O que colecionar numa viagem de mochilão: ideias e dicas

Compartilhe: 

O que você vai ler nesse artigo

Cada um tem vontades do que colecionar na viagem de mochilão, e aqui vou te dar algumas dicas, ideias e conselhos para colecionar alguns itens. A verdade é que pode ser o que você quiser e conseguir carregar, chaveiros, ímãs, livros ou até caixinha de fósforos. O ideal é que tenha a sua cara e te ontem no futuro um pouco de como foi a sua viagem.

Eu fui pela minha viagem do Uruguai até o México sem pensar muito em como faria para levar recordações além da minha memória – que é super falha – com textos e fotos de tudo. Ímãs de geladeira e chaveiros são clássicos, mas eu queria algo diferente, algo que fosse mais “eu”.

O que eu gosto? De contar histórias, como vocês já devem ter percebido. Logo pensei que seria legal contá-las para a minha família e para mim mesma de uma maneira um pouco mais antiga. Comprava cartões postais de todos os países que eu passei e escrevia sobre o que eu estava vivendo, algo que me marcou, me machucou, me surpreendeu ou que eu tive medo.

O melhor foi ter todas essas histórias literalmente em mãos quando eu voltei pra casa. Eu mesma ria lendo o que já tinha fugido da minha cabeça. No total foram 13 países, vários cartões postais cheios de aventuras e apuros que eu vivi. Pra você, o que colecionar numa viagem pode ser totalmente diferente, mas aqui vão algumas ideias.

Confira esse episódio de podcast sobre coleções de viagens com Cainã Ito do Mochileiros Sem Pauta, Kaleb Avila, e Carla Boechat do Fui Gostei Contei.  Quais histórias se escondem por trás das coleções durante nossas viagens? Por que temos esse hábito e o que nos motiva?

Ideias do que colecionar

Antes de começar essa listinha, é importante ter em mente que não é tão simples colecionar algo na viagem. Varia muito se você está carregando tudo num mochilão, ou se está viajando com mala de rodinha, se vai ficar 1 mês ou se vai ficar 1 ano. É importante ter em mente isso porque dificilmente vai poder ficar enviando pra sua casa… a não ser que seja um postal 🙂

Nota de dinheiro e moedas

Existe algo mais clássico do que colecionar notas de dinheiro e moedas dos países? Essa pode ser uma boa saída para quem vai viajar por muito tempo e não quer carregar peso. É importante lembrar de guardar uma nota antes de sair do país e não gastá-la. Já tive que trocar no câmbio pagando mais caro que o normal só porque sai do país sem uma nota e não queria ficar desfalcada na coleção.

Lembrete bobo-mas-nem-tanto: moedas pesam! Por mais que a gente tenha uma bolsinha de porta-moedas que as deixa organizada, elas pesam e muito depois de um tempo. Uma dica é não guardar mais de uma ou duas moedas por país. 

As notas carregam mais do que o valor econômico, muitas delas contam histórias do país. Pode ter um personagem da política, da cultura tradicional, animais da região ou até mesmo a cara do chefe de Estado. Por exemplo, as notas do Brasil tem animais, o nome do dinheiro em Honduras é Lempira em homenagem a um cacique que lutou contra os espanhóis, na Guatemala chama quetzal em homenagem a um lindo pássaro que existe lá.

Cartão Postal

Parece até uma ideia muito antiga de viagem, mas é justamente por isso que ela é tão genial (pra mim). Imagina que você tem um caderno de viagem, agora imagina que você arranca as páginas desse caderno, escreve e envia para a tua família ou amigo que pode guardar pra você com uma foto do lugar: isso é um cartão postal.

Se contar histórias dos lugares que passou e ler depois que voltar pra casa e relembrar toda a sua aventura. Esse envio costuma ser barato, o ruim é que pode se perder no caminho porque não tem como rastrear. Sempre tiro uma foto frente e verso de cada postal escrito e enviado, mas até hoje acredito que não perdi nenhum postal. Isso é o que faz sentido pra mim colecionar na minha viagem, mas pra você pode ser outra coisa.

Ímas de geladeira 

A Carla Boechat do @fuigosteicontei coleciona ímas de geladeira. Eles são fáceis de achar, vai ter em todo país e lojinha de pega-turista, mas não pense que é simples de colecionar. Muitos deles são de má qualidade, quebram fácil. Ou pode ser que o íma não é forte o suficiente para aguentar o peso da imagem. Ou que ele é muito forte e vai danificar a sua geladeira.

Ironia do destino: querer viajar o mundo para colecionar ímas, mas ser nômade e por isso não tem uma geladeira para colocar eles.

Se você quiser colecionar ímas de geladeira, mas é nômade e por isso não possui uma: você pode enviar para a casa da tua família, como a Carla faz, ou ter pelo menos um mural daqueles para colocar foto e espalhar os ímas…. ou repensar a coleção. Seguir viagem com 10 ímas é bem complicado, pesa e pode quebrar na mochila se não guardar direito.

Chaveiros

Volto com a piada besta da geladeira: de que adianta uma coleção se não pode usar? Raramente mochileiros andarão com chaves ou algo do tipo para ficar pendurando os chaveiros. No máximo teremos uma chave de cadeado, ou penduramos na mochila, mas corre o risco de quebrar. Se for voltar para casa com frequência ou puder enviar para alguém guardar pra você, melhor!

Uma saída para colecionar chaveiros na viagem é pendurar na sua mochila, como se estivesse decorando mesmo. Afinal, ela é a sua casa. Tome cuidado apenas para não perder os chaveiros, porque eles podem cair, quebrar, uma vez que estarão expostos.

Bandeiras

É muito comum pensar num mochilão e já imaginar aquela mochila cheia de bandeiras coladas ou costuradas, os famosos patches. Em países que mochileiros costumam ir com frequência, como Peru, Chile, Argentina aqui na América do Sul, vai encontrar muito fácil. A parte boa é que eles não quebram, igual o chaveiro e o ímã de geladeira e também não pesam na mochila.

Agora, se você quiser colecionar bandeiras grandes, ai tem que pensar no espaço que vão ocupar na mochila, se tem alguma forma de enviar para alguém guardar para você. Uma ideia é que a pessoa pode fazer igual ao viajante Cainã Ito do Mochileiros Sem Pauta e pedir para as pessoas locais que você conhecer assinarem a sua bandeira. Dessa forma é uma memória do lugar e também das pessoas!

O que é você?

A ideia da coleção é levar algo que você se identifica também. Não adianta querer colecionar algo que todos colecionam sendo que isso não faz sentido para você. Por exemplo, conheci uma francesa que fumava e que comprava um pack de cigarro de cada país para fumar, provar, e guardar a caixinha. Já vi pessoas que colecionam tampinhas de garrafas das cervejas locais que bebeu, outros que compram algo típico e por isso a coleção é diferente (pode ser um chaveiro num país, uma caixinha de fósforo no outro e por ai vai…).

O que você faz e gosta que poderia se tornar uma coleção?

Gostou? Compartilhe!

CONHEÇA O PROJETO

Portal de relatos e dicas de viagens para mulheres que querem viajar sozinhas ou estão viajando sozinhas pelo mundo. Vamos nessa?

NEWSLETTER

Descontos para Você

Aproveite as vantagens para sua viagem!
NOSSOS PROJETOS

Apoie este projeto!

Saiba como participar do Elas!
ÚLTIMOS POSTS
CARTÕES POSTAIS

Gostou? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *