Se você vai viajar para a Argentina, faça o câmbio blue. Com o real desvalorizado todos os brasileiros estão buscando lugares pra viajar em que o câmbio seja bom, e esse lugar hoje em dia, pertinho da gente, é a Argentina. Um país lindo e cheio de paisagens incríveis, comida boa, música contagiante, pessoas queridas e muito mais.
🇦🇷 Hey, viajêra! Vem ler relatos pela América Latina, clica aqui!
Se você for fazer o câmbio normal hoje, vai trocar o seu real por 30 pesos argentinos. Mas se você for fazer o câmbio paralelo, ou câmbio blue, hoje, o seu real vai valer 61 pesos argentinos. Sim, o dobro do valor. Ou seja, a sua viagem pode sair pela metade do preço se você fizer o câmbio paralelo. Mas antes, vamos entender o que é, como funciona e alguns truques para quando for viajar por lá?
O que é o câmbio blue na Argentina?
A Argentina vem sofrendo com grandes inflações há muitos anos, e os próprios argentinos precisavam pensar em maneiras de fazer com que o dinheiro deles não desvalorizassem tanto. E por isso, o dólar começou a fazer compra e venda de outras moedas fora do mercado formal.
Existem diversos câmbios paralelos que vem sendo criado, o mais comum para turistas é o câmbio blue mesmo. Se ficou curioso para saber dos câmbios, imagina que tem o dólar Coldplay, dólar Netflix, dólar Catar e outros. Entenda melhor nessa reportagem do O Globo.
Por que surgiu o câmbio paralelo?
Como o peso argentino vem passando por muita desvalorização, os próprios argentinos passaram a proteger o patrimônio comprando dólares, uma moeda mais estável. Quando o governo limitou a compra e venda de dólares no país, a população recorreu ao mercado paralelo. E assim surgiu o câmbio blue e tantos outros câmbios.
O câmbio blue é ilegal?
Calma, não é tão simples assim. Ele pode ser considerado ilegal porque não é operado / regulado pelo Banco Central da Argentina, mas você não vai ser preso por fazer esse tipo de câmbio. Até porque os próprios argentinos fazem esse câmbio no dia a dia deles.
Onde vejo a cotação do câmbio blue?
O jornal La Nación da Argentina e o jornal Clarín são meios confiáveis para ver quanto está o câmbio de dólar oficial e quanto está o tal do dólar blue, como também é chamado esse tipo de câmbio. Para mais cotações, veja o seu cartão internacional, como Wise, Nomad, e outros, ou empresas que fazem transferências e saques internacionais.
💰 Câmbio e viagem: escolha o melhor pra você!
Como fazer o câmbio paralelo – sem pegar nota falsa?
Você pode até levar os seus dólares e reais para trocar pela Rua Florida de Buenos Aires, a rua com diversas lojas e câmbios. Mas é importante lembrar que esse câmbio é paralelo, o que quer dizer que nem todas as casas de câmbio oficiais vão fazer.
E se você achar alguém gritando na rua que faz câmbio, pode ser que faça, mas as chances de pegar nota falsa também aumentam. E como é paralelo, depois não tem nem com quem reclamar…
Para não cair nessa, a forma mais segura de fazer o câmbio blue é através da Western Union. A WU é uma empresa em que você usa como ponte para fazer as suas transferências e saques internacionais. Eles não possuem um cartão, mas existem diversas agências que você pode sacar o seu dinheiro. E eles estão fazendo o melhor câmbio blue disponível hoje em dia para viajar na Argentina.
❤️ Aprenda a usar a Western Union nesse artigo aqui!
Dicas e conselhos pra fazer o câmbio paralelo
Lembrando que o câmbio blue pode chegar a valer o dobro do câmbio oficial, imagine só a quantidade de dinheiro que você vai sacar de uma vez só? Leve sempre uma bolsa segura onde você poderá guardar o seu dinheiro, uma pochete reforçada, para não ficar com os bolsos cheios de notas. Inclusive, não fique passeando depois pelas ruas. Volte para a sua estadia para guardar parte do dinheiro em segurança.
Importante dizer também que pelo saque feito pelos argentinos, a própria Western Union acabou limitando o valor de saque por pessoa. Existe a diferença entre agência Western Union, que é a empresa oficial, e empresas e lojas credenciadas para fazerem o saque pela Western Union (como a Pague Fácil na Argentina). Normalmente a Western Union oficial não oferece limite, mas algumas das lojas credenciadas sim.
Então, não adianta se enviar 2 mil reais sendo que você não vai ter como sacar uma alta quantia nas agências da Western Union. Certifique-se do valor da agência mais perto de você antes de sacar. Já vi agências com limite de R$ 1500, e outras com limite de R$ 250. Quanto menor a cidade, como na Vila Nahuel em Bariloche, menor costuma ser o valor limite para saque.
Como pagar com câmbio blue em estadias e transportes?
Se você for pagar com o seu cartão brasileiro em sites como Booking, Hostelworld, e outros sites de transportes como Aerolineas, Plataforma10 e outras, você vai pagar o câmbio oficial e ainda o imposto IOF. Sempre que possível pague com dinheiro nos guichês das rodoviárias ou companhias aéreas.
Outra dica importante é sempre colocar a moeda nesses sites para pesos argentinos, porque se você colocar real vai aparecer o câmbio com a cotação oficial, e não o do câmbio blue. Caso você não consiga comprar em dinheiro a sua passagem, se tiver um amigo ou amiga argentina de confiança, peça para a pessoa passar a compra no cartão argentino dela e você a paga em dinheiro.
Espero que essas informações te ajudem a viajar mais e melhor pela Argentina, viajêra! ❤️