Solidão e viagem sozinha: dicas e conselhos de amiga

Compartilhe: 

O que você vai ler nesse artigo

Se você quer fazer uma viagem sozinha, e está com medo da solidão, vem cá e vamos conversar sobre isso. Não é um sentimento confortável de se sentir, e ele pode ser o maior vilão da gente não conseguir fazer algo que queremos na vida por estarmos sempre atrás da opinião ou da companhia dos outros.

Não estamos adaptadas a abraçar a nossa própria companhia. É por isso que quero conversar sobre a tão temida solidão ou achar que não vai ser tão legal ir sozinha. Lidar com a própria companhia pode ser desafiador para muitas de nós.

Nós fomos criadas para sempre estarmos em grupo, até para ir ao banheiro pela nossa própria segurança. Acabou que nos acostumamos a estar sempre com outras pessoas por perto. Ou então, achar que ver um pôr do sol sozinha não vai ser tão legal quanto acompanhada. E, por isso, nunca viajamos só.

Você vai ser a sua única companhia todos os dias da sua vida. Faça essa companhia ser gostosa e a sua voz interna um lugar de acolhimento.

Questionar a solidão

Uma hora a solidão bate. Pode doer, pode ser como um abraço. Como você lida com a solidão? Ela dói? Onde? Em que parte do corpo ou da mente? Em que momento?

Pra começar, como disse Jout Jout em um vídeo: solidão não é um problema a ser resolvido.

Se você não está confortável em ficar horas e horas sozinha sem interagir com ninguém ou se distrair no celular, mesmo fazendo algo que ama como vendo o pôr do sol… Por que? O que te incomoda? Ao buscar entender os motivos que te levam a ficar desconfortável, você pode aprender a lidar com isso.

É o medo do julgamento? É o seu julgamento próprio? Vergonha? Seus pensamentos te machucam no silêncio? Tédio? Você julga alguém que está só ou sente pena? Por que? Será que você não usa desse mesmo julgamento pra você?

Aliás, existe um exercício muito interessante que é: pegue esse desconforto e se pergunte o porquê dele. Agora que tem a primeira resposta que surgiu, pergunta o porquê de novo. E mais uma terceira vez. Esse “ciclo de porquês” vai te fazer ir cada vez mais fundo nos motivos dos seus comportamentos e pensamentos.

Saber onde o calo aperta te ajuda a questionar, entender de onde vem e rebater. E vai ser desconfortável da primeira vez, da segunda, e talvez até da terceira. Não pense que é de uma hora pra outra.

Aprender a lidar com estar e viajar sozinha

Se leve aos poucos para fazer algo que gosta sem companhia. Antes de viajar sozinha, você pode se arriscar a se levar para fazer algo sozinha na sua cidade. Se curte ler, que tal ler num parque ou em uma cafeteria?

Vá a lugares que as pessoas já estão acostumadas a verem pessoas sozinhas, como praças de alimentação de shopping, cafeterias, museus. Ou lugares que quase ninguém vai notar ou se importar se você está só ou não, como no cinema. Aos poucos, se leve pra jantar sozinha num restaurante que sempre quis ir, para ir ao parque andar de bicicleta sozinha. Com o tempo, você não vai precisar necessariamente se distrair com o livro ou com a comida, estar sozinha vai ser natural.

E não se preocupe, não é em todo lugar que você vai se sentir confortável mesmo. Eu não gosto de ir a balada ou shows sozinha, por exemplo. Acho que por envolver bebida e ser de noite, prefiro ter a companhia de alguém mais por segurança mesmo (infelizmente). Pode ser que um dia isso mude, ou não, quem sabe? Não é algo que me faz falta, sou uma pessoa mais diurna mesmo e estou em paz com isso.

Foto de Luci Rodrigues, créditos da autora.

Solidão na viagem sozinha

E mesmo assim a solidão pode bater na viagem sozinha. Estamos em um lugar completamente novo, comidas, músicas, paisagens, ruas, tudo é novo. E o sentimento de insegurança aumenta, o vazio de não ter alguém para compartilhar esses momentos pode ressurgir. Mas, e aí, o que fazer?

Minha sugestão é de você se dar um tempo, não se cobre. Vai precisar se adaptar como qualquer outra coisa nova que fazemos na vida, nada mais normal que isso. Vá para um lugar que se sente confortável, seja uma cafeteria, livraria, shopping, quarto, restaurante, feirinha de artesanato, onde seja.

Veja aqui um artigo de como montar o seu próprio roteiro de viagem sozinha!

Fique lá um tempo e se questione o que você quer fazer nos próximos dias, veja lugares para ir, o que pode fazer, se tem algum passeio que quer contratar. Comece a usar a solidão para se ouvir realmente, pensar somente em você, afinal, essa é uma das belezas da viagem sozinha.

A partir dai, construa uma relação com você mesma de mais acolhimento, de mais amor. Muitas de nós temos vozes na nossa mente que são verdadeiras generais. Autoritárias, críticas, rudes. Essa é a voz que você fala com você mesma.

Imagine que é uma amiga falando com você, tente responder essas vozes como responderia se uma amiga falasse assim com ela mesma. Se trate com carinho, com respeito, e paciência. Não é fácil e nem rápido tentar mudar.

Você vai ser a sua única companhia todos os dias da sua vida. Faça essa companhia ser gostosa e a sua voz interna um lugar de acolhimento.

Insegurança em você mesma

Se você não confia nas suas próprias decisões quando viaja sozinha, temos ai um grande problema de autoconfiança, ein? Nesses momentos a solidão pode bater porque temos medo de tomar alguma decisão errada, de nos arrependermos, de passarmos algum perrengue sozinhas. E sim, tudo isso provavelmente vai acontecer.

Calma, não quero te assustar. Isso é, na verdade, algo bom. Com o passar dos dias na viagem você vai aprendendo a lidar com suas próprias decisões, vendo que você dá conta de resolver tudo sozinha ou pedir ajuda caso precise.

E se arrepender de alguma escolha, você vai lidar com ela. A viagem sozinha é mais que uma oportunidade para lidar com a solidão, é uma forma de construir uma melhor autoconfiança com você, suas escolhas e habilidade pra se socorrer.

Na dúvida, contrata um seguro viagem para estar amparada caso algo aconteça e saiba que vai te apoio onde quer que viaje. Indico a Seguros PROMO porque já tive que acionar e o serviço deles foi ótimo. Fique aqui com um cupom de desconto para o seguro viagem com eles!

Fazer amigos na viagem sozinha

Esse tópico aqui merece um artigo só pra ele, mas resolvi trazer aqui pra falar que fazer amigos em viagens sozinhas é uma delícia também. Não se feche pro mundo, se quiser companhia e conhecer outras pessoas, vá, aproveite.

O foco desse artigo é te lembrar de buscar companhia porque quer, não porque não quer ficar sozinha. Fazer amigos por uma escolha, e não por uma fuga da carência. Combinado?

Foto de Brian Mann no Unsplash

Como a solidão vira solitude?

Sabe aquele meme de alguém (normalmente mulher) em algum lugar sozinha e escrevem: “solidão ou liberdade?” Sair de uma para a outra não é tão simples quanto parece. A solidão é aquele sentimento de vazio quando está só, como se faltasse algo quando sem companhia. Já a solitude é quando você gosta da sua própria companhia, não se sente vazia e até busca ter mais momentos assim.

A solidão só vai virar solitude se você a encarar muitas e muitas vezes. Até ela se apequenar e você perceber que ela nem é tão assustadora assim, ela só falava muito alto mesmo. Vai aos poucos, vai se permitindo estar só, vá criando esses encontros com você mesma na agenda. Quando ver, vai estar ansiosa por esse tempo a sós com você mesma.

Não existe um passo a passo, receita, hack de internet que te ajude a lidar com seus próprios sentimentos e vozes da cabeça. Caso você tenha muita dificuldade e ficar só, recomendo buscar ajuda profissional de psicólogas para ter um acompanhamento individualizado. Só você sabe onde a dor aperta, e a profissional vai te guiar para encontrar as suas respostas e uma melhor relação com você mesma.

Porém, sabemos que nem todas as pessoas tem como pagar uma ajuda profissional em tempo como esse. Por isso, temos aqui um outro artigo sobre como a escrita pode te ajudar a se conectar mais com seus sentimentos e pensamentos, usando como uma ferramenta de autoconhecimento.

Por que é importante gostarmos da nossa própria companhia?

Quando você gosta de estar com você, você entende o valor da sua companhia. E não valor monetário em horas, pelamor, mas de não aceitar companhia de alguém só pelo medo de estar só. Porque quando estar só é delicioso, estar com alguém se torna uma escolha e não uma fuga.

Um risco grande que corremos quando não sabemos estar só é de nos agarrar a qualquer migalha de companhia para não ter perigo de lidar com a solidão, seja na viagem sozinha ou não. Quando gostamos da nossa companhia, é mais difícil abrirmos mão dela por qualquer coisa. E muito menos se anular, se apagar para estar com outras pessoas. É mais difícil, mas não impossível…

E se acostumar a fazer isso no dia a dia vai ser importante para a nossa individualidade durante toda a vida. Inclusive continuar fazendo isso quando estiver em relacionamentos amorosos. Se levar para dates com você mesma para não se esquecer que a sua companhia é deliciosa e estar com alguém é porque também é gostoso, é uma escolha e não por pura carência.

Tem também a parte onde ficamos tão confortáveis na nossa própria companhia que nada vai ser melhor que ela. Então, ficamos sós e é difícil criar laços outra vez… Mas esse é um assunto para outro artigo…

Gostou? Compartilhe!

CONHEÇA O PROJETO

Portal de relatos e dicas de viagens para mulheres que querem viajar sozinhas ou estão viajando sozinhas pelo mundo. Vamos nessa?

NEWSLETTER

Descontos para Você

Aproveite as vantagens para sua viagem!
NOSSOS PROJETOS

Apoie este projeto!

Saiba como participar do Elas!
ÚLTIMOS POSTS
CARTÕES POSTAIS

Gostou? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *