Viajar sozinha de carro no próprio país já seria desafiador, mas fazer isso em outro país onde a mão da estrada é a oposta: mais desafiador ainda. Vem ler esse relato da Tatiana que foi fazer isso na Austrália!
Roadtrip pela Austrália | Setembro 2018 – Por Tatiana Saling
Austrália não foi minha primeira experiência sozinha por esse mundão, mas sem dúvidas foi a mais especial!
Logo que comprei as passagens, recebi vários conselhos para alugar um carro e fazer uma roadtrip, pois esta seria a melhor forma de desbravar o país. Mesmo sabendo que eu era capaz, bateu aquele frio na barriga pois nunca tinha dirigido fora do Brasil e a primeira experiência seria na mão contrária. Após ler muitos blogs sobre como dirigir na Austrália, decidi superar o medo e alugar um carro, e esta foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado! A liberdade de fazer meu próprio caminho na hora que eu quisesse e parando pelos lugares que me interessassem, tornou a relação com o país muito mais intensa!
Foram duas semanas pela estrada, de Sydney até Brisbane, exatos 1482 km rodados sozinha. No início dirigia com uma atenção absurda, o medo de errar era grande. Mas fora alguns limpadores de para-brisas acionados ao invés de setas, deu tudo certo! E após devolver o carro fui até Whitsundays para conhecer uma das praias mais lindas do mundo.
A dica que posso dar para quem quer viver esta aventura é se informar sobre como dirigir na Austrália, e claro, prestar atenção em qual lado da rua está andando! O trânsito é muito bem sinalizado, inclusive com placas “keep left” (mantenha a esquerda), o que ajuda muito nos primeiros dias.
Quanto ao fato de ser uma mulher jovem e sozinha, não tive nenhum problema com aluguel do carro e não sofri nenhum preconceito ao longo do caminho. Bem pelo contrário, todos achavam o máximo eu estar fazendo uma roadtrip sozinha, mesmo aqueles que também estavam sozinhos, porém fazendo o trajeto de ônibus.
A natureza exuberante, o canto dos pássaros, a facilidade de fazer amizades e o jeitinho laid back (tranquilo) do povo australiano fez eu me apaixonar por esse país! Minha experiência foi incrível e enriquecedora, me fez ter certeza que sou maior que minhas inseguranças! Não tenham medo do desconhecido, mesmo que ele esteja do outro lado do mundo, pois depois que a gente dá de cara com ele, descobrimos que somos mais fortes do que imaginávamos!
Continue acompanhando a Tati no Instagram @tatisaling