O que fazer em Serranópolis, Goiás?

Compartilhe: 

O que você vai ler nesse artigo

Existem algumas joias do Cerrado que ainda permanecem escondidas dos olhos dos turistas, e Serranópolis é uma delas. Uma pequena cidade no sul do Estado, que oferece não só cachoeiras lindas, mas também pinturas e gravuras rupestres. E até mesmo uma linda e refrescante piscina natural, azul.

Aqui conhecemos mais do turismo arqueológico do Estado, tanto nas Grutas do Diogo I e II, quanto também na Pousada das Araras que tem pinturas rupestres bem conservadas. Além disso, visitamos também as cachoeiras perto das Grutas do Diogo, quanto a Cachoeira Ponte de Pedra perto da cidade. Para te ajudar viajar pra lá separei também uma lista de onde comer e onde se hospedar em Serranópolis.

Aliás, esse projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio do Governo de Goiás. O objetivo é te fazer um convite para conhecer as maravilhas ocultas do Cerrado goiano, e Serranópolis é o primeiro episódio.

Para acessar as Grutas e as Cachoeira do Diogo é obrigatório contratar um guia. Nós fomos com o Elio Amorim, que também é geógrafo e nos contou histórias incríveis da região. O telefone dele é +55 64 9998 8309.

Como chegar em Serranópolis

Serranópolis é uma pequena cidade na região sul do Estado. Faz parte da região turística da Chapada das Emas. Fica a 380 quilômetros da capital, Goiânia. O aeroporto mais próximo fica em Jataí, que é o pequeno Aeroporto Municipal Flávio Francisco Vilela – SWJW.

Para chegar em Serranópolis você pode ir de ônibus, de avião até Serranópolis ou então de carro. A melhor forma de conhecer a região é de carro, para poder ter maior liberdade para conhecer a região.

O que fazer em Serranópolis

Gruta I e II do Diogo

Por uma trilha com mata alta, guiados pelo Élio Amorim, um guia geógrafo da cidade (contato dele está na introdução do texto!), caminhamos até a Gruta II. Lá pudemos observar algumas gravuras nas rochas que são bem diferentes de todas que eu já vi.

Estar ali é poder ver a história com os próprios olhos, revelando um passado pré-histórico na região e um tesouro cultural para todos nós. E um lembrete da importância da preservação das gravuras e pinturas descobertas ali.

Como o mais comum são pinturas rupestres, foi bem diferente ver imagens quase saltando da pedra. Já na Gruta I existem mais pinturas rupestres. Todo o ambiente é formado por grutas que dão a magia para o lugar, com muita natureza e o silêncio do cerrado.

Cachoeiras do Diogo

Essas cachoeiras fazem parte do caminho de visita das Grutas. As águas, geladas como a maioria das cachoeiras de Goiás, refrescam do calor da região. Apesar de não terem grandes poços para banho, oferecem uma boa área para aproveitar a natureza em volta.

As trilhas não são técnicas, mas é importante ter atenção ao pisar em algumas partes da descida para não escorregar. Na cachoeira da primeira foto é possível fazer rapel, basta contatar guias na região que fazem esse serviço.

Cachoeira Ponte de Pedra

Cachoeira Ponte de Pedra fica a uma curta viagem de 12 km da cidade de Serranópolis. É um complexo que cobra 25 reais a entrada por pessoa (preço de maio de 2024). Lá eles oferecem um lugar de camping, pousada, área para preparar as refeições, área de jogos, e internet.

Lá dentro existem duas cachoeiras, sendo a Cachoeira Ponte de Pedra a mais conhecida, com maior poço para banho. As trilhas para ambas cachoeiras são curtas, sendo que uma delas é menos de 800m. Aliás, eles fizeram uma proteção com corrimão nas descidas e cordas para se apoiar.

Gruta das Araras

A Gruta das Araras fica na Pousada das Araras, a uma viagem de 36 km da cidade de Serranópolis. Lá você vai encontrar uma grande área com uma estrutura incrível para passar o dia ou pernoitar. Eles tem quartos e chalés lindos em meio a natureza. Com direito a piscina, restaurante, redário, diversos ambientes.

Além disso, lá é abrigo e proteção da Gruta das Araras. Uma Gruta com pinturas rupestres impressionantes, e um desenho de uma arara de cair o queixo. Curiosamente, lá é também abrigo de araras vermelhas reais, que ficam sobrevoando a área.

E até mesmo um lindo mirante que você pode apreciar a paisagem do cerrado. A Pousada das Araras protege a região em meio a diversas plantações. Para acessar a Gruta é preciso uma caminhada por entre as árvores, onde o guia vai explicando sobre o cerrado, importância e preservação.

Piscina Natural

Sim, essa é um rio cristalino que forma uma espécie de piscina natural. Ela também fica dentro da Pousada das Araras e é uma ÓTIMA pedida depois da trilha para conhecer a Gruta e as pinturas rupestres. A natureza forma como se fosse uma galeria em cima da piscina, que faz muita sombra.

Sabe aqueles lugares do Jalapão que tem uma fila de pessoas e tempo limite pra ficar? Aqui você vai poder curtir esse lugar por quanto tempo quiser. Nós fomos em dia de semana, estava vazio e ficamos quase 2 horas ali.

A água é refrescante, não é tão gelada quanto eu imaginei. O que mais me impressionou foram os animais e insetos que ficam rondando a região. Vimos inúmeros pássaros e borboletas na nossa passagem pro lá.

Essa atração está inclusa no “day use” da Pousada das Araras, que é o valor pago para passar o dia no ambiente sem pernoitar. Assim como pode usar a piscina, pedir comida no restaurante, e fazer a trilha guiada até as grutas e mirantes. O telefone para contato com a Pousada das Araras em Serranópolis é o +55 64 9988-8436.

Galpão de artesanato

Por fim, vou te falar do galpão de artesanato que tem na cidade de Serranópolis. Eles fazem diversos objetos com capim do brejo, um tipo de capim comum da região. Artesãos começaram a utilizar para fazer bolsas, cumbucas, vasos e muitos outros itens.

Aliás, ali do lado tem também um museu que está em reforma para receber o público. Nele é possível aprender mais sobre a história da cidade, o motivo do nome, itens e objetos da região, fotos antigas. Além disso, tem até mesmo alguns artefatos encontrados em escavações na Gruta do Diogo.

Onde se hospedar em Serranópolis

A cidade não é tão grande, mas conta com boas opções para você se hospedar por lá. Vou deixar aqui algumas delas para que você escolha a que melhor se encaixa na sua viagem e no seu bolso:

OP’S

Hotel Imperial

Serrano Hotel

Onde comer em Serranópolis

Sabe aquela comida de interior gostosa? Você vai encontrar algumas em Serranópolis. Apesar de ser pequena, com menos de 10 mil habitantes, você vai encontrar bastante opção.

Restaurante O Panelão

Restaurante da Maria

Arizona Café Bar

Sorveteria e Pizzaria Estupendo

Bar do Zelito

Uma dica importante é que muitos lugares que oferecem comida “de verdade”, como falamos do bom arroz-com-feijão-e-misturas-mais-salada funcionam até 14h30 no máximo. Por isso, se for fazer algum passeio durante o dia, tenha isso em mente!

Dicas finais

Enfim, se quiser ver mais detalhes de como é uma viagem para a cidade de Serranópolis em Goiás, o que fazer, dicas de trilhas, assista esse vídeo abaixo. Ele faz parte de uma websérie de seis vídeos que estão no canal Vida de Mochila.

Gostou? Compartilhe!

CONHEÇA O PROJETO

Portal de relatos e dicas de viagens para mulheres que querem viajar sozinhas ou estão viajando sozinhas pelo mundo. Vamos nessa?

NEWSLETTER

Descontos para Você

Aproveite as vantagens para sua viagem!
NOSSOS PROJETOS

Apoie este projeto!

Saiba como participar do Elas!
ÚLTIMOS POSTS
CARTÕES POSTAIS

Gostou? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *