Existem muitas formas de economizar na viagem, mas nesse post aqui vou dar algumas dicas de como gastar menos com transporte, estadia, alimentação e passeios. Esses são os quatro maiores gastos que não tem como escapar, mas tem como economizar.
Claro, isso vai sempre depender de pessoa pra pessoa, de bolso pra bolso. Aqui a ideia é trazer ideias para você ver o que está disposta a fazer ou não. Use e abuse da sua criatividade também, às vezes a oportunidade aparece na estrada também.
Sempre bom lembrar também aquela famosa frase “tempo é dinheiro”. Nessas dicas aqui você pode até não gastar em dinheiro, mas isso quer dizer que pode demorar mais tempo, vai ter que dedicar horas do seu dia, energia. Ou seja, se você quer economizar dinheiro, mas tem pouco tempo, avalie o que vai dar para você fazer.
Antes de começar, aqui vai uns descontinhos para te ajudar a economizar na viagem:
Tá, agora vamos lá:
Transporte
Vou dar dicas aqui considerando que você não tem carro ou moto, que é o mais comum entre as viajêras!
O transporte coletivo mais comum é o ônibus, mas nem sempre é a opção mais barata. Se a distância for mais curta, pode ser que existam opções de vans coletivas até o seu destino. Existe até o ID Jovem para baratear a viagem (desde que, claro, você se encaixe no perfil do programa), mas há outras formas de economizar também.
🔥 | Confira esse artigo sobre ID Jovem, um documento que permite ter desconto em passagens de ônibus e eventos culturais!
Se você for viajar para um lugar muito distante pode ser que valha mais a pena pagar uma passagem de avião (ou trocar milhas!) e não perder 30h das férias na estrada, sendo que um avião chegaria em poucas horas. Há também muitas maneiras de achar promoções de avião, como o SkyScanner, Melhores Destinos e Passagens Imperdíveis.
✈️ | Artigo para encontrar passagens de avião mais em conta
Ônibus
Para baratear o ônibus, existem sites que fazem promoções de passagens, como a ClickBus e a Quero Passagem. Hoje em dia há empresas que estão tentando oferecer passagens de ônibus mais baratas, como Buser e FlixBus. Porém normalmente os ônibus não saem das rodoviárias e são de acesso mais difícil, como postos de gasolina na saída da cidade. Tem muitos relatos também dos serviços não serem tão bons e de, caso tenham problemas, não terem ajuda da plataforma. É mais barato, mas não tem como exigir a melhor viagem pelo preço que se paga.
Carona
A opção mais barata, mas menos segura é a carona. Existe um jeito de pegar carona que não seja na estrada, aquele famoso dedão levantado pra cima. O aplicativo BlaBlaCar é como uma carona planejada. Você coloca a cidade de partida, o destino e o dia, ele mostra os motoristas que vão fazer esse trajeto de carro. Lá tem o valor que cobram pela viagem (normalmente bem mais baixo que o ônibus), as avaliações do motorista de outros viajantes que já deu carona, verificação do perfil, e algumas informações, como por exemplo, se gosta de conversar ou não, se fuma, entre outros.
Dica extra | Tem uma aba dentro da plataforma Blablacar onde empresas de ônibus anunciam viagens a preços baixíssimos!
Eu viajei por muitos lugares de carona que peguei na estrada mesmo, e é uma grande economia, mas existem riscos (assim como o ônibus também não é 100% seguro), e pode demorar muito mais tempo. Normalmente pegar carona entre cidades pequenas é tranquilo, em muitos lugares, como no interior de Minas Gerais, a carona acaba sendo até comum.
🌻 | Dicas de caronas e Blablacar para mulheres viajando sozinhas
Nas cidades
Ao invés de chamar um Uber, pedir um táxi, que tal usar o transporte local? Não vai ser tão rápido e nem tão confortável, mas pode te aproximar mais da rotina dos locais e você vai gastar bem menos do que pedir um transporte particular. Algumas cidades da América Latina tem a opção de tuktuk (como Peru e Honduras), um transporte asiático que transporta você atrás de uma bicicleta. Por mais que seja um transporte particular (às vezes tem 2 lugares), é um transporte local e pode ser mais barato que um Uber ou táxi!
Se for uma distância curta, considere caminhar. Desse jeito você vai descobrir lugares da cidade que se fosse de transporte público nem iria notar. Pode ser uma livraria, uma cafeteria, uma lojinha local… E pode ser que você se distraia tanto e ande mais do que estava planejando, como a Natasha nesse relato!
Estadia
Precisamos ter onde dormir, não é mesmo? As opções mais comuns em viagem são hotel e pousada, mas elas costumam ter valor mais alto e isso faz com que a viagem que poderia durar um mês, dure muito menos Pensando nisso, vou apresentar algumas opções aqui para você economizar na estadia, mas atenção: às vezes o valor pago não é dinheiro, é com o seu tempo!
Hostel e camping
Entre todas as opções de hotelaria, o hostel é o mais em conta para quem não viaja com barraca. Apesar da maioria ter opção de quartos privados também, dividir o quarto com desconhecidos é a opção mais barata. Uma outra vantagem do hostel é que você vai ter também a cozinha comunitária, mas calma que no tópico alimentação eu falo mais sobre essa parte.
Uma preocupação comum entre mulheres viajando sozinhas ao ficar em hostel é a segurança. Todos tem a opção de quartos mistos, mas muitos oferecem quartos femininos justamente para que nós nos sintamos mais à vontade.
❤️ | Dicas para mulheres viajando sozinhas em hostels
Voluntariado
Essa opção é uma troca de trabalho voluntário por estadia. Ou seja, você vai realizar alguma tarefa no lugar, seja de limpeza, administração, cozinha, arte, jardinagem ou outros, e vai poder se hospedar lá por um tempo determinado. Existem plataformas que te ajudam a encontrar esses lugares, como a Work Away e a Worldpackers, mas aqui vamos falar da Worldpackers.
A Worldpackers é uma plataforma brasileira que faz ponte entre viajantes e estadias para voluntariar. Você se torna membro da plataforma, e lá vai encontrar anfitriões para fazer voluntariados em mais de 120 países. São várias áreas de voluntariado, como limpeza, consertos gerais, cuidado de animais, jardinagem, pintura, fotografia, mídias sociais e outros. Apesar de ter que pagar para ser membro, tem como usar por 365 dias. Se fizer 1 voluntariado por 1 mês já compensa o valor pago para ser membro.
🌎 | Quer saber mais da Worldpackers? Clica aqui!
Nessa opção você tem que dedicar o seu tempo e energia. Você pode até economizar, mas vai ter que fazer trabalhos por pelo menos 4h por dia para eles em troca de estadia e algumas vezes alimentação. Ou seja, você economiza financeiramente, mas tem que dedicar tempo da sua viagem.
10$ de desconto para se tornar membro por 12 meses na Worldpackers!
Couchsurfing
É uma plataforma dos Estados Unidos, mas a diferença é que não é uma estadia, é uma casa de família de locais. Isso quer dizer que pessoas da cidade podem oferecer para te hospedar por um tempo. Couchsurfing é um termo em inglês que significa “surfando no sofá”. Nem sempre vai ser uma cama, pode ser um sofá, um cantinho para acampar, dependendo do país e da cultura, pode ser uma rede ou até mesmo uma cama de madeira, e por aí vai.
A plataforma passou a cobrar uma pequena taxa desde 2020. No Brasil o valor mensal é de R$6, e o anual é de R$45. Mais uma vez, pode ser que você economize financeiramente, mas ser recebido na casa de alguém também exige tempo, energia e dedicação. Eles estão te recebendo porque querem uma troca cultural. Além de compartilharem mais sobre a cultura e a rotina deles, eles querem saber de você. É muito importante fazer algo pela família, seja um jantar, ajudar nas tarefas domésticas, deixar um presente, por exemplo.
⚠️ | Leia esse artigo de dicas para mulheres usando o Couchsurfing
Alimentação
Independentemente de viagem ou não, vamos comer todo dia, então também temos que colocar no planejamento. Pra mim, é até um dos motivos que viajo. Quem não quer viajar e provar os sabores desse mundo? Mas há diferentes formas de experimentar pratos diferentes…
Restaurante
Você pode ir a restaurantes, separar um dinheiro para ir em lugares que quer ir. Mas no dia a dia não tem como fazer todas as refeições num restaurante, a viagem ficaria muito cara. E como a ideia aqui é dar ideias para economizar, vamos conversar sobre restaurante? Tem restaurantes mais caros e chiques, alguns nas zonas turísticas, mas isso nem sempre quer dizer que seja comida local.
Imagina a situação: vem uma pessoa de fora pro Brasil, o que ele comeria que mostraria a comida brasileira, um PF ou quilo onde os brasileiros comem com frequência ou um restaurante menu a la carte? Procure as opções onde os locais comem, além de serem bem mais baratos, também vai mostrar um pouco da autêntica comida daquele lugar. Nada de errado com restaurantes, mas pesa no bolso e essa dica pode te ajudar nessas formas de economizar na viagem.
Conselho de amiga | nem todos os lugares vão ter o nível de higiene que estamos acostumadas. Na Bolívia, por exemplo, era muito comum encontrar cabelo na comida. Comer em mercadões, restaurantes locais, quer dizer que vai de acordo com o que eles estão acostumados a viverem e comerem. Abra a mente, não julgue, vá de coração aberto para experimentar o novo!
Cozinhar
Uma forma de economizar na viagem com alimentação é cozinhando, simples assim. Normalmente nos hostels tem cozinhas comunitárias onde você pode cozinhar. Se você não sabe cozinhar, fica tranquila: muitos viajantes em hostels fazem comida para mais de uma pessoa e depois dividem o valor entre quem comeu. Mas, mesmo assim, saber fazer refeições básicas ajuda muito a economizar na viagem, considere se arriscar na cozinha um pouquinho…
Alguns mercados da cidade são caros, mas uma saída sempre interessante é a boa e velha feira. Ela é comum em muitos países da América Latina, África e Ásia. Lá você pode encontrar opções muito mais em conta e também aproveitar e conhecer mais dos costumes e comidas locais. Se você chegar perto do fim da feira sempre rola a xepa, alimentos sendo vendidos quase de graça ou até mesmo doados.
Passeios
Quando chegamos num lugar novo, um dos objetivos é conhecer os principais pontos turísticos, e muitos deles têm taxas de entrada fixas. Não tem como economizar em entradas de parques nacionais, por exemplo, é uma taxa fixa para estrangeiros. Mas existem passeios com agência de turismo que temos como economizar na viagem. Por exemplo, tem outra forma de chegar até o local que você quer conhecer, sem ser com agência?
Dica | Alguns países oferecem desconto para estudantes em museus e outros lugares; se você for, leve sua carteirinha de estudante internacional da ISIC com você. Pesquise formas baratas de conhecer os lugares.
De forma autônoma
Em San Pedro do Atacama tem uma infinidade de passeios, mas também alguns lugares tem a opção de alugar bicicleta e fazer por conta. Ou até mesmo, a pé, como é o caso de Pukará de Quitor. Claro, a experiência não será a mesma, e não terá o conforto de uma van, mas caso a grana esteja muito apertada, considere conhecer os lugares de outra autônoma.
Com agências
Mesmo assim, se o passeio não tiver nenhuma informação, pode ser que você não aproveite tanto. Se for contratar uma agência de turismo, contrate no local. Vai ser muito mais barato do que contratar uma agência à distância. Hoje em dia tem a opção de usar a internet também. Encontre uma agência local e entre em contato com eles diretamente para saber preços e disponibilidade!
Se fizer amizades no hostel onde está hospedada, faça o orçamento na agência para o grupo todo. As agências costumam dar descontos para um grupo de pessoas, assim todo mundo sai ganhando.
Inclusive, se o passeio que você quer fechar na agência oferece almoço ou outra refeição, tem como abater do preço do passeio e você leva seu próprio lanchinho. Nem sempre isso vai compensar, porque o preço que dão de desconto é tão pouco que vale a pena comer com eles mesmo. Mas não custa perguntar, né?
O que achou dessas dicas, viajêra?
Espero que esse artigo te ajude a pensar em formas de economizar na viagem e consiga se aventurar por mais tempo nesse mundão. Agora que leu todas essas dicas, que tal começar a planejar a sua viagem sozinha? Nesse artigo eu te ajudo a escolher o destino da sua primeira viagem sozinha: “Para onde viajar sozinha?”.
Boa viagem! 🌻
Foto principal por Henry Gillis no Unsplash