Viajando overland no sul do continente africano

Compartilhe: 

O que você vai ler nesse artigo

Esquece tudo o que você já leu sobre formas de viajar pela África, nesse relato da Camila que ficou viajando de overland pelo continente africano por 35 dias, você pode conferir mais detalhes!

Overland por 5 países da África| 2019 – Por Camila Nascimento

No começo de 2019 eu passei 35 dias no Continente Africano: África do Sul, Namíbia, Botswana, Zimbabwe e Zâmbia. Eu queria ver paisagens diferentes e ter uma grande imersão cultural e voi-lá: Vou para a África austral. Que escolha maravilhosa que eu fiz! Mas como poderia me locomover e fazer todos os passeios que eu queria estando sozinha? Foi aí que surgiu a opção de fazer um Overland.

“Over… o que?” O Overland Tour é um tipo de viagem bastante comum no continente africano, em que você entra em um grupo de viajantes e utiliza um caminhão totalmente equipado e adaptado (com lockers, mesas, cadeiras, fogão, geladeira, etc.) como meio de transporte em uma viagem por estrada que inclui os highlights em uma rota previamente planejada. Pesquisei muito sobre roteiros e preços e encontrei uma opção que me agradou: um tour de 24 dias que começava em Cape Town e terminava em Joanesburgo, passando pela Namíbia, Botswana, Zimbabwe e Zâmbia.

Existem dois tipos de tour: camping e acomodado. Devido ao meu orçamento de mochileira optei pelo camping, beeem mais barato. Nenhum arrependimento. O tour oferece todo o conforto possível dentro das condições. Só era chato ter que montar e desmontar a barraca todo dia!

O grupo em que eu estava tinha 12 pessoas, só eu da América do Sul e os outros todos europeus (alemães, dinamarqueses, noruegueses, ingleses e islandeses) e a língua falada por todos era o inglês.

Tínhamos dois guias, que se revezavam como motoristas/guias/cozinheiros. A interação entre os viajantes é muito boa, o tour depende de cooperação pois é necessário ajudar a cozinhar, limpar o caminhão, lavar as louças. Isso era feito por times, cada um exercia uma função a cada dia e não sobrecarregava os demais.

Passei uns dias em Cape Town e em Joanesburgo antes e depois do tour pois meu voo chegava e partia de Joburg. Entre tantas experiências que carregarei por toda a minha vida, conheci pessoas sensacionais, fiz safari consciente e sem agredir o meio ambiente e os animais, vi os “big five”, dormi na areia fofa e com o céu estrelado do deserto da Namíbia rodeada por cheetahs, acordei com elefantes invadindo nosso acampamento, naveguei em uma canoa tradicional em um rio repleto de crocodilos, comi comidas tradicionais, visitei vilas nativas, andei de quadriciclo nas dunas do deserto, pulei de bungee jump em uma das paisagens mais lindas do mundo… Para quem não conhece o sul da África indico ir o mais rápido possível. É fantástico, surreal, inesquecível. Posso dar todas as dicas e orientações e passar o roteiro que fiz para quem se interessar.


Continue acompanhando a Camila no Instagram @camilanasci_adv 

Gostou? Compartilhe!

CONHEÇA O PROJETO

Portal de relatos e dicas de viagens para mulheres que querem viajar sozinhas ou estão viajando sozinhas pelo mundo. Vamos nessa?

NEWSLETTER

Descontos para Você

Aproveite as vantagens para sua viagem!
NOSSOS PROJETOS

Apoie este projeto!

Saiba como participar do Elas!
ÚLTIMOS POSTS
CARTÕES POSTAIS

Gostou? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *