Cearense, 59 anos, mãe e avó: viajando pelo mundo sozinha.
Gostaria de deixar uma mensagem para as mulheres que assim como eu, já passaram dos 50 anos e são mães. Nós mães passamos por diversas situações, sem perceber o quão difícil é ultrapassar estes momentos e buscar os nossos sonhos. Temos uma vida focada em cuidar dos filhos.
Muitas vezes sofremos um prejuízo afetivo enorme, pois temos que trabalhar para reproduzir o conforto no lar, lidar com relacionamentos conturbados, passar por momentos de desvalorização no mercado de trabalho, onde duvidam da nossa competência por estarmos envelhecendo. Também a questão da nossa própria saúde, e, temos que lidar com a questão dos filhos saírem de casa em busca dos seus objetivos.
Além disso, quando tudo parecer caminhar, os filhos voltam para casa. Já estamos cansadas, e chegam os netos. Queremos dar o nosso melhor, fazer até mais do que fizemos pelos filhos, para de certa forma nos redimir. Mas, ao longo dessa carreira árdua de ser mãe sozinha, tive ajuda de diversas mulheres.
Trajetória
Trabalhei muito tempo em presídio e encontrei uma mulher que precisava de ajuda. Eu a levei para casa para me auxiliar com os meus filhos na minha ausência. Nós mulheres temos esse sentimento de contribuição uma com as outras, e nessa jornada pude dividir muitas coisas com pessoas da família (avós, tias), amigas, vizinhas, pessoas queridas que povoam o universo feminino.
Por fim, quando resolvi encerrar a minha carreira no sentido de não precisar estar monitorando mais meus filhos, vê-los andando com as próprias pernas, decidi cuidar da minha vida, de me dar prazer, de realizar os meus sonhos: concretizar-me nesta vida de mochileira, como sempre quis que acontecesse. Entendo hoje que só estou aqui porque os meus filhos me ajudaram.
Queria dizer para as mulheres: se aventurem!
Sou muito satisfeita pelo que desempenhei e desempenho até hoje. Não concordo que devemos viver a vida dos filhos e deixar de viver por conta deles. Esse conceito deve ser modificado.
Resultado: 46 países visitados, e sem nenhuma vontade de parar! 🌎
Continue acompanhando a Jô no @joviajando