Como tirar fotos ao viajar sozinha? Sem ser selfie!

Compartilhe: 

O que você vai ler nesse artigo

Uma das principais queixas é: “mas como viajar sozinhas e ainda tirar fotos? Esse artigo é para você, aqui vou explicar o que faço para ter fotos minhas nas viagens sozinhas. Todos as fotos desse artigo eu tirei sozinha ou alguém (desconhecido ou amigo de hostel) tirou por mim. Claro que existem as opções de selfies, mas acho que essa forma de tirar foto todas já conhecemos. Então, bora aprender novas formas de tirar fotos de si ao viajar sozinha?

Antes de começar, vale lembrar que toda foto é uma lembrança de uma viagem, de um momento que vivemos. Ela não precisa ser perfeita ou até mesmo “Instagramável”, pode ser que ela seja apenas um registro de viagem que te faça relembrar, sentir de novo sensações que teve naquele momento da foto. E é claro que ter fotos é legal, mas que ela não seja o centro e o motivo da sua viagem.

Inclusive, quer dicas para escolher um lugar pra viajar sozinha? Vem aqui!💥

Vamos pras dicas?

Tirar fotos em uma viagem sozinha

Viagem hoje em dia é quase sinônimo de foto, mas se viajamos sozinhas, como vamos ter fotos da viagem? A primeira dica que eu dou é: perca a vergonha, porque muitas das vezes teremos que pedir ajuda para desconhecidos ou novos-amigos de hostel ou passeios.

Caso você não goste tanto de fotos fazendo poses, você te dou três opções que uso: não tirar foto com você toda nela; fazer uma gracinha na foto; ou fazer uma foto mais discreta, como andando de costas, com o rosto virado.

tirar fotos sozinha
Meus pés me representando na foto na Ilha Ometepe (Nicarágua)
tirar fotos sozinha
Fingindo não olhar pra foto na Cidade do México (México)

Peça ajuda

Como já falei sobre quebrar a barreira da timidez aqui, procure pessoas que estão pelo lugar onde você quer a foto e peça para tirar uma foto sua lá. Esse é um ótimo exercício para não ficar tão introspectiva nos lugares e se arriscar a conhecer novas pessoas.

Desconhecidos

Um truque que eu uso é observar pessoas que estejam com câmeras na mão, as chances delas entenderem mais de enquadramento, luz, posicionamento, são maiores. Caso não tenha ninguém, mostre pra pessoa no seu celular como quer o enquadramento da foto e vá se posicionar. Quer dizer que vão acertar? Não, nem sempre, mas as chances aumentam.

Um outro truque que uso para ter fotos viajando sozinha é se oferecer para tirar fotos de alguém, um grupo de pessoas, um casal. E depois que tirar, pedir para tirar sua foto também. Desse jeito você “deu algo em troca” para a pessoa.

Uma dica final é: aprenda algumas palavras na língua local para “por favor”, “obrigada”, “tirar foto”. Caso peça para um local tirar a foto, jogar essas palavras já vai arrancar alguns sorrisos deles e as chances deles toparem tirar fotos suas viajando sozinha aumentam.

Se não gostou da foto, espere a pessoa ir embora (pra ela não se sentir humilhada, claro), ou vá até outro lugar e peça para outra pessoa tirar sua foto. Aqui abaixo tem 3 exemplo de fotos diferentes que pedi para estranhos tirar de mim em Machu Picchu (Peru):

Novos amigos de hostel

Quando viajamos e nos hospedamos em hostel acontece de formamos panelinha grupinhos de amigos e andar pela cidade juntos. Nesse caso, peça pra eles, tire fotos deles, tirem fotos juntos, faça a festa com as fotos. O bom é que se você já tiver mais intimidade com a pessoa, pode apenas virar e falar “tira outra?” caso não tenha gostado.

Se você, assim como eu, gosta de fotos mais espontâneas e não tão posadas, tire fotos aleatórias desses teus amigos que estão conhecendo a cidade com você. Mostre a eles, e eles também vão tirar fotos suas durante o passeio. Caso eles não tirem, peça: “pode tirar uma foto minha aqui?” e ande de costas, ou vire o rosto pra não olhar pra foto. Nem toda foto precisa ser posada.

Tripés e improvisos

Se você fizer questão de fotos e for muito muito muito tímida, pode levar um tripé para tirar suas próprias fotos, no ângulo que você quiser. A grande desvantagem não é só o peso do tripé, mas também o espaço que ocupa na mochila. Existem alguns tripés menores como o Monkey Pod que são mais leves e ocupam menos espaço. Mas como ele é bem mais baixinho, precisam ser colocados em algum lugar alto para as fotos.

Caso você não queira levar um tripé: use a criatividade e improvise! Pode apoiar no chão, num muro, numa pedra, na sua mochila, o que achar pelo caminho. Mas tem uns truques de câmera que vão te ajudar e muito quando apoiar a sua câmera, seja com tripé ou com um “tripé improvisado”.

Truques de câmera

Além de tudo isso, você pode também usar alguns truques de câmera para tirar fotos quando for viajar sozinha. Um truque é usar o timer da câmera, que funciona como um relógio para a sua câmera disparar. Coloca para disparar em 10 segundos, se posiciona e repete o processo até sair uma foto que você goste. Exemplo na primeira foto, na Bahia, onde apoiei o celular no chão e coloquei para disparar com timer.

Outro truque é fazer um vídeo e depois pegar capturas da imagem nas que mais gostar. Nesse caso as fotos não ficam tão em alta qualidade porque elas são capturas de um vídeo, mas quebra super o galho quando estamos sozinhas. Veja exemplo na foto do meio, captura de um vídeo feito em Copán, Honduras.

E por último, tem uma ferramenta nas câmeras de alguns celulares que é o disparo de foto contínua junto com timer. Ou seja, o celular vai tirar fotos a cada 3 segundos e você pode ir se mexendo até uma foto te agradar. Você pode ver um exemplo desse truque na última foto, tirada na Bahia. Esses foram os três truques de câmera que eu mais uso para tirar fotos ao viajar sozinha.

Segurança

Mas também vem a dúvida: e se roubarem o meu celular/câmera quando eu pedir para tirar um foto? Infelizmente isso pode acontecer em qualquer parte do mundo e é um dos motivos que muitas mulheres não pedem para tirar as fotos delas. E eu entendo esse medo, é claro que todos temos esse medo também.

Por isso, quando são desconhecidos, eu geralmente peço para mulheres tirarem fotos (me sinto mais segura), casais ou famílias que também estejam por lá, e que normalmente também são turistas. Caso não tenha e você quer uma foto, peça e não se afaste tanto da pessoa. Ou, se for tirar foto sozinha, apoie em algum lugar que você consiga ver o celular de onde vai tirar a foto.

Se você ficar muito preocupada com isso, veja se tem alguma autoridade como polícia e guarda municipal por perto. Pra falar a verdade, eu não fico muito noiada com isso e nunca vi ninguém ter tido o celular roubado tirando fotos sozinha ou pedindo pra estranho. Mas, na dúvida, fique de olho.

Quer ler outras histórias e relatos relacionados à segurança? Vem ver aqui esse Guia no Instagram!

Resumo

Como falei por aqui, existem várias formas de tirar fotos ao viajar sozinha. E mesmo se você não gostar, mas quiser registros de suas viagens, tem também como tirar fotos mais discretas. A primeira dica é: use esses momentos para conversar com pessoas, perder a timidez.

Use e abuse de amigos de hostel, passeios e onde mais encontrar esses “fotógrafos”. E além disso, use os truques da câmera do seu celular para tirar fotos também, tanto o timer, quanto fazer vídeos ou disparos em fotos contínuas.

Mais importante que tudo isso, curta a sua viagem ao máximo, aproveite cada momento e não fique focada tanto em fotos. Use as fotos como registros de sensações para sempre se lembrar como estava se sentindo naquele lugar. No mais, boa viagem e boas fotos, viajêra!

⚠️ Tem mais algum truque para tirar suas fotos quando viaja sozinha? Conta aqui nos comentários!


Gostou? Compartilhe!

CONHEÇA O PROJETO

Portal de relatos e dicas de viagens para mulheres que querem viajar sozinhas ou estão viajando sozinhas pelo mundo. Vamos nessa?

NEWSLETTER

Descontos para Você

Aproveite as vantagens para sua viagem!
NOSSOS PROJETOS

Apoie este projeto!

Saiba como participar do Elas!
ÚLTIMOS POSTS
CARTÕES POSTAIS

Gostou? Comente abaixo!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *