Dicas para viajar sozinha com a Worldpackers

Compartilhe: 

O que você vai ler nesse artigo

Viajar sozinha com a Worldpackers é uma experiência muito imersiva. Você viaja e trabalha nos lugares em troca de estadia, e ao invés de ficar dias na cidade, você mora lá por semanas, até mesmo meses. Isso faz com que a sua viagem seja de muita profundidade nos lugares por onde passa, aprendendo mais sobre os lugares e tendo tempo para criar pequenas rotinas.

Mas, claro, como toda mulher viajando sozinha, temos nossas preocupações, principalmente atrelados à nossa segurança. E é por isso que eu sempre recomendo viajar com a Worldpackers para fazer essa troca de estadia por trabalho.

Nesse artigo eu te explico tudo sobre a Worldpackers, como escolher uma vaga, como preencher o seu perfil. Mas neste texto aqui eu vou te dar dicas de segurança que uso para escolher as vagas que vou aplicar.

Escolhendo uma vaga

No post completo sobre viajar com a Worldpackers falamos sobre dicas de como escolher uma vaga. Ao viajar sozinha com a Worldpackers você vai ver que existe uma infinidade de opções na viagem, mas uma que sempre dou é: saiba o que está buscando. Para onde quer ir, o que quer aprender, o que quer com essa viagem.

Se você está buscando aprender sobre agrofloresta, veja vagas relacionadas à natureza. Ou então, ama cozinhas e quer trabalhar no restaurante do lugar, ou aprender a fazer pinturas na parede. Mas pode ser que você quer mesmo é curtir a cidade, não importa o trabalho que vá fazer lá. Então pode fazer recepção, limpeza, administração.

Porém nem sempre vamos conseguir achar algo que a gente busca nos destinos. Seja flexível também, esteja aberta para fazer outros trabalhos, em lugares diferentes. A Worldpackers te dá milhares de opções pelo mundo, se abra para novas possibilidades que sequer imaginou!

Momento que você está vivendo

Uma outra dica importante para escolher a vaga é se perguntar o que precisa agora. Se você estiver querendo um trabalho tranquilo, silêncio, natureza e acabar voluntariando em um hostel de festa, com muita música alta, pode ser que se sinta deslocada. E o contrário também pode acontecer: querer agito e estar isolada na natureza.

Lembre-se que você tem um tempo a cumprir lá, é um acordo feito com o anfitrião. Então, busque um lugar que vá de encontro com o que você precisa no momento também.

Localização

Se você está começando no mundo das viagens de troca de trabalho por estadia, recomendo que comece por hostels e lugares que tenham outros viajantes, que não sejam tão isolados. Dessa forma você estará junto com outras viajantes, vai ter fluxo de pessoas, e tem liberdade também para se locomover.

Muitas vagas tem o foco em contato com a natureza, ficam em lugares isolados e muitas vezes a locomoção é limitada. 12km da cidade, sem muitos carros passando, sem transporte público pra outros lugares. Claro que se você está acostumada e gosta disso, vai!

Anfitrião verificado

Existe algo na Worldpackers que são os anfitriões verificados, ou seja, que a plataforma confirmou a identidade da pessoa. Isso garante maior segurança aos viajantes. Além dessa verificação, também sempre indico conversar com o ou a anfitriã e tirar as suas dúvidas sobre a vaga.

Conversar antes de ir para o local também é uma ótima opção para pegar mais intimidade com a pessoa, entender sobre ela, o que ela espera do trabalho. E, claro, uma forma dela te conhecer também, saber mais sobre o que você busca ao viajar pra lá. No fim, alinhar as expectativas de ambos os lados.

Mulheres anfitriãs

Eu já fui para experiências isoladas onde era só a anfitriã e eu, se fosse um homem anfitrião, com certeza não me sentiria tão confortável como me senti. Se for a sua primeira experiência, busque por anfitriãs mulheres, principalmente se forem vagas com pouco fluxo de pessoas no lugar. Pode ser que você se sinta mais confortável tendo uma mulher ali para te dar o suporte na sua primeira vaga da Worldpackers.

Avaliações e comentários

Ao escolher a vaga, você pode ir até o final da página e ler as avaliações de outros viajantes que já passaram por lá. Leia tudo e veja caso tenha algo que você não iria gostar, que não iria se adaptar.

Caso tenha mulheres viajantes que foram pra lá fazer o trabalho em troca de estadia, envie uma mensagem no privado perguntando sobre a experiência. Essa é uma forma de entender melhor sobre a vaga, o que esperar dela. E, tendo uma mulher como viajante, vai ter uma visão ainda mais próxima da sua realidade sobre a vaga.

Seguro

Caso os acordos não estejam sendo cumpridos por parte do anfitrião, ou se sente ameaçada de qualquer forma, entre em contato com o suporte da Worldpackers. Eles irão pagar até 3 a 7 diárias em uma outra estadia para que você possa replanejar a viagem. As diárias vão depender do plano que você contratou, se é Solo Trips ou Solo Pack.

Infelizmente mesmo com todo esse procedimento, nunca temos como garantir segurança total, mas fazer todo esse filtro, esse processo, já diminui as ciladas. Viajar sozinha é isso, não estamos 100% seguras, mas tendo esse suporte da Worldpackers já nos dá mais tranquilidade.

Eu nunca precisei acionar o seguro e também não conheço ninguém que teve que acionar, o que é um bom indício.

Cuidados gerais

Primeiro ponto muito importante: a Worldpackers funciona com a troca de TRABALHO por estadia, e não voluntários. Quando dizemos que somos voluntários, tem a ideia de que estamos lá trabalhando de graça, mas esse não é o caso, estamos TRABALHANDO. É um trabalho voluntário? Não necessariamente, porque trabalho voluntário não se recebe nada em troca e você está recebendo.

Por ser um trabalho não-remunerado, alguns anfitriões podem tentar aproveitar e explorar a sua mão-de-obra. Tome cuidado para não acabar excedendo o seu tempo de trabalho, fazendo muitas tarefas extras, assumindo responsabilidades que não cabem a você. É por isso que existem os acordos feitos na plataforma. Fazer uma tarefa ou outra durante a sua hora de trabalho, tudo bem, mas não deixe que abusem.

Terão sempre anfitriões com boas e más condutas, vagas que são descritas e outras que vão tentar explorar a sua mão-de-obra ou não. Fique atenta, se cuide, se posicione e aproveite a viagem!

Vantagens da plataforma na vigem sozinha

Você pode viajar sozinha e fazer trabalhos em troca de estadia sem assinar a plataforma, claro. Mas aqui vou compartilhar algumas vantagens de ser membro da Wordpackers ou de outra plataforma do tipo. Pra mim, a principal vantagem é ter tudo acordado antes mesmo de ir até o lugar. Ou seja, você já sabe de antemão quais são os seus deveres e quais são os seus direitos. E ainda oferecem um seguro viagem, caso o seu voluntariado não cumprir os acordos.

Além disso, você pode ter contato também com as avaliações de outras mochileiras, entrar em contato com elas para tirar dúvidas, e também falar com a estadia antes de ir. Se você quiser fazer trabalhos em troca de estadia fora da plataforma, vai conseguir, mas não vai ter muitas dessas vantagens citadas acima.

Pra mim, vale muito a pena assinar, saber de lugares que estão precisando do trabalho, quais serviços eles precisam, onde estão, o que está incluso e por ai vai. Principalmente se for a sua primeira viagem sozinha, vale muito a pena essa segurança. Pode ser que depois de um tempo de viagem você se sinta mais segura para fazer por fora também, mas, mesmo assim, vale MUITO a pena viajar sozinha com a Worldpackers!

Boa viagem!

Se você gostou desse artigo, tenho certeza que vai gostar de ler alguns dos nossos relatos sobre viajar sozinha em troca de estadia com a Worldpackers. Ou então, caso queira se tornar uma nova viajante Worldpacker, leia esse artigo completo sobre o assunto e assine a plataforma com o nosso desconto de 10 dólares!

Gostou? Compartilhe!

CONHEÇA O PROJETO

Portal de relatos e dicas de viagens para mulheres que querem viajar sozinhas ou estão viajando sozinhas pelo mundo. Vamos nessa?

NEWSLETTER

Descontos para Você

Aproveite as vantagens para sua viagem!
NOSSOS PROJETOS

Apoie este projeto!

Saiba como participar do Elas!
ÚLTIMOS POSTS
CARTÕES POSTAIS

Gostou? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *