas? Vendo fotos nas redes sociais, de fotógrafos, revistas, criamos muitas imagens de como é aquele lugar, de como seriam as nossas experiências. E ao chegar lá, nos deparamos com a realidade.

Pode ser o lixo acumulado nas ruas pelo turismo massivo e a falta de estrutura da pequena cidade que não tem como recolher o lixo. Ou quem sabe seja a desorganização em alguns passeios, a sensação de insegurança, os golpes em turistas constantes, o que for. A gente cria uma fantasia em nossas cabeças e acaba se decepcionando… porque nada vai ser mais legal do que a nossa imaginação.

Ao invés de criar todo um cenário, tente se abrir para essa realidade que você está vendo, tente entender as dinâmicas locais. Não deixe isso afetar a ponto de você desistir de curtir a sua viagem sozinha.

Desconforto

Viajar sozinha pela primeira vez é sair da zona de conforto para muitas pessoas. Eu mesma quando fui viajar sozinha pela primeira vez me senti muito estranha em tomar tantas decisões sozinha, e receber todas as consequências sozinha. Era como se eu estivesse buscando a validação, a aprovação externa para o que eu escolhia… para a minha viagem. Faz algum sentido? Talvez não, mas foi exatamente assim que eu me senti.

Também tem o sair do que você conhece: que é a sua cultura, a sua comida, a sua língua, a sua casa. E isso nem falo pra quem sai do país, porque quando fui viajar pro Pará eles falavam tantas palavras que eu não conhecia que me sentia aprendendo um novo idioma. A comida nem sempre cai bem, a cama não é igual a nossa. Mas tudo isso faz parte da viagem, conhecer novas realidades.

Se você estiver em “modo comparação”, pode ter certeza que nada vai ser do jeito que é na sua casa, tão confortável quanto o que você já conhece. E se ficar assim, não se abrir para conhecer o novo e diferente sem julgar ou comparar, realmente a viagem não vai ser tão legal.

Solidão e solitude

Solidão e solitude, duas palavras tão parecidas e tão diferentes ao mesmo tempo. A primeira é sobre a dor de estar só, de sentir que precisa de companhia, de não gostar da própria companhia. Enquanto a segunda dia sobre o oposto: o prazer da própria companhia, a felicidade de estar só.

De primeira, quem não está acostumada a ficar sozinha (principalmente em ambientes novos e desconhecidos), vai se sentir desconfortável com a própria companhia mesmo. É algo que vamos construindo aos poucos até virar um sentimento de solitude. Se viajamos só 3 ou 4 dias, pode ser que esse sentimento não transforme de solidão para solitude.

Mas a notícia boa é que podemos aproveitar a nossa própria companhia sem ter que viajar: vá ao cinema, ao parque, museu, teatro, cafeteria, livrarias, feiras, shows… Faça o que você gostar de fazer, mas tente ir só.

Fazer amigos ou não, eis a questão?

E pode ser também que seja cíclico: agora quero estar só, mas depois posso querer companhia. E com essa tecla voltamos para o primeiro tópico: será que não era hora de você estar com outras pessoas e você se forçou a estar sozinha?

Se não for o caso, talvez possa ser que você tenha tido dificuldade de fazer amigos na viagem. Por isso uma das primeiras dicas que dou para as primeiras viajantes é: fique hospedada em hostels, se enturme, vá a encontros de Couchsurfing, converse com as pessoas.

Se você for tímida, não se preocupe. Estar em hostel é um ambiente tão viajante que alguém vai te abordar, vai conversar com você. Mas também não fique só esperando: pergunte o nome, fale sobre algo da cidade, tire dúvida sobre algum passeio. Deixe essa ideia de que você é tímida de lado e se abra um pouco.

Replicar viagem de outra pessoa

Num mundo de viagens e redes sociais, vemos muitas pessoas viajando a todo tempo. O que pode acontecer é a gente replicar a viagem de outra pessoa, repetir os mesmos passos que ela fez na expectativa de ter as mesmas experiências. Receita pra decepção, porque nem a mesma pessoa viajando de novo praquele destino vai conseguir repetir as experiências que viveu.

É claro que podemos e devemos nos inspirar em viagens de outras pessoas, pegar dicas, mas não criar expectativas de que vai ser do mesmo jeito que foi pra ela. Veja o roteiro dela, veja o que se encaixa no que você gosta e gostaria de fazer, mas não copie linha por linha.

Aliás, aprenda a fazer o seu próprio roteiro de viagem sozinha aqui!

Tirar fotos sozinha

Essa também é uma queixa constante no quesito viajar sozinha: como tirar fotos se não tenho companhia? É claro que esse é um desafio, e tem mais de uma solução. Você pode pedir para desconhecidos que estão por perto, pedir para amigos feitos no hostel, usar um tripé, ou pode usar alguns truques de celular para tirar fotos sozinha também. Todas as dicas estão no texto sobre como tirar fotos ao viajar sozinha sem ser selfie.

Antes de começar, vale lembrar que toda foto é uma lembrança de uma viagem, de um momento que vivemos. Ela não precisa ser perfeita ou até mesmo “Instagramável”, pode ser que ela seja apenas um registro de viagem que te faça relembrar, sentir de novo sensações que teve naquele momento da foto. E é claro que ter fotos é legal, mas que ela não seja o centro e o motivo da sua viagem.

Trecho do texto “Como tirar fotos ao viajar sozinha [sem ser selfie]

Autoconhecimento

Estava esperando todas as respostas para as suas crises e só voltou mais confusa?

Bem-vinda ao clube, viajêra!

Muitas mulheres vão viajar sozinha esperando um momento meio nirvana, algo que nos transcende. Quando, na verdade, viajar sozinha vai ser vida real. Vão ter dias incríveis e emocionantes, e outros difíceis e carregados de medos e saudades do conforto.

E, sim, a viagem vai sim nos trazer mais perguntas, e talvez não tantas respostas. Sabe aquela frase bem clichê de José Saramago: “É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós.

Ao se afastar de quem você acha que é, da sua cidade, famílias, rotina, pode ser que você comece a se questionar sobre você, sobre o caminho que você está trilhando. E a resposta dificilmente vai vir na viagem, você vai ter que pensar nela… pode ser na viagem ou não.

Outro ponto é você se conhecer mesmo. Só você vai saber se viajar sozinha é algo que você ficou desconfortável por algum (ou alguns) dos motivos acima ou se realmente não gosta de viajar sozinha. Isso é autoconhecimento também, saber os seus limites, vontades,

Afinal, dar ou não uma outra chance pra viagem?

Não tem o menor problema dizer “não gostei de viajar sozinha”, você tem todo direito de não gostar e não querer fazer de novo, você não é obrigada a viajar sozinha. Aqui eu trouxe algumas reflexões para quem queria muito viajar sozinha, viajou, diz que não gostou, mas que talvez gostaria de tentar de novo.

Será que você se identificou com algum desses tópicos? Será que vale a pena refletir sobre o que te incomodou e SE você está disposta a tentar de novo? O que você poderia fazer diferente da próxima vez?

Se tiver alguma outra possibilidade que não mencionamos aqui, escreva nos comentários!

Não importa o que você decida, apenas lembre de que você não precisa viajar sozinha, você não tem que provar anda pra ninguém. Mas se quiser viajar sozinha, espero que possamos te ajudar e apoiar a fazer essa experiência mais leve pra você!


Gostou desse conteúdo aqui? Nos acompanhe também no Instagram!

Gostou? Compartilhe!

CONHEÇA O PROJETO

Portal de relatos e dicas de viagens para mulheres que querem viajar sozinhas ou estão viajando sozinhas pelo mundo. Vamos nessa?

NEWSLETTER

Descontos para Você

Aproveite as vantagens para sua viagem!
NOSSOS PROJETOS

Apoie este projeto!

Saiba como participar do Elas!
ÚLTIMOS POSTS
CARTÕES POSTAIS

Gostou? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *