Quer aprender como usar mapas offline? É importante ter um mapa no celular para andar pela cidade sem depender de internet, só com GPS. Para viajar então é muito útil ter um mapa offline baixado no celular para saber voltar para a estadia, não se perder, e tudo mais. Existem muitos aplicativos que oferecem esse serviço, nesse artigo aqui vamos falar do Maps ME e do Google Maps.
Pode ser que você goste mais de mapa de papel, mas chegar num país novo sem saber andar pelas ruas, sair sozinha, não ter internet no celular, não entender as placas… baixar o mapa offline pode ser um grande aliado. Nesse caso é importante ressaltarmos também que é bom ter cuidado com o seu celular andando na rua, ein?
Agora vamos ao que interessa:
Como baixar os mapas?
A primeira dica é estar conectado a um WiFi para poder baixar os mapas, simples assim. No Maps ME é muito simples, basta ir dando zoom no mapa e ele vai te dar a opção para baixar aquela região que você está pesquisando. Já no Google Maps é um pouco mais complicado, você tem que entrar no seu perfil, clicar em mapas offline e selecionar a região que você quer deixar salva no seu celular.
Navegação no mapas
Quando você estiver na rua sem internet, deixe o “Local” no seu celular ativo para poder saber onde você está no mapa e traçar rotas.
Os dois mapas são muito parecidos em navegação. Mostram o que é rodovia, o que é rua, o que rio, o que é ponte. Nos dois você pode selecionar para ver as opções de restaurante, de hostel, de farmácias, de caixa eletrônicos na região que você está. No Google Maps basta você digitar o serviço que quer, como “lavanderia”, “mercado”, “restaurante”, ou escolher uma das opções e eles já deixam escritas abaixo da caixinha para pesquisa. Já no caso do Maps ME você tem que clicar na lupa que fica no canto inferior esquerdo da tela e digitar ou selecionar uma opção.
Dica extra:
Se você estiver no Maps.ME tem como filtrar algumas opções. Por exemplo, selecione “hotel”, clique em filtrar e selecione o tipo de estadia que quer (como hostel, camping, resort e outros) e a faixa de preço que quer pagar. Pronto, agora clique em “ver no mapa” e ele vai te mostrar no mapa da cidade que você pesquisou onde ficam. Sim, ele mostra isso mesmo offline!
No Google Maps você consegue fazer apenas um filtro, que é de hostels, por exemplos, mas não a variação de preços ou avaliação dos hóspedes (que o Maps ME pega do Booking).
Confere esse relato da Hillary quando se perdeu pelas ruas geladas do Canadá!
Traçando rotas
Ao traçar a rota do lugar onde você está até o ponto que você quer ir. No Google Maps a rota offline traçada é a de carro, enquanto no Maps.ME é possível ver rota a pé e bicicleta também (no caso da rota em bicicleta vale checar com locais se o caminho realmente é possível de ser feito em bicicleta).
Um ponto positivo do Maps.ME é que ele mostra mais trilhas possíveis de fazer a pé do que o Google Maps. Isso acontece justamente porque no Maps.ME as pessoas podem adicionar caminhos mais facilmente que no Google Maps.
Um ponto positivo do Google Maps, sem dúvida, é que ele oferece muito mais opções de lugares na cidade do que no Google Maps (dependendo da região que você está).
Dica extra:
Pode ser que tenha um aplicativo de mapa de navegação que seja mais comum no país que você vai. Pergunte para os moradores locais ou a uma viajante que já foi pra lá qual era o mais usada. Isso vai influenciar porque se as pessoas usam mais um app que outro, elas vão colocar também ter mais informações lá.
Dos viajantes
O Maps.ME por ter como adicionar pontos no mapa para todos de forma mais fácil acaba sendo considerado um mapa dos viajantes. É possível, por exemplo, abrir o mapa de Corumbá (MS) e saber exatamente onde fica o ponto de ônibus que te leva até a fronteira com a Bolívia porque alguém escreveu “terminal do Bolívia”.
Confere esse vídeo aqui mostrando um pouco como funciona cada mapa 🙂
Afinal, qual é o melhor pra usar: Google Maps ou Maps.ME?
Qual você se adaptar melhor e qual for o seu estilo de viagem! Se você for mais da natureza, quiser fazer mais trilhas e ficar em cidades pequenas, pode usar mais o Maps.ME (aliado ao Wikiloc, por exemplo, mas isso é um outro aplicativo). Se você for ficar em cidades grandes, quiser fazer turismo gastronômico ou até de museus, vai encontrar mais opções no Google Maps.
No final das contas não existe um certo ou errado, vai do seu estilo de viagem e também de qual plataforma você tiver mais facilidade para usar.
Boa viagem, viajêra! 🌻