Câmbio blue: o que é e como fazer o câmbio paralelo na Argentina

Compartilhe: 

O que você vai ler nesse artigo

Se você vai viajar para a Argentina, faça o câmbio blue. Com o real desvalorizado todos os brasileiros estão buscando lugares pra viajar em que o câmbio seja bom, e esse lugar hoje em dia, pertinho da gente, é a Argentina. Um país lindo e cheio de paisagens incríveis, comida boa, música contagiante, pessoas queridas e muito mais.

🇦🇷 Hey, viajêra! Vem ler relatos pela América Latina, clica aqui!

Se você for fazer o câmbio normal hoje, vai trocar o seu real por 30 pesos argentinos. Mas se você for fazer o câmbio paralelo, ou câmbio blue, hoje, o seu real vai valer 61 pesos argentinos. Sim, o dobro do valor. Ou seja, a sua viagem pode sair pela metade do preço se você fizer o câmbio paralelo. Mas antes, vamos entender o que é, como funciona e alguns truques para quando for viajar por lá?

O que é o câmbio blue na Argentina?

A Argentina vem sofrendo com grandes inflações há muitos anos, e os próprios argentinos precisavam pensar em maneiras de fazer com que o dinheiro deles não desvalorizassem tanto. E por isso, o dólar começou a fazer compra e venda de outras moedas fora do mercado formal.

Existem diversos câmbios paralelos que vem sendo criado, o mais comum para turistas é o câmbio blue mesmo. Se ficou curioso para saber dos câmbios, imagina que tem o dólar Coldplay, dólar Netflix, dólar Catar e outros. Entenda melhor nessa reportagem do O Globo.

Por que surgiu o câmbio paralelo?

Como o peso argentino vem passando por muita desvalorização, os próprios argentinos passaram a proteger o patrimônio comprando dólares, uma moeda mais estável. Quando o governo limitou a compra e venda de dólares no país, a população recorreu ao mercado paralelo. E assim surgiu o câmbio blue e tantos outros câmbios.

O câmbio blue é ilegal?

Calma, não é tão simples assim. Ele pode ser considerado ilegal porque não é operado / regulado pelo Banco Central da Argentina, mas você não vai ser preso por fazer esse tipo de câmbio. Até porque os próprios argentinos fazem esse câmbio no dia a dia deles.

Onde vejo a cotação do câmbio blue?

O jornal La Nación da Argentina e o jornal Clarín são meios confiáveis para ver quanto está o câmbio de dólar oficial e quanto está o tal do dólar blue, como também é chamado esse tipo de câmbio. Para mais cotações, veja o seu cartão internacional, como Wise, Nomad, e outros, ou empresas que fazem transferências e saques internacionais.

💰 Câmbio e viagem: escolha o melhor pra você!

Como fazer o câmbio paralelo – sem pegar nota falsa?

Você pode até levar os seus dólares e reais para trocar pela Rua Florida de Buenos Aires, a rua com diversas lojas e câmbios. Mas é importante lembrar que esse câmbio é paralelo, o que quer dizer que nem todas as casas de câmbio oficiais vão fazer.

E se você achar alguém gritando na rua que faz câmbio, pode ser que faça, mas as chances de pegar nota falsa também aumentam. E como é paralelo, depois não tem nem com quem reclamar…

Para não cair nessa, a forma mais segura de fazer o câmbio blue é através da Western Union. A WU é uma empresa em que você usa como ponte para fazer as suas transferências e saques internacionais. Eles não possuem um cartão, mas existem diversas agências que você pode sacar o seu dinheiro. E eles estão fazendo o melhor câmbio blue disponível hoje em dia para viajar na Argentina.

❤️ Aprenda a usar a Western Union nesse artigo aqui!

Dicas e conselhos pra fazer o câmbio paralelo

Lembrando que o câmbio blue pode chegar a valer o dobro do câmbio oficial, imagine só a quantidade de dinheiro que você vai sacar de uma vez só? Leve sempre uma bolsa segura onde você poderá guardar o seu dinheiro, uma pochete reforçada, para não ficar com os bolsos cheios de notas. Inclusive, não fique passeando depois pelas ruas. Volte para a sua estadia para guardar parte do dinheiro em segurança.

Importante dizer também que pelo saque feito pelos argentinos, a própria Western Union acabou limitando o valor de saque por pessoa. Existe a diferença entre agência Western Union, que é a empresa oficial, e empresas e lojas credenciadas para fazerem o saque pela Western Union (como a Pague Fácil na Argentina). Normalmente a Western Union oficial não oferece limite, mas algumas das lojas credenciadas sim.

Então, não adianta se enviar 2 mil reais sendo que você não vai ter como sacar uma alta quantia nas agências da Western Union. Certifique-se do valor da agência mais perto de você antes de sacar. Já vi agências com limite de R$ 1500, e outras com limite de R$ 250. Quanto menor a cidade, como na Vila Nahuel em Bariloche, menor costuma ser o valor limite para saque.

Como pagar com câmbio blue em estadias e transportes?

Se você for pagar com o seu cartão brasileiro em sites como Booking, Hostelworld, e outros sites de transportes como Aerolineas, Plataforma10 e outras, você vai pagar o câmbio oficial e ainda o imposto IOF. Sempre que possível pague com dinheiro nos guichês das rodoviárias ou companhias aéreas.

Outra dica importante é sempre colocar a moeda nesses sites para pesos argentinos, porque se você colocar real vai aparecer o câmbio com a cotação oficial, e não o do câmbio blue. Caso você não consiga comprar em dinheiro a sua passagem, se tiver um amigo ou amiga argentina de confiança, peça para a pessoa passar a compra no cartão argentino dela e você a paga em dinheiro.

Espero que essas informações te ajudem a viajar mais e melhor pela Argentina, viajêra! ❤️


Gostou? Compartilhe!

CONHEÇA O PROJETO

Portal de relatos e dicas de viagens para mulheres que querem viajar sozinhas ou estão viajando sozinhas pelo mundo. Vamos nessa?

NEWSLETTER

Descontos para Você

Aproveite as vantagens para sua viagem!
NOSSOS PROJETOS

Apoie este projeto!

Saiba como participar do Elas!
ÚLTIMOS POSTS
CARTÕES POSTAIS

Gostou? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *