Um intercâmbio e aprendizados sobre mim

Compartilhe:

O que você vai ler nesse artigo

Letícia foi fazer um intercâmbio no México com alguns colegas da faculdade e quando planejaram uma escapada pra Cancún: todos deram bolo nela. Nesse relato você vai entender melhor quando falamos: “não espere companhia pra viajar, vá realizar suas viagens e vontades sozinha”!

Relato escrito por Letícia Ferreira de Itapetininga (SP) para o México | 2014

Em 2014 eu ganhei uma bolsa de intercâmbio da faculdade, iria estudar no México de agosto a dezembro daquele ano. Na época eu tinha 23 anos, mas eu não fui sozinha, um amigo da mesma sala também havia ganho a bolsa de intercâmbio.

Então, fomos juntos. Chegando lá já fizemos amigos, tinha os estudantes mexicanos e também tinha os outros estudantes estrangeiros, morar fora esse período foi incrível. Logo no início do intercâmbio ficou combinado que iríamos para Cancún em dezembro, já estávamos no México, tínhamos que ir para Cancún.

Porém, o tempo foi passando, a galera gastando em bares e festas (eu não bebo, então não ia em todas as festas), e na hora de comprar a passagem aérea para Cancún ninguém ia. Já estavam sem dinheiro para bancar a viagem. Eu fiquei inconformada de estar no México e não ir para Cancún.

Meu dinheiro estava reservado para viagem, a passagem aérea era barata, então queria muito ir! Foi aí que joguei no Google “mulheres que viajam sozinhas”, ali descobri blogs de mulheres contando suas experiências.

Também peguei dicas com uma estudante brasileira que tinha ido de intercâmbio para o México no ano anterior. Ela tinha ido com uma amiga para Cancún, mas me garantiu que aparentemente era tranquilo andar sozinha por aquelas bandas.

Viajando pra Cancún sozinha

E eu fui, comprei passagem aérea e reservei o mesmo hostel que essa estudante brasileira tinha ficado (na época eu não conhecia o Booking). Foi uma viagem maravilhosa!

Fiquei uns sete dias na região, eu falo que todo mundo precisa conhecer aquela região, a Riviera Maya é simplesmente incrível!

Eu fiquei hospedada em Playa del Carmen, e ali é muito fácil se locomover, tem as vans que levam para as outras praias da região, como Tulum. Tulum é a minha praia preferida porque tem as ruínas de um porto Maya.

Tem um ferry que leva para Cozumel, passeios para Chichén Itzá (a primeira maravilha do mundo que conheci), tem os parques, Isla Mujeres. Ou seja, é uma região cheia de coisas para conhecer, o azul do mar mais lindo que vi até hoje (isso que conheço bastante praia), simplesmente perfeito!

A região de Cancún é praia de gringo, então lá eles cobram pela cara do freguês, então tem que chorar nos passeios, eu falava assim para chorar nos preços “soy estudiante, no tengo dinero”, dava certo, conseguia pagar mais barato do que o primeiro preço oferecido.

Aprendizados

Essa viagem foi muito importante para mim, foi a primeira sozinha, foi ali que aprendi que eu posso viajar para qualquer lugar que quiser, que não preciso depender de combinar férias com outras pessoas (viajar com amigos é legal, mas nem sempre seus amigos guardam dinheiro para viajar ou curtem as mesmas coisas que você curte).

Depois do intercâmbio voltei para o Brasil, voltei ao trabalho. E na primeira oportunidade de folga fui para o Rio de Janeiro, porque no intercâmbio todos me perguntavam se eu conhecia o Rio, e eu ainda não conhecia. Então foi a primeira viagem que fiz estando no Brasil.

Depois disso, todo ano viajo de férias, no intercâmbio descobri que sou viajante!

Já conheço 10 países (México, Colômbia, Perú, Bélgica, França, Espanha, Portugal, Inglaterra, China e Japão) e 22 estados do Brasil e Distrito Federal (do Brasil faltam Acre, Amapá, Roraima e Rondônia). Nas minhas férias do ano passado comecei a fazer pequenos vídeos e colocar no YouTube, mostrando a viagem como ela é, meu estilo é econômico e sem frescuras.

Continue acompanhando as aventuras de Letícia aqui!

Gostou? Compartilhe!

CONHEÇA O PROJETO

Portal de relatos e dicas de viagens para mulheres que querem viajar sozinhas ou estão viajando sozinhas pelo mundo. Vamos nessa?

NEWSLETTER

Descontos para Você

Aproveite as vantagens para sua viagem!
NOSSOS PROJETOS

Apoie este projeto!

Saiba como participar do Elas!